Inteligência Artificial na produção de conteúdo: como isso afeta o jornalismo e os portais de notícia?

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Inteligência Artificial na produção de conteúdo jornalístico | Aspin

Desde o surgimento do ChatGPT em novembro de 2022, todo o setor tecnológico, incluindo os maiores buscadores do mundo — Google e Bing  — apostam em uma corrida contra o tempo para integrar seus mecanismos de pesquisa à Inteligência Artificial (IA). 

Dito isso, a transformação no setor de notícias alcançou mais um ponto irrefreável, assim como no surgimento do fotojornalismo e do jornalismo digital, essa é uma daquelas mudanças que pode alterar todas as nossas operações e o modo que produzimos. 

Afinal, com a crescente queda do jornalismo impresso e o impulsionamento do digital, tanto o jornalismo como outros portais de notícias e conteúdo acabam tendo uma dependência enorme dos buscadores, seja pelo SEO, pelos anúncios ou qualquer outro meio de monetização. 

Ou seja, são mudanças enormes que podem afetar totalmente tanto a maneira como produzimos conteúdos e notícias, como a maneira com que os usuários buscam informações

E o que isso significa? Bom, basicamente, que se não estivermos atentos para nos adaptarmos às mudanças necessárias, sofreremos as consequências. 

Mas não se preocupe, para te ajudar com tudo isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre como a inteligência Artificial está afetando a produção de conteúdo e outras áreas do setor de comunicação e  informação. Acompanhe: 

Vantagens em usar Inteligência Artificial na produção de notícias 
Desvantagens em usar IA na produção de notícias
Qual a maneira correta de usar a Inteligência Artificial na produção de conteúdos e notícias? 
O que diz o Google sobre a produção de conteúdo com Inteligência Artificial

cta

Vantagens em usar Inteligência Artificial na produção de notícias

De longe, a principal vantagem do uso da Inteligência Artificial na produção de conteúdo e notícias do setor jornalístico é a produtividade ou a produção de notícias em larga escala

Isso porque a IA possui capacidade de processar grandes volumes de informações em tempo real, escrever conteúdo automatizado e personalizar recomendações aos usuários.

Vejamos isso mais de perto: 

Processamento de informações

A IA é capaz de processar uma quantidade massiva de dados em tempo real, o que permite que jornais digitais e portais de conteúdo acessem e analisem informações relevantes de maneira mais rápida e eficiente

Sendo assim, os algoritmos da Inteligência Artificial também são capazes de ajudar na identificação de tendências, padrões e insights valiosos em conjuntos com uma grande quantidade de dados. Dessa forma, facilitando a detecção de notícias importantes e a obtenção de fontes relevantes

Ler mais: Tendências de mídia, comunicação e conteúdo em 2023

Ou seja, a Inteligência Artificial vai potencializar ainda mais outra tendência do setor de informações: o jornalismo de dados.  

Automatização da redação 

A redação automatizada no jornalismo e em portais de notícias é outro benefício que surge com o ChatGPT, em que algoritmos tornam-se capazes de gerar conteúdos e notícias de forma automatizada. Tudo com base em dados e informações pré-determinadas em combinação com os chamados prompts de comando. 

Dito isso, embora essa funcionalidade seja útil para criar conteúdos básicos, como relatórios e resumos, ela ainda está em um estágio pouco desenvolvido para substituir a criatividade e o julgamento humano na complexidade de uma matéria ou conteúdo.

Ler mais: Webwriting: como agregar valor a minha redação digital?

Afinal, o próprio ChatGPT, por exemplo, só é “abastecido” com dados de registrados até 2021, sem contar em outros defeitos que essa tecnologia ainda apresenta por estar em seu estado inicial. 

Personalização e recomendação de conteúdo e notícias 

Por fim, falando especificamente das vantagens da Inteligência Artificial no jornalismo, a IA também possui um papel fundamental na recomendação de conteúdos e notícias aos usuários

Algoritmos de aprendizado de máquina analisam o comportamento do próprio usuário, o que inclui suas preferências e seu histórico de leitura, o que permite que a tecnologia forneça recomendações personalizadas de notícias, o que pode aumentar o engajamento com o público e a satisfação dos seus leitores. 

Mas, isso também pode levar à formação de outro problema, as chamadas “bolhas de filtro”, em que os usuários são expostos apenas a informações que confirmam suas próprias visões, o que reduz a diversidade de opiniões

Desvantagens em usar IA na produção de notícias

DEEPFAKE

Bom, apesar de todas as grandes vantagens apresentadas, o uso da Inteligência Artificial na produção de conteúdos e notícias, por ainda estar em sua fase “recém-nascida”, tem muito a se desenvolver. Por isso, apresenta também um grande número de problemas que devem deixar os jornais digitais e os portais de conteúdo atentos. Veja só: 

Perda de qualidade de conteúdo  

Quando falamos na “qualidade de conteúdo”, nos referimos tanto à criatividade, como à originalidade e às boas fontes de uma notícia. Afinal, a capacidade de analisar, formar opinião e se aprofundar em alguns assuntos ainda é inteiramente humana.

