Ferramentas para seu Portal de Conteúdo: tudo o que você precisa para potencializar seu negócio

Jancler Capellete

Jancler Capellete

CAPA

Você que possui um portal de conteúdo, seja ele um site de notícias, entretenimento ou blog, conhece as dificuldades para engajar leitores, fixar a marca do veículo e preparar conteúdo relevante para manter o leitor no site pelo maior tempo possível.

Atualmente, são tantas páginas na internet abordando assuntos semelhantes que destacar-se e fazer com que o seu público te descubra já é uma grande missão. Assim, quando finalmente ele está no seu site, o objetivo se torna mantê-lo interessado não só naquele acesso. A intenção é que ele volte mais vezes atrás de mais conteúdo.

Para isso, promoção é tão essencial quanto qualidade. Além de que ainda devemos nos lembrar do objetivo de longo prazo de qualquer portal: se tornar uma referência e uma autoridade, isto é, construir uma imagem de marca sólida para ser vista com credibilidade pelos seus leitores.

Por fim, há de se falar de um dos fatores mais importantes: rentabilizar o portal. Afinal, a criação de conteúdo tem seu custo, fora a hospedagem do site, entre outras despesas.

Ah! E não podemos nos esquecer da importância de ter um portal totalmente responsivo. Apenas para compartilhar um dado importante, nos portais que hospedamos hoje, mais de 90% da audiência vem dos dispositivos móveis. Portanto, é vital ter um site que possa ser lido em qualquer tamanho de tela.

Se o seu portal ainda não responde a diversos dispositivos, saiba que essa também precisa ser uma prioridade. Mas não se preocupe! A Aspin Tecnologia também oferece soluções para esse problema.

Com todas essas frentes a serem administradas surgem muitas questões sobre como dar conta de tudo. Para te ajudar com isso, neste artigo vamos apresentar diversas ferramentas e serviços dominados pela Aspin Tecnologia. Todos desenvolvidos especialmente para facilitar a gestão de Portais de Conteúdo.

Acompanhe:

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Paywall

Falando sobre a rentabilização do seu portal, o Paywall é uma solução bastante eficaz para a monetização do seu conteúdo. Com ele, você pode definir estratégias de venda de conteúdos no formato de assinaturas.

Sendo totalmente personalizável, é possível montar diferentes planos de assinatura. Por exemplo, fazendo com que somente assinantes tenham acesso ao conteúdo (conhecido como modelo Hard), ou ainda flexibilizando a disponibilidade do conteúdo para que seus leitores possam experimentar e conhecer melhor o portal antes de assinar.

Fazendo um bom planejamento e aplicando de forma estratégica, o Paywall permite a degustação de conteúdo, não afastando seus leitores usuais e garantindo a manutenção da audiência enquanto trabalha na conversão desses leitores em assinantes.

Dessa maneira, os principais players do mercado de informação já estão trabalhando com Paywall e adquirindo cada vez mais assinantes, remunerando justamente seus colaboradores e profissionalizando os processos de produção e verificação de informações.

O Paywall também faz com que o seu negócio estabeleça uma base de clientes para trabalhar diversos tipos de promoções que podem ir além do conteúdo.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

O conteúdo certamente é o coração do seu portal. 

A Aspin Tecnologia oferece o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), por uma ferramenta que hoje é referência global na construção de sites de notícia. 

Essa ferramenta ajuda na publicação e distribuição de conteúdos, por meio do agendamento de posts e armazenamento de mídia , como textos, fotos e vídeos em uma infraestrutura na nuvem, mantendo seu acervo digital bem organizado, seguro e sempre disponível.

Outra ferramenta interessante dentro desse módulo é o de customização do layout e design geral do seu site, podendo partir inclusive de um dos modelos já disponibilizados, todos com responsividade a diversas telas. 

Lembrando que o design do seu site significa mais do que um visual atraente. Ele impacta diretamente na experiência do leitor. 

A consultoria da Aspin em design e SEO é especializada em portais de conteúdo, garantindo a elaboração do melhor site de notícias para a sua empresa e para o seu assinante. 

Ler mais: 8 Dicas de Como Criar um Site de Notícias de Sucesso

E por falar na audiência, o SCAP oferece funcionalidades próprias para segmentação de público, planejamento e mensuração de campanhas, e ainda análises dos visitantes baseadas em dados demográficos, interesses e intenções de compras.

