Uma das principais maneiras de manter seu valor no mercado é sempre estar atualizado com as principais tendências, principalmente nos setores de mídia e comunicação, como em portais de conteúdo, blogs e jornais.
Afinal, a medida em que a maneira como consumimos conteúdo muda, também mudam as formas como nossos conteúdos são criados para nos adaptarmos as necessidades dos nossos leitores.
Além disso, também é importante ressaltar que além de destacar sua empresa da concorrência, as tendências do mercado de comunicação também atraem e convertem seus leitores em visitantes fiéis do seu portal.
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Para garantir todos esses benefícios no seu negócio, juntamos as principais tendências de mídia e comunicação para 2023 segundo as maiores pesquisas do mercado. Acompanhe:
Crie uma estratégia eficiente de podcasting
Entenda como o metaverso transformará a comunicação
Revise sua estratégia de SEO
Crie conteúdos mais curtos em vídeo
Adote o fluxo de trabalho orientado por voz
Transforme sua análise de dados com Google Analytics 4
Use o marketplace como uma plataforma de mídia paga
Produza seu conteúdo com AspinNews
Crie uma estratégia eficiente de podcasting
É impossível não notar como a produção de conteúdo em áudio, especialmente podcasts, vem apresentando uma excelente performance nos últimos anos.
Dados da Ovum revelam que, até o final de 2023, o número de ouvintes de podcasts no mundo deve crescer 6 vezes mais, saindo de 287 milhões em 2016 para 1,85 bilhão em 2023.
Assim, da mesma maneira que a Netflix fez a indústria de streaming bombar, o podcast vem movimentando o mercado de produção de conteúdo digital.
Afinal, conteúdos por áudio ainda possuem o benefício de serem consumidos enquanto os usuários realizam outras atividades, o que não é possível em conteúdos escritos, por exemplo.
Entenda como o metaverso transformará a comunicação
Seguindo o avanço da realidade virtual e aumentada, a cada ano uma quantidade maior de pessoas têm uma presença mais ativa em espaços online que combinam o mundo digital com o real.
Assim, apesar de ainda não ter se instalado por completo, o Metaverso é um conceito em desenvolvimento que promove a criação de um mundo virtual compartilhado, em que as pessoas possam interagir e se reunir de forma online, como se estivessem no mundo real.
Diante disso, o Metaverso pode ter um impacto significativo no setor de comunicação, fazendo com que muitas empresas invistam na ideia, priorizando a experiência do consumidor e abrindo novas possibilidades de contato e interação.
Revise sua estratégia de SEO
A produção de conteúdo digital e Search Engine Optimization (SEO) estão diretamente interligadas. Assim, ao escolher e usar as palavras-chave certas, seu conteúdo passa a ser mais visível nos mecanismos de busca e alcança melhores classificações nas páginas de resultados.
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Além disso, como estamos na era da transformação digital, colocar seus conteúdos no topo dos mecanismos de busca ajuda a estabelecer um melhor conhecimento e autoridade no assunto, melhora seu branding, aumenta engajamento e otimiza a receita.
Segundo o Advanced Web Ranking, páginas de conteúdo na posição 1 nos resultados de busca, tendem a receber o dobro de cliques do que na 2ª posição.
Crie conteúdos mais curtos em vídeo
Com aplicativos de vídeo sendo a maior tendência de 2022, como TikTok e o Reels do Instagram, a atenção das pessoas foi se fragmentando, tornando-as cada vez mais propensas a consumir conteúdos curtos e rápidos.
Ainda, conforme a pesquisa Inside Video, o Brasil também é destaque na média de consumo desses materiais em relação à média global.
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“80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros, o que também vale para vídeos em redes sociais (72% x 57%) e em serviços por assinatura (62% x 50%).”
Dessa forma, cria-se uma demanda por conteúdo ainda mais conciso e enxuto, sendo mais fácil de consumir e compartilhar. Ou seja, cada vez mais a criatividade precisa ser posta em jogo para criar conteúdos originais e possíveis neste formato.
Adote o fluxo de trabalho orientado por voz
A tecnologia de voz deve gerar um impacto transformador nos próximos anos em relação à comunicação.
Afinal, a voz está se tornando cada vez mais um meio de interação natural com os dispositivos de assistência virtual, como a Alexa, por exemplo, o que permite que empresas obtenham muitos benefícios enquanto essa tecnologia é aprimorada.
Só em 2020, uma pesquisa realizada pela Ilumeo registrou um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes por voz.
Dois anos depois, estão sendo criadas novas possibilidades de conexões que vão além da assistência por voz, que podem simplificar o gerenciamento de tarefas e permitir que as pessoas se concentrem em seus trabalhos.
Transforme sua análise de dados com o Google Analytics 4
Em plena era da comunicação digital, é um trabalho árduo conquistar visibilidade na internet sem contar com a mídia paga. Um instrumento crucial para empresas que querem direcionar o comportamento do seu público e maximizar suas vendas.
Mas, a atual versão do Google Analytics, software utilizado para a coleta de dados e análise de tráfego na web, acabará em 2023.
Portanto, uma das grandes tendências para 2023 será seu substituto, o Google Analytics 4, que promete transformar a análise de dados e a forma com que as empresas coletam esses dados, tornando ainda mais fácil para empresas obterem insights preciosos sobre o comportamento dos seus usuários.
Ler mais: Google Analytics 4 (GA4): quais as principais mudanças para blogs, sites e portais de conteúdo?
Por fim, o GA4 também permitirá que empresas rastreiem melhor o ROI dos seus investimentos de marketing e comunicação, assim, abrindo novas possibilidades de estratégias para o mercado e para as tendências de comunicação.
Use o marketplace como uma plataforma de mídia paga
Pode parecer um pouco estranho, mas sim, anunciar no marketplace é uma das tendências de mídia de 2023. Segundo a IAB, 61% dos decisores em empresas consideram investir nas redes de mídia do varejo.
Mas o que seriam essas redes? Bom, temos alguns exemplos que podem tornar essa explicação mais fácil, temos a Amazon com o Amazon Ads, e o Magalu com o Magalu Ads Produtos Patrocinados.
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Pense que essas plataformas funcionam como a oferta de anúncios em seu site, em que você oferece espaço para que anunciantes ofertem seus produtos e serviços usando o tráfego do seu domínio.
Bom, nesses marketplaces é a mesma coisa, mas, ainda é mais direcionado para produtos de e-commerce.
Produza seu conteúdo com AspinNews
Por último, como você percebeu, todas essas tendências de mídia e comunicação para 2023 são tecnológicas ou impulsionadas pela tecnologia, o que mostra que a transformação digital, principalmente na otimização de processos, é um forte diferencial.
Dito isso, uma excelente forma de destacar a produção de conteúdo na sua empresa, seja ela um portal de notícias, um blog, uma revista ou um jornal (digital ou impresso), é a AspinNews.
Por meio desta ferramenta, sua empresa vai atingir um novo patamar de resultados com:
- Performance
- Customização
- SEO
- Audiência
- Integração
- Segurança
- Engajamento
- Monetização
- Analytics
Isso tudo por meio dos vários módulos disponíveis, que incluem a criação de um projeto customizado ou padronizado para o seu portal de conteúdo, modelos de assinatura, consultorias para organizar as editorias, implantação e treinamento de ferramentas de otimização SEO e muito mais.
Conheça o AspinNews e veja como seus resultados serão maximizados: