Produção de conteúdo digital: 9 segredos indispensáveis para produtores de conteúdo

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Produção de conteúdo digital: 9 dicas para ter mais leitores | Aspin

A pesquisa Digital 2022: Global Overview Report, publicada pelo site Datareportal, identificou que os usuários ativos (os que acessam a rede regularmente) no mundo, se aproximavam da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro. 

Isso representa quase 63% da população do mundo, com pessoas conectadas consumindo conteúdo na internet. 

No Google, as marcas disputam a atenção deste público digital e o seu portal de notícias precisa se destacar para ter maior visibilidade.

Por isso, todas as vezes que pensar em conteúdo digital ao criar notícias, lembre-se que é preciso atender às expectativas que o seu público possui sobre determinado assunto. 

Neste sentido, os consumidores realizam pesquisas com o objetivo de ter soluções para os seus problemas ou desejos e esperam encontrar uma empresa com credibilidade e autoridade de mercado.  

Portanto, a produção de conteúdo digital é essencial, mesmo que muitos negócios ainda não consigam explorar essa ferramenta com a estratégia certa. 

Desta forma, para explicar sobre como oferecer um conteúdo digital de qualidade e fidelizar leitores, preparamos as melhores dicas do mercado! 

Quer saber os segredos de como produzir um conteúdo atrativo e destacar-se de seus concorrentes no ambiente digital? Veja a seguir: 

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9 Passos para a produção de conteúdo digital

Produzir conteúdo no seu site precisa partir de um objetivo: ajudar os leitores com suas dúvidas, com conteúdo de qualidade, a fim de fortalecer o reconhecimento da sua marca. 

Muitas vezes, isso pode parecer difícil para quem quer investir no digital mas não sabe por onde começar. 

Raramente leitores buscam meios físicos de busca, afinal, hoje em dia está tudo na internet. Embora esses usuários não procurem apenas consumir conteúdo, as pessoas gostam de compartilhar o que leem e colocar em prática o que aprendem. 

Assim, a influência sobre uma comunidade digital é gerada a partir do sentimento de adesão manifestado pelo público. 

Por isso, compreender como ter uma estratégia eficiente na produção de conteúdo digital não é útil apenas para publicidade, marketing e comunicação.

Mas, também é vista como fonte de reduzir efeitos negativos no consumo digital, atraindo as pessoas para informações relevantes e de qualidade. 

Produção de conteúdo digital: 9 dicas para ter mais leitores | Aspin

Os segredos que listamos fazem parte de um planejamento estruturado, construído para criadores de conteúdo digital ou aqueles responsáveis por implementar essa rede de informações relevantes para um determinado público ou nicho. 

Brand awareness na conquista de leitores

Este conceito em inglês, nada mais é do que o reconhecimento dos seus leitores sobre a sua marca. 

Neste sentido, conquistar leitores com a produção do seu conteúdo gera mais identificação do seu público com os seus valores e seu discurso, fazendo com que você se diferencie da concorrência. 

Mas, para que isso aconteça, é preciso ter a definição de público-alvo e persona muito bem construída, antes de criar qualquer conteúdo que possa engajar esses potenciais clientes. 

Dito isso, realizar uma pesquisa ativa por e-mail, buscas nas redes sociais, entrevistas curtas e comerciais com líderes específicos, pode ajudar a compreender quais são as pessoas atraídas pelo seu negócio e como você pode ajudá-las. 

Neste sentido, a primeira dica é conhecer com profundidade seus leitores, porque assim o seu conteúdo será de maior relevância e, portanto, mais aproveitado. 

Ou seja, para engajar a audiência é preciso saber produzir um conteúdo com qualidade, assim, é possível atrair mais tráfego a partir de materiais ricos que estimulam a solucionar um problema ou aprender mais sobre um assunto. 

Além disso, a criatividade e originalidade são fatores importantes para diferenciar o seu portal. Com a criação de conteúdos inovadores, seu site será visto como exclusivo, aumentando ainda mais as chances de engajamento. 

Como oferecer conteúdo digital?

Comece pela criação do tom e voz da sua empresa, visto que todos nós temos um estilo de fala e comunicação, no seu site não é diferente. Embora seja necessário construir essa personalidade estrategicamente como uma imagem da sua marca. 

