Google Analytics 4 (GA4): quais as principais mudanças para blogs, sites e portais de conteúdo?

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Substituindo a versão atual do GA, o Google Analytics 4 é uma notícia forte desde 2019, quando foi anunciado como “mudanças na ferramenta de análise de dados do Google”

Assim, sua versão vem sendo implantada gradativamente, porém, a necessidade de adaptação já é real, principalmente pela extinção do Universal Analytics, última versão disponível da plataforma. 

Portanto, se você ou sua empresa são detentores de aplicativos, sites, blogs e portais de conteúdo, a necessidade de adaptar-se e conhecer essas mudanças aumenta a cada dia. 

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Para te ajudar com isso, reuni ao longo deste artigo as principais informações sobre Google Analytics 4 e suas mudanças que atingirão sua empresa. Acompanhe: 

O que é o Google Analytics 4 (GA4)?
Como o Google Analytics 4 funciona?
Quais as principais diferenças entre Google Analytics 4 e Google Analytics Universal? 
Quais são os ganhos de blogs, sites e portais de conteúdo que migrarem para a ferramenta? 

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O que é o Google Analytics 4 (GA4)?

Após 15 anos com o Google Analytics Universal no ar, o Google decidiu adaptar-se ao mercado e suas necessidades. Assim, lançando uma nova versão mais modernizada para o tempo em que vivemos. 

Sendo assim, o Google Analytics 4 (GA4) é a mais nova versão da ferramenta de análise de dados no maior mecanismo de pesquisa do mundo

Diante disso, essa nova atualização foca na privacidade dos dados, seguindo as tendências dos últimos anos de proteção aos dados dos usuários — como a própria LGPD — e o fim dos cookies de terceiros nos navegadores. 

Ou seja, agora, a plataforma não dependerá exclusivamente de cookies, utilizando um modelo de dados com base em eventos para medir as ações dos usuários. 

Um presente para o futuro, o GA4 potencializa os investimentos do Google Analytics em Machine Learning (Aprendizado de Máquina). Ou seja, agora, a ferramenta permite aprimorar os relatórios e permitir uma previsibilidade mais detalhada sobre o comportamento dos usuários. 

Por fim, outra mudança significativa é sua capacidade de experiência de análise multiplataforma. Ou seja, agora, as empresas poderão fazer análises unificadas das jornadas de usuário em diversos canais, como sites e aplicativos, contando também com a flexibilidade de mensurar diversos tipos de dados. 

Como o Google Analytics 4 funciona? 

Google Analytics 4: o que muda para o seu portal de conteúdo? | Aspin

Com o Google Analytics Universal, tudo dependia de pageviews, portanto, toda vez que a página do site carregava, o código do GA também era carregado. 

Outro ponto é que o GA3 era muito direcionado para sites. Por outro lado, os aplicativos estão crescendo como nunca.

O mercado brasileiro de desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, é o segundo que mais cresce no mundo neste setor. Portanto, foi necessário que o Google se adaptasse para que a plataforma também funcionasse para Apps.

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Assim, surge o GA4, que serve justamente para 3 frentes, sendo elas:

  • App
  • Web
  • App + Web

Sendo assim, a forma de coleta de dados do GA4 é baseada em eventos. Mas o que são eles? 

Eventos são as interações que os usuários executam em seu site ou aplicativo como, por exemplo, clicar em botões, descer a barra de rolagem e realizar pesquisa no site

Portanto, todas as ações realizadas por clientes ou visitantes em nosso site, ou App, contam como eventos para a ferramenta. No Google Analytics 4 tudo é baseado nisso e não mais em pageview.

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Quais as principais diferenças entre Google Analytics 4 e Google Analytics Universal? 

