Otimização SEO: dicas para jogar o seu conteúdo no topo dos mecanismos de busca

Jancler Capellete

Jancler Capellete

CAPA

Criação de conteúdo e otimização SEO andam de mãos dadas. Por isso, para a sua produção de conteúdo estar bem posicionada no Google, é preciso saber as estratégias corretas para fazer as pessoas entrarem no seu site primeiro. 

A otimização de conteúdo é uma ferramenta importante para todas as marcas que procuram ter presença digital

Além disso, uma pesquisa da empresa de serviços de internet Netcraft, apontou que desde 2014 o volume de criação de sites na web já passa de 1,8 bilhão. 

Visto a ampla concorrência que só aumenta com o passar dos anos, a sua marca precisa se destacar para ter mais visibilidade no mercado. 

Principalmente pois, para te ajudar a ranquear e atrair mais leads qualificados colocando seus blogs no topo das pesquisas, os fatores de mecanismos de busca e SEO precisam ser considerados como aliados. 

Desta forma, quando se trata de produção digital em sites, a otimização precisa ser bem feita para levar alta relevância ao seu conteúdo. Porém, é importante levar em consideração que o principal fator que os mecanismos consideram é a experiência do leitor.  

Assim, você irá atingir um vasto público. Afinal, o foco é levar a informação para onde as pessoas estiverem e da maneira com que eles buscam consumir.

Então, leia este artigo para compreender os motivos pelos quais o conteúdo do seu site precisa desta otimização. 

Além disso, tenha algumas dicas de como fazer isso, lendo sobre benefícios na prática que uma otimização pode trazer para o seu conteúdo. 

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Boas práticas de otimização SEO

A princípio, ter uma estrutura sólida na sua estratégia de conteúdo é importante para garantir resultados consistentes. Sendo assim, a primeira boa prática é analisar a concorrência. 

Ler mais: Monitoramento de Concorrentes para Empresa de Comunicação

O ambiente online é um lugar com muitas oportunidades, mas também de ameaças, pois várias marcas disputam a atenção dos mesmos leitores que você busca atrair. 

Neste sentido, é preciso identificar a representatividade que a sua empresa enfrenta ao lado dos demais, para saber seus pontos fortes e fracos antes de desenvolver o conteúdo digital. 

Após este estudo de mercado, sua página necessita aparecer de maneira relevante aos interesses do seu público leitor, por isso, coincidir com os resultados das buscas que os leitores fazem é outra prática importante. 

Além disso, uma análise sobre essas buscas digitadas na internet, para avaliar a tendência e o volume de pesquisa é imprescindível, inclusive, para organizar posteriormente as suas palavras-chave. 

A próxima boa prática, é buscar no Google a palavra-chave que escolheu para a produção do seu conteúdo. 

Depois, leia os 10 primeiros resultados que apareceram, pois o seu objetivo é compreender quais tipos de conteúdo a rede de pesquisa está posicionando nas primeiras páginas. 

Tanto quanto fazer um conteúdo original, é essencial também entender que o leitor não é um robô. Por isso, torne a experiência de leitura prazerosa com blocos curtos de escrita. 

E para facilitar ainda mais o consumo do seu conteúdo, utilize elementos como listas e tópicos, entre outros recursos que tornam o artigo mais dinâmico e fácil de ser lido.

Por fim, lembre-se de trazer o tom e voz do seu conteúdo com personalidade, refletindo sobre quem é o seu público e o que a sua marca representa.

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Google Helpful Content: a mais nova atualização de SEO 

Google Helpful Content, tradução livre para o português como “conteúdo útil”, é a mais nova atualização do Google para SEO, que criminaliza textos que não possuem originalidade nem têm objetivos de educar o leitor. 

Sendo assim, o Google anunciou este indicador recentemente, como uma limitação para aparição de conteúdos com baixa qualidade e sem autoridade na busca orgânica. 

Desta forma, os leitores são priorizados. Pois os conteúdos que estiverem mais bem posicionados para a leitura, serão aqueles que buscam responder às perguntas e satisfazer as necessidades deste público. 

