Jornalismo de Dados

Jornalismo de Dados e a Qualidade da Notícia

O jornalismo de dados é um recurso valiosíssimo nesse momento digital e tecnológico que vivemos. Afinal de contas, a captação, organização e cruzamento de informações on-line, de maneira automatizada, gera insights múltiplos para engajar a sua audiência continuamente.

Mas como funciona esse modelo de trabalho e como o jornalismo de dados pode beneficiar o seu público-alvo — e o seu negócio? Siga com esta leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que é o jornalismo de dados?

A produção de notícias amparada por elementos visuais e numéricos, criando correlações lógicas, precisas e relevantes, tem tudo a ver com o jornalismo de dados.

Vale dizer que a modalidade, embora não seja uma novidade, foi potencializada com a transformação digital. Afinal de contas, trata-se de um modelo disruptivo com o clássico trabalho jornalístico de ir às ruas e colher histórias de relevância para a audiência do portal de notícias ou mesmo por meio de entrevistas.

No lugar, o jornalismo de dados começa na coleta, organização e no cruzamento de informações nos bancos de dados que são alimentados ininterrupta e automaticamente. A partir daí jornalistas criam as conexões que dão à luz histórias cativantes, de interesse público e baseadas em números e fatos.

Qual é a importância do jornalismo de dados?

Um dos pontos relevantes para a aplicação do jornalismo de dados é a sua resistência ao uso de veículos de comunicação para interesses particulares. Afinal de contas, os dados — vindos de fontes fidedignas — são precisos e isentos. Como resultado, eles apenas relatam o fato.

Essa transparência pode ajudar também na construção de mais credibilidade para a sua marca.

Além disso, uma consequência natural do jornalismo de dados é o aumento na qualidade de suas produções. Primeiramente, por conta da credibilidade mencionada no parágrafo anterior, mas também por agregar um formato multimídia de conteúdo para o seu público-alvo.

Os dados podem ser usados em:

  • Gráficos;
  • Infográficos;
  • Diagramas;
  • Quiz;
  • Vídeos.

E outros meios que conferem versatilidade à sua linha editorial e alinhamento aos hábitos de consumo da sua audiência. O que, consequentemente, vai promover melhorias múltiplas na experiência do usuário ao acessar o seu portal de notícias. 

Só que, para isso, é importante que a sua empresa esteja conectada às soluções e tecnologias que permitem a coleta, compilação e o uso estratégico de dados. Assim, você consegue planejar um monitoramento de qualidade para ter insights precisos e de acordo com a proposta do seu veículo de comunicação. 

Agora que você já entendeu um pouquinho a respeito dos impactos positivos do jornalismo de dados, que tal dar um passo definitivo rumo à transformação digital da sua marca?

Para isso, entre em contato com os nossos especialistas e descubra como a Aspin pode ser a sua grande parceira para revolucionar o trabalho jornalístico do seu portal.

Share this Post

Deixe uma resposta