Posteriormente, defina uma linha editorial para determinar os conteúdos que serão divulgados ao longo de um período. 

É essencial identificar os assuntos a serem abordados nas produções, antes de começar a criá-las. Para, posteriormente, poder escolher com qual frequência irá postar cada um dos temas e como vai alternar a publicação dos conteúdos. 

Para criar textos que sejam relevantes ao seu público, escolha tratar de diferentes problemas solucionando as dores da sua persona. 

As keywords ou palavras-chave também são necessárias para saber como um leitor busca sua dúvida na web com a intenção de adquirir respostas. 

O uso dessas palavras é muito comum em sites de busca como o Google, podendo ter termos compostos por uma ou mais palavras. 

Mais adiante, iremos compreender um pouco sobre o que é SEO (otimização para motores de busca). Sendo que uma das boas práticas, é a escolha de palavras-chave e a importância de termos que resultam em pesquisas. 

De uma forma mais ampla, oferecer um bom conteúdo digital no Google é ter um conteúdo de qualidade que transmita relevância e reputação. 

Assim, para aumentar o tráfego orgânico no seu portal de conteúdo, é necessário ajudar o leitor com suas produções. 

Em linhas gerais, agora que compreendemos alguns dos primeiros passos para a construção dos seus textos, podemos nos aprofundar em como escrever e quais são os melhores formatos para atrair mais leitores. 

Dica bônus: produzir conteúdo em um site responsivo é importante para trazer mais rentabilidade ao seu veículo de comunicação. 

Ferramentas essenciais para sua produção de conteúdo digital

É possível contar com alguns sites gratuitos para adquirir vantagens na criação dos seus textos.

Answer the Public é uma ferramenta voltada para ter ideias de assuntos a serem abordados. 

Na plataforma, você pode inserir uma palavra-chave e, em seguida, o site mostra uma combinação de variações e temas com base nas pesquisas mais frequentes no Google.

Google Trends é uma ferramenta que armazena os assuntos que estão em alta no momento, com a pesquisa de termos específicos, são encontrados resultados sobre as tendências do momento no mundo. 

SemRush também é uma plataforma de busca para palavras-chave, nela há informações sobre densidade competitiva e volume de pesquisa de termos, dados essenciais para fazer a escolha correta. 

Neste sentido, para escrever bons conteúdos digitais que engajam o público, é indispensável contar com ferramentas que facilitem o trabalho da produção e maximizem ainda mais os resultados.

Crie títulos atrativos e CTAS que chamam a atenção

Os títulos são outro fator importante para atrair ainda mais o seu público, pois aparecem logo na primeira linha em meio a outros tópicos no Google. 

Desta forma, se o seu título for mais instigante, os leitores vão ler o seu conteúdo primeiro. 

Com relação ao Call To Action (CTA), são as chamadas para ação com botão no seu site que também precisam ser estrategicamente posicionadas com palavras que façam os leitores interagirem. 

Outro formato de chamar para a ação é com cliques em imagens e hiperlinks, pois em conteúdos digitais como blogs os botões não são muito utilizados. 

Os CTAS podem ser feitos de diversas maneiras, como um “leia mais”, “quero aprender”, “quero descobrir”, entre outros. 

Além disso, direcionam para lugares diferentes, como deixar um comentário, preencher um formulário, solicitar uma demonstração, fazer download de um material rico, são alguns exemplos. 

Com isso, compreendemos que os títulos são formas de atrair o leitor a ler o seu conteúdo e o CTA é uma forma de aproveitar a oportunidade dessa pessoa em seu site. 

Aposte em conteúdos multimídias

A combinação de elementos como texto, imagem, vídeo e áudio de maneira relacionada dentro do seu conteúdo podem facilitar a leitura e deixar a informação mais atrativa para os leitores, principalmente nos chamados conteúdos interativos. 

Produção de conteúdo digital: 9 dicas para ter mais leitores | Aspin

Os múltiplos formatos de mídia são muito procurados, já que as pessoas estão acostumadas a receberem conteúdos rápidos e dinâmicos. 

Além disso, muitas vezes sem tempo, o usuário quer encontrar rapidamente a informação que está buscando, por isso, pode ficar apenas alguns minutos (ou até segundos) em seu site. 