SCAP

Principais Ferramentas para um Portal de Conteúdo de suce

O SCAP é uma ferramenta completa e ideal para planejar as ações do seu negócio, além de oferecer informações importantes para que você possa tomar decisões mais certeiras em relação ao seu conteúdo e aos leitores e assinantes. 

É um grande ERP, o mais completo do mercado para empresas de comunicação e mídia. São mais de 20 anos de desenvolvimento, evolução e aperfeiçoamentos.

Com suas operações divididas em módulos, o SCAP vai te ajudar a gerenciar e sanar as necessidades do seu Portal de Conteúdo. Vamos então conhecê-los:

Assinaturas

O módulo de assinaturas concentra seus esforços na venda, cobrança e entrega de conteúdo para os seus assinantes. Entre as principais funcionalidades deste módulo estão:

  • Relatório mensal de evolução de vendas;
  • Gestão da carteira de clientes, incluindo ativos, inativos e inadimplentes;
  • Controle sobre a cobrança recorrente, que pode ser automática ou manual;
  • Para os portais que oferecem conteúdo impresso, há integração com os Correios e distribuidoras;
  • Segurança na gestão de perfis de logins de usuários e senhas de assinantes;
  • Central de atendimento para melhor gerenciar as demandas dos assinantes, além de elogios e reclamações.

Todas essas funcionalidades cooperam tanto com o financeiro da sua empresa, quanto com o relacionamento com os assinantes, o que é fundamental para manter seu negócio em sintonia.

Principais Ferramentas para um Portal de Conteúdo de sucesso | Aspin

Gestão

Quando o assunto é gestão, o SCAP tem um módulo específico focado em manutenção de dados e administração das finanças do seu Portal de Conteúdo.

Assim, incluindo a cobrança recorrente, contas a pagar, emissão de notas fiscais eletrônicas, planejamento de contas com controle de centro de custos, e  gestão de fluxo de caixa.

Entre outros benefícios, nesse módulo você também terá acesso a:

  • Relatórios de demonstrativo de caixa;
  • Balancetes;
  • Ferramenta para negociação de parcelas atrasadas;
  • Geração de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Publicidade

No módulo de publicidade você encontrará diversas ferramentas que ajudarão na gestão e administração dos itens do seu inventário de publicidade, tanto impresso quanto digital.

Com ele, é possível administrar os tipos de anúncios, sessões, valores, controlar a veiculação, as métricas (impressões, cliques, conversões) e o faturamento – tudo isso, no impresso e no digital.

Dessa forma, a avaliação de desempenho do comercial consegue ser precisa e a tomada de decisão para futuras campanhas, mais certeira.

Ler mais: Por que Anunciar em Portais Locais e Regionais?

Outra funcionalidade excelente é a de acompanhamento da concorrência. Ela auxilia na análise do comportamento dos seus concorrentes diretos, estabelecendo comparativos e estruturando melhor suas futuras campanhas e ações para serem ainda mais efetivas.

Ler mais: A Publicidade Digital e os Portais de Notícias 

E-commerce / Central do Assinante

A Plataforma de E-commerce pode ser utilizada para assinaturas e venda de materiais relacionados ao seu negócio. 

Por meio dela, é possível  receber pagamentos em cartão de crédito ou boleto, registrar histórico de compras, oferecer serviços aos assinantes como alteração de endereço, alteração de dados, segunda via de cobrança, entre outros.

Ler mais: Pagamento Recorrente por Boleto: Uma Opção para o seu Cliente

A cobrança recorrente, disponível também no e-commerce, é fundamental para manter e aumentar a carteira de assinantes, principalmente digitais. Com ela, você garante a rentabilidade de forma simplificada. É conveniente para você e para seus assinantes.

É possível personalizar a exibição dos produtos, criar combos de assinatura (impresso + digital), cupons de desconto, links com ofertas promocionais – tudo isso integrado com o SCAP, para que todas as vendas sejam imediatamente processadas.

Google AdSense

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O Google AdSense é uma solução complementar para rentabilizar o seu site. O programa de publicidade do Google vai veicular anúncios em seu portal, nos espaços que você indicar, pagando conforme o número de visualizações. 