Então, na prática, é preciso cada vez mais buscar quem são essas pessoas leitoras, também chamadas como buyer persona. O seu conteúdo deve atender às expectativas dela no momento em que estiver lendo a sua produção. 

A edição humana do seu conteúdo também não pode ser substituída, há casos em que a Inteligência Artificial (IA) tem sido muito utilizada para suprir atividades massivas de conteúdo. 

Embora seja importante frisar, que a empatia de uma pessoa somada a outras ferramentas para dar autoridade como dados reais e escuta social faz muita diferença para um conteúdo mais rico. 

Enfim, não publique conteúdo genérico, busque criar produções que tragam respostas inovadoras, com insights específicos para agregar valor ao seu site. 

Otimização SEO e a jornada do leitor de conteúdo digital 

A jornada de conteúdo começa com pequenas experiências online para o leitor, desde o design do site, imagens, palavras-chave, legibilidade, entre outras estratégias pensadas por quem produziu o conteúdo. 

Antes de mais nada, a pessoa que está por trás desta busca precisa ser conhecida ou pré-definida pela sua marca. 

A pessoa leitora, muitas vezes têm objetivos, gostos, opiniões, além de fatores físicos como sexo e idade que precisam constar para a definição da jornada destes leitores.

Isso quer dizer que, a primeira estratégia é definir a persona que irá ler esses conteúdos para que os textos possam então ser otimizados. 

Entenda mais sobre a experiência do leitor digital: Trabalhando a Experiência do Usuário em Portais de Notícias

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Por isso, toda vez que as grandes marcas entendem a importância de produzir conteúdos digitais, começam a ampliar o espaço em portais de conteúdo, a fim de conseguir atingir leitores interessados em informações da internet. 

Neste sentido, para alcançar maiores resultados e com poucos recursos, boas estratégias de otimização SEO para os textos são excelentes para otimizar seus conteúdos nos mecanismos de busca. 

Ou seja, o que comentamos aqui são táticas para colocar o seu negócio nas primeiras páginas de busca, para que os leitores visualizem o seu conteúdo com mais facilidade e sua marca passe a ter ainda mais autoridade e credibilidade. 

Logo, se o que a pessoa busca ler de conteúdo não estiver nas primeiras posições do Google, sua marca corre o risco de não chegar aos olhos do público. 

Estratégia SEO

Para entender todo o processo que existe por trás da otimização, primeiramente iremos explicar com maior profundidade o que significa SEO. 

Sobretudo, Search Engine Optimization é um conjunto de ações que tem por objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos.  

Sendo que a prática de otimização SEO é entregar o conteúdo da sua página com qualidade, para uma boa experiência do consumidor que estará lendo sua produção. 

Isto é importante, inclusive, para o algoritmo do Google que não se comporta de maneira aleatória, há alterações na entrega de conteúdo, posteriormente a análise das produções que são de maior qualidade, observando o comportamento dos usuários. 

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Com relação aos dados destas análises, podem variar a depender da pesquisa relacionada. No entanto, costumam estar nas primeiras posições as páginas mais visitadas, com mais chances de ganhar visitantes e, consequentemente, gerar mais consumo de produto. 

Na sequência, há algumas dicas relacionadas ao processo de otimização das páginas de conteúdo, considerando o conceito de SEO On-Page que inclui técnicas de como melhorar o ranqueamento dos conteúdos digitais. 

Comece com a otimização SEO de conteúdos antigos 

As atualizações que ocorrem no SEO podem fazer com que a posição do seu conteúdo seja alterada nas buscas. Desta forma, o ranqueamento de conteúdos antigos pode estar bem baixo por falta de atualização. 

Ler mais: Como monetizar sites, blogs e portais de conteúdo para ganhar dinheiro? 

O consumo do seu conteúdo pode, então, ter perdido um longo caminho na conquista de leitores e no consumo das suas informações relevantes, porque não estavam bem posicionadas para leitura. 

Assim, é importante “otimizar o passado”, ou seja, as postagens que já existem em seu site podem ser reaproveitadas com atualizações constantes

Neste sentido, o “antigo”, que são conteúdos publicados no mês passado ou há cinco anos atrás, podem voltar a gerar ainda mais tráfego se você realizar uma otimização histórica. 