Então, invista em chamar a atenção com o conteúdo digital! Encante o seu público com uma escrita clara e objetiva, faça uso de boxes, de tópicos, ou ícones e diversifique a produção com os recursos multimídia. 

Backlinks: convide o público a ler mais

A nossa próxima dica é utilizar links internos no seu conteúdo, com foco em alcançar melhores performances ao direcionar o leitor para outros posts do seu portal e, também, ajudando seu leitor a seguir adiante dentro do funil. 

Desta maneira, suas produções serão impulsionadas com tráfego orgânico para conteúdos já publicados. 

Para fazer isso, escolha links relevantes que façam sentido para a produção que está veiculando no momento. Assim, aprofundando o leitor em assuntos interconectados a partir dos seus materiais, por exemplo.

Criação de conteúdo digital com otimização SEO

As técnicas de otimização SEO são um passo obrigatório para trazer bons resultados com conteúdo digital. Essa prática consiste em usar o comportamento dos algoritmos para auxiliar no posicionamento do seu site nos mecanismos de busca do Google. 

Assim, esta dica destaca as suas produções frente ao mercado concorrido da web. 

Por isso, separamos noções textuais sobre boas práticas de SEO para o seu conteúdo. Uma delas, é incluir as palavras-chave em lugares específicos. 

Por exemplo, a palavra-chave principal, identificada como a mais relevante para o assunto do seu texto, precisa ser sempre incluída em: 

  • Título.
  • Subtítulos.
  • Introdução. 
  • Corpo do texto.
  • Meta description (meta descrição) que é uma pequena descrição localizada abaixo do título e do link de uma página quando os leitores fazem uma pesquisa no Google. 

Embora, seja importante enfatizar que as palavras-chave precisam ser colocadas de forma natural, sem excessos, pois o Google também penaliza o posicionamento do seu conteúdo quando isso é identificado. 

Além disso, priorize a escaneabilidade, ou seja, deixe o texto fácil de ser entendido pelos leitores com técnicas focadas em otimizar o conteúdo produzido. 

Um texto fluído, é escaneado pelo seu público a partir de uma leitura dinâmica, que faz uso de listas, imagens, negrito em palavras ou frases destacadas, além de trechos curtos de textos. 

Podemos afirmar que um conteúdo escaneável permite que o leitor passe os olhos pela produção e tenha noção do que vai ser tratado durante o texto inteiro. 

Além do mais, o leitor digital muitas vezes “pula” de uma parte para a outra ao ler neste formato dinâmico, sendo que isso otimiza o seu tempo para fazer várias atividades simultaneamente, sem que seja necessário abandonar a leitura. 

Qualidade na produção de conteúdo digital não é quantidade

Com o avançar das produções, também percebemos que qualidade não é quantidade. Embora os dois conceitos sejam importantes para oferecer o melhor conteúdo digital. 

Isso quer dizer que, ter uma frequência de produções em seu site ajuda a engajar mais o seu público, porém, quanto mais ricos e profundos forem seus textos mais vão prender a atenção dos leitores. 

Afinal, o seu conteúdo precisa ter qualidade máxima para fidelizar leitores. Assim, ao produzir, busque não colocar informações vagas e rasas. 

Priorize sempre a quantidade ideal com a melhor qualidade que conseguir proporcionar, a partir do seu planejamento de publicações. 

Produtor de conteúdo: conte com a ajuda de especialistas em tecnologia

Para conquistar mais leitores e fortalecer a sua presença digital, você pode escolher a solução ideal, nosso software é especializado em conteúdo online e te ajuda a buscar os objetivos que o seu negócio almeja.

Aumente a audiência das suas publicações, além da rentabilização com as ferramentas da Aspin. Controle a publicidade digital, mídia programática, conteúdo pago e parcerias. 

AspinNews, é uma plataforma com foco em publicação digital, temos tecnologia de monetização e nossa missão é te ajudar desde a construção do portal até o controle de assinantes com gestão integrada de todo o ambiente digital. 

Além disso, operamos com curadoria de todos os dados para as melhores análises estratégicas. 

Os diferenciais da Aspin são customizados de acordo com a demanda do cliente! 

Para você que busca ter o melhor portal de produção de conteúdo digital.

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