Ou seja, aqueles espaços não vendidos em seu inventário não ficarão vazios. É uma excelente opção de ganho para quem está começando seu negócio virtual.

Notificações

As notificações são muito úteis para manter o leitor engajado. Toda vez que você quiser comunicar algo relevante, como uma nova notícia, é possível enviar uma notificação push. 

Eficiente e rápida, ela aparece diretamente na tela do smartphone ou do navegador do usuário. Mantendo esse contato frequente, sua marca será lembrada e o número de acessos no seu conteúdo tende a aumentar.

Ler mais: Trabalhando a Experiência do Usuário em Portais de Notícias – Aspin Tecnologia 

Conteúdo Patrocinado

Outra forma de monetizar seu site é por links patrocinados. Na prática, você cede um espaço para aparecerem notícias de outros sites, relacionadas ao seu conteúdo. 

Você ganha, o parceiro anunciante também ganha, afinal ele está promovendo seu conteúdo em outro site, e o seu usuário ganha mais opções de conteúdo. Quanto maior for o seu tráfego, maior o rendimento.

Flipbook

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O Flipbook, ou somente Flip, é uma ferramenta que permite a publicação digital de materiais para que seu leitor possa consumi-los onde e quando quiser. Mas a publicação não é um PDF qualquer. 

O Flip tem por característica uma interatividade diferenciada, aproximando o leitor do que seria uma edição impressa, mas ainda no formato digital.

Com o Flip você pode exibir a réplica de sua revista/jornal impresso para os assinantes. Essa é uma opção a mais para seu conteúdo premium e para o mídia kit comercial, afinal, anúncios podem ser negociados exclusivamente para essa versão.

É possível integrar o Flip ao seu ecossistema de publicação e aos seus combos de produtos, utilizando a réplica do impresso como um item premium, transformando-o em uma ferramenta eficiente de conversão de leitores em assinantes.

Ler mais: FlipBook: As Notícias do seu Portal em Formato Jornal e Revista

Newsletter

A Newsletter é uma ferramenta consagrada para o envio de conteúdo. Com ela o leitor será atualizado periodicamente, por e-mail, das novidades do seu portal. 

Sua publicação poderá enviar boletins consolidando e resumindo as principais manchetes do dia, em um formato específico para o e-mail, mas que levará o leitor direto para o site. 

Mas, saiba que ela também pode fazer parte de seus canais de rendimento. Compondo o combo de mídia kit comercial, você pode comercializar espaços patrocinados aos parceiros.

Easy

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O Aspin Easy é mais uma plataforma voltada para a gestão de assinaturas, que pode ser aplicada nos mais diversos segmentos, desde jornais até academias, clubes de produtos, serviços de profissionais liberais – na prática, qualquer serviço de assinatura. 

No caso de Portais de Conteúdo, ele auxilia tanto na cobrança quanto no relacionamento com o assinante. 

Além disso, o Aspin Easy ainda possui uma funcionalidade de e-commerce integrada para a venda de assinaturas, em um formato descomplicado e eficiente, focado na conversão.

E, pensando especialmente na assinatura de jornais com versão impressa, o Easy disponibiliza a função “Lista de Entregas”, que facilita a gestão do envio das edições (ou de qualquer outro material / produto que compõe a assinatura).

Redes Sociais (WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram)

Você já deve saber da importância de trabalhar nas redes sociais para compartilhamento de conteúdo relevante, interação com o público e divulgação da marca. 

Além de tudo isso, as redes sociais podem também auxiliar no aumento da rentabilidade comercial. Como? Enviando conteúdo de anunciantes em listas de transmissão, criando patrocínio em grupos, vídeos, lives e espaços em feed de notícias. 

Trabalhando estrategicamente cada ferramenta, todas podem virar aliadas importantes.

Todas essas opções tecnológicas de entrega de conteúdo, rentabilização e gestão do seu portal de notícias são especialidades da Aspin Tecnologia

Temos mais de 20 anos de expertise de mercado e entregamos as melhores soluções para o seu negócio digital ou impresso. 

Ler mais: Checklist do portal de notícias: tudo o que você precisa para virar destaque no mercado da comunicação 

Garanta sua oportunidade de ter acesso a todas essas ferramentas e eleve seu Portal de Conteúdo a outro patamar.

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