Esta forma de otimizar não é apenas uma maneira de aproveitar melhor o conteúdo, mas, também um jeito de entregar ainda mais valor para os leitores consumirem sua produção.

Além disso, com essa otimização pode ser mais prático, mais rentável e mais estratégico avaliar os conteúdos que não apresentaram tantos resultados em seu site. 

Hierarquia de conteúdo para ser otimizado

Na construção de novos textos para otimização, é essencial também ter um conteúdo bem organizado e com uma boa hierarquia que garanta qualidade e legibilidade às produções do seu site. 

Isso quer dizer que, boas práticas da produção de conteúdo precisam ser respeitadas, como por exemplo, o título, que é o carro-chefe do SEO dentro da página, precisa conter a palavra-chave. 

Posteriormente, nos intertítulos dentro do texto, é interessante que a palavra-chave também apareça em pelo menos um deles no H1 ou H2. Embora, seja importante não exceder o limite de uso da palavra ao longo do texto. 

Além disso, é preciso estabelecer os assuntos, com ordem de importância a serem tratados para escrever em um primeiro momento. Assim, o seu conteúdo será otimizado por seções que facilitam a leitura e entendimento de quem for ler. 

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Otimização com palavras-chave

Visto como um grande passo para a eficiência na otimização do seu conteúdo para o Google, a pesquisa de palavras-chave de qualidade precisa ser feita com muita atenção. 

As ferramentas SemRush e Google Trends são excelentes para ajudar neste sentido. 

Ler mais: Ferramentas para seu Portal de Conteúdo

O SemRush funciona como um banco de dados com palavras-chave, nele há informações sobre dificuldade de busca de palavras, densidade competitiva e volume de pesquisa. 

O Google Trends te permite acompanhar a evolução do número de buscas de uma determinada palavra-chave ao longo do tempo, acompanhando as tendências de pesquisa. 

Porém, é preciso sempre lembrar da jornada do seu leitor a fim de entender quais conteúdos ele gostaria de consumir em seu site, e, desta forma, escolher as palavras corretas. 

Afinal, ao identificar seu público é possível compreender quais são as principais pesquisas que ele realiza no mecanismo de busca. 

Em linhas gerais, pesquisa de palavras, escolhas relacionadas aos temas pertinentes aos assuntos que você busca discutir no conteúdo, precisam do aporte das ferramentas de busca para realizar esta tarefa dentro da otimização. 

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Conteúdo atualizado com links e imagens

As informações do seu conteúdo precisam ser atualizadas, assim como os links internos e externos e imagens, para ter uma produção ainda mais otimizada. 

De início, sobre os links internos, é primordial dar destaque para conteúdos que possam ser adicionais ao assunto que está sendo abordado. 

E neste caso, se houver no seu portal links que possam ser aproveitados, é essencial colocar os que direcionam a outras páginas do seu site. Isso mantém o leitor por mais tempo lendo seu conteúdo, gerando maior interesse. 

Além disso, outra estratégia é realizar backlinks, muito indicado quando um artigo aparece na primeira página, mas quer estar mais bem posicionado no topo. 

Esta é uma tática que consiste em pesquisar sites relevantes e de autoridade alta e adicionar um link no seu texto. 

O ideal é que este backlink gere algum complemento ao seu conteúdo, sendo muito importante quando se trata da comprovação de dados, sobre estatísticas, e porcentagens, por exemplo. 

Neste sentido, aumentar a quantidade de links externos (com fontes de qualidade) transmitem aos mecanismos de busca confiança, aumentando as chances de melhorar seu posicionamento. 

Por fim, para otimizar ainda mais seu conteúdo aos motores de busca, utilize com cuidado imagens que ilustram seu texto. 

Com a preferência por serem de boa qualidade, fácil carregamento e se possível com a criação de textos alternativos para ajudar o Google a entender o que a imagem está mostrando. 

Ler mais: Seu Portal de Notícias é Responsivo? 

Solução para te ajudar a otimizar o conteúdo

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