Já deu para notar até aqui algumas das principais mudanças ofertadas pelo Google Analytics 4 em comparação com o Universal. Vejamos mais sobre elas: 

Privacidade de dados dos usuários com GA4

Google Analytics 4: o que muda para o seu portal de conteúdo? | Aspin

Mesmo que o Universal Analytics já oferte proteção aos dados dos usuários, o GA4 eleva ainda mais a segurança com controle de privacidade

Afinal, a plataforma não depende mais de cookies para coletar dados, já que utiliza a modelagem de dados por meio de Learning Machine (Aprendizado de Máquina). Além disso, também não armazena mais endereços IP, garantindo a privacidade dos usuários. 

Por fim, a ferramenta também oferece mais recursos para que as empresas se adéquem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, elas obtêm de maneira fácil o consentimento dos usuários, logo que o site é acessado e, também, retirando informações de seus bancos de dados quando solicitado.

Análise multiplataforma 

Outra mudança e vantagem do Google Analytics 4 é a oferta de uma visão completa sobre todo o ciclo de vida do cliente em qualquer canal da empresa que ele utilizar (sites e Apps).

Ou seja, o GA4 se apresenta com um potencial multiplataforma e centrado nos usuários, permitindo que empresas consigam realizar análises mais profundas sobre seus comportamentos e o desempenho de seus canais.

Integração do Google Analytics 4 com Google Ads

Google Analytics 4: o que muda para o seu portal de conteúdo? | Aspin

Ainda nas análises mais aprofundadas, elas também se estendem com a integração de plataformas de publicidade, como o Google Ads, em que os dados da plataforma são integrados ao GA4 para que você possa analisar e potencializar ainda mais os resultados de suas campanhas pagas. 

Por meio disso, você vai:

  • Compreender se seus anúncios estão gerando tráfego e conversão
  • Entender quais caminhos os usuários percorrem até a compra
  • Analisar em que pontos abandonaram o funil de conversão
  • E mais

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Machine Learning 

Google Analytics 4: o que muda para o seu portal de conteúdo? | Aspin

A tecnologia de Machine Learning — aprendizado de máquina, em português — baseada em inteligência artificial, é usada no GA4 para a modelagem de dados. Tudo isso para poder realizar análises enquanto se mantém a segurança dos dados e a privacidade dos usuários

Outro ponto importante da tecnologia é que ela também oferece insights preditivos a partir do momento em que ela aprende sobre o comportamento dos usuários que entram em seu site ou aplicativo

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Dessa maneira, será possível observar o aumento da demanda de um produto antes que isso realmente aconteça, atendendo a necessidade dos seus clientes com antecedência, por exemplo. 

Por fim, você também vai poder criar públicos preditivos — prováveis compradores em determinado período — e exportá-los para suas campanhas no Google Ads, maximizando seus resultados. 

Quais são os ganhos de blogs, sites e portais de conteúdo que migrarem para a ferramenta? 

Google Analytics 4: o que muda para o seu portal de conteúdo? | Aspin

A principal vantagem em migrar para o Google Analytics 4 (GA4) está definitivamente no acompanhamento de todo o ciclo de vida do cliente em seu site, blog ou portal de conteúdo. 

Agora, é possível criar segmentos em todos os eventos de conversão que ocorrerão em um determinado local, por exemplo. 

Assim, essa forma de análise se torna ainda mais útil para mapear a jornada do cliente de forma fácil e construir seus funis de venda de forma precisa

Mas como isso beneficia produtores de conteúdo? Bom, ao identificar o ponto exato da jornada de compra em que seus leads se encontram, é muito mais simples definir estratégias adequadas ao perfil do usuário, tanto de conteúdos quanto de anúncios

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Diante disso, você também disponibiliza pontos de conversão em posições corretas e direciona seus conteúdos de maneira eficiente para que seus leads avancem no funil ou ainda na etapa de seu flywheel. 

Quer saber o que mais seu site, blog ou portal de conteúdo precisa para ter sucesso? Conheça as soluções da Aspin e saiba como potencializar seu alcance e seus resultados: 

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