Dessa forma, a IA ainda é limitada ao analisar a sociedade e cobrir tarefas jornalísticas, como orientações e formação de opinião pública. Ou seja, os textos elaborados por ela ainda tendem a ser rasos, repetitivos e com configurações e intenções inacessíveis

Repetição de textos

Usemos o próprio ChatGPT como exemplo: imagine que você e outro jornalista de outro estado estejam escrevendo matérias sobre o mesmo assunto dentro da plataforma. Apesar de apresentar diferenças entre um texto ou outro, as informações apresentadas serão as mesmas. 

Isso é uma clara desvantagem da Inteligência Artificial no SEO, já que os textos elaborados pela IA tendem a ser cada vez mais parecidos, o que pode acabar penalizando tanto você como seus concorrentes no rankeamento

Ler mais: Guia SEO para jornalistas: ranqueie seu portal de notícias

Conteúdo copiado 

Essa desvantagem está muito atrelada ao tipo de IA utilizada. Afinal, robôs como ChatGPT são treinados para elaborar respostas a partir de bancos de dados massivos. Ou seja, as fontes das respostas não são especificadas

Portanto, as respostas são as mesmas para perguntas iguais, além de possivelmente também estarem erradas. 

Dados errados e falsos

FAKE NEWS

Aqui, novamente, vai depender do tipo de Inteligência Artificial utilizada. Afinal, os algoritmos dependem de dados e suposições — sujeitos a vieses e erros. Como resultado disso, podem surgir respostas inesperadas, não intencionais e errôneas

Além de que, o aprendizado de máquina é a oportunidade perfeita para criar fake news e deep fakes em grande escala. O que maximiza ainda mais o problema que o jornalismo vem enfrentando com conteúdos falsos e enganosos nos últimos anos, especialmente em anos eleitorais. 

Ler mais: Como Passar Credibilidade em Tempos de Fake News?

Falta de transparência

Esse é um problema que afeta diretamente a produção de conteúdo por meio da Inteligência Artificial. Ou seja, como grande parte das IAs não é capaz de apresentar fontes de suas informações, fica quase impossível saber o que é verdade e o que não é.

Além de que, a metodologia de coleta de informações dos algoritmos quase nunca é apresentada ao público final, o que deixa uma enorme dúvida sobre como essas informações são adquiridas, manipuladas e utilizadas para criar conteúdos. 

Queda na credibilidade 

Qualquer veículo de imprensa ou comunicação precisa de credibilidade para ter sucesso. Sendo assim, se seus leitores eventualmente perceberem uma queda na qualidade de seus textos, vídeos e imagens, bem como na confiabilidade das informações prestadas, ele partirá para a concorrência. 

Aumento de disputas judiciais 

Essa é uma desvantagem “consequência” das outras apontadas acima. Afinal, conforme o portal de conteúdos ou jornal digital apresenta notícias falsas ou plagiadas, pode sofrer judicialmente com isso. 

Qual a maneira correta de usar a Inteligência Artificial na produção de conteúdos e notícias?

Inteligência Artificial na produção de conteúdo jornalístico | Aspin

No mundo da informação, a velocidade representa um papel crucial. Portanto, mesmo não utilizando a Inteligência Artificial em toda sua produção de conteúdo, seu portal de notícias ou jornal digital ainda pode utilizá-la em diversos aspectos, como na seleção de pautas, na revisão ortográfica, no aumento de produtividade e em melhorias de texto

Seguindo essa linha de raciocínio, os principais meios de aplicação de Inteligência Artificial na elaboração de conteúdo e de notícias são: 

Ou seja, o uso de Inteligência Artificial na produção de conteúdo e de notícias deve ser considerado, mas ainda em passos pequenos para evitar suas desvantagens a qualquer custo e garantir notícias e conteúdos de qualidade para seus usuários. 

Ler mais: Principais benefícios da automação de atendimento ao assinante em empresas de comunicação

O que diz o Google sobre a produção de conteúdo com Inteligência Artificial

Inteligência Artificial na produção de conteúdo jornalístico | Aspin

Por mais que em muitas das declarações os funcionários do Google não deixaram claro como os conteúdos produzidos por IA seriam vistos pelos algoritmos, em seu documento Orientações da Pesquisa Google sobre conteúdos gerados por IA, presente na Central da Pesquisa Google, a empresa declara que: 

  • Serão recompensados conteúdos de qualidade focados em humanos, não importa a maneira como foram produzidos, desde que apresente qualidades E-E-A-T: experiência, autoridade e confiabilidade. 

  • Já o uso da automação, incluindo a IA, para manipular a classificação dos resultados de pesquisa (Spam) ainda é proibido e levará a penalizações. 

Sendo assim, o uso de Inteligência Artificial na produção de conteúdo e de notícias não será penalizada pelo Google, desde que também sigam as regras já estabelecidas para os conteúdos elaborados por “humanos”.

Ler mais: 13 Dicas para criar conteúdo relevante e conquistar leitores

Para isso, a mediação de um jornalista em jornais digitais ou de redatores em portais de conteúdo é crucial

Garanta ferramentas de sucesso feitas especialmente para abranger toda a sua produção de conteúdo e levar produtividade para o seu jornal digital ou portal. E o melhor, sem desvantagem alguma:

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mercado de comunicação brasileiro