Tudo o que você precisa saber para vender espaços para anúncios em seu jornal digital

Jancler Capellete

Jancler Capellete

CAPA

Assim como nos jornais impressos com as seções de classificados, os jornais digitais também possuem a oportunidade de ganharem dinheiro com anúncios nos seus sites

Ou seja, vendendo espaços para que anunciantes aproveitem o tráfego de visitantes em seu ambiente digital e assim possam vender mais. Mas, é claro, pagando por esse lugar. 

De acordo com a tabela de preços para anunciantes divulgada pelo Grupo de Publicações Globo, uma diária na home do jornal O Globo pode custar até R$ 191.829.

Porém, segundo os dados da plataforma Similarweb, o site conta com 77.9 milhões de visitantes, o que mostra autoridade e valor da marca no mercado para que possa cobrar essa quantia. 

Mas, afinal, como vender esses espaços para anúncios em seu jornal digital? Ou ainda, como saber qual quantia cobrar por anúncios em seu site? 

Bom, para te ajudar com tudo isso, preparei este guia para que seu jornal digital possa elaborar uma estratégia de sucesso de forma coerente e condizente com a realidade para a venda de espaços publicitários. Boa leitura!

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Por que investir em anúncios no seu jornal digital? 

As estratégias para ganhar dinheiro em meio digital, principalmente em sites de jornais de notícias, são de grande variação. Porém, os métodos mais utilizados concentram-se na aquisição de assinantes e na venda de espaços publicitários

Diante disso, empresas constantemente buscam parcerias para que possam anunciar em portais de notícias sérios e respeitados. Ou seja, que ofereçam informações de qualidade para seus leitores e não estejam associados a fake news e outras má condutas jornalísticas.

Sendo assim, disponibilizar espaços publicitários para anúncios digitais é um excelente método para manter uma alta lucratividade nos veículos midiáticos. Principalmente para aqueles que já apresentam um alto volume de visitantes, o que definitivamente dá ainda mais credibilidade ao domínio. 

Dito isso, atualmente é possível encontrar diversas formas de anúncios da internet, o que pode te beneficiar por oferecer uma ampla variedade de formatos para empresas da sua cidade ou região de atuação. 

Ler mais: Por que Anunciar em Portais Locais e Regionais?

Que tipos de anúncios podem ser vendidos em seu site? 

Como você já sabe, existem diversos formatos de anúncios que podem ser exibidos por portais de notícias. Portanto, uma ideia interessante é montar pacotes de anúncios com diferentes formatos publicitários.

Assim, você também oferece oportunidades de melhores resultados para seus anunciantes, fazendo com que eles possam anunciar nos seguintes formatos: 

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Banners 

Sendo o formato mais utilizado para anúncios em sites de notícias, os banners funcionam assim como no jornal impresso. Ou seja, apresentando informações sobre determinados produtos, serviços ou mensagens institucionais de outras empresas. 

Porém, no mundo digital esses banners podem ser animados, o que ajuda ainda mais a atrair a atenção do leitor e definitivamente aumentam os números de conversões.

Afinal, eles são clicáveis e podem direcionar diretamente para as páginas de destino dos seus anunciantes. Além disso, podem ser dispostos em diferentes locais estratégicos do seu site em tamanhos variados. 

Assim, um dos métodos de cobrança que podem ser adotados é o de cobrar pelo local e pelo tamanho desses anúncios. Ou seja, o famoso método de cobrança de centímetro por coluna também pode ser adaptado ao meio digital.

Publicidade nativa 

A publicidade nativa descreve aqueles anúncios que possuem o mesmo formato do canal em que são divulgados. 

Portanto, no caso de jornais digitais e portais de notícias em geral, podem ser publicados como conteúdos textuais ou em vídeos, como se fossem reportagens sobre determinados assuntos que são relacionados às áreas de atuação dos anunciantes. 

Por exemplo, caso seu anunciante seja uma clínica médica, sua empresa pode produzir uma reportagem exclusiva sobre a importância de consultas preventivas

Além disso, ao longo do decorrer do conteúdo, você também poderá estar citando a clínica como uma fonte de credibilidade e autoridade no assunto.

Porém, apesar de apresentar as mesmas características das outras reportagens do seu jornal digital, a publicidade nativa precisa ser informada aos leitores

Ler mais: A Publicidade Digital e os Portais de Notícias

Sendo assim, você também pode criar uma editoria específica para publieditoriais, ou, apenas usar uma tag que mostra aos leitores que essa publicação se trata de uma publicidade. 

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Posts em redes sociais

Por fim, encontramos os posts em redes sociais, que por conta dos portais de notícias contarem com uma vasta quantidade de seguidores, também são uma excelente opção para formatos de anúncios. 

Isso é justificável pois as pessoas acompanham costumam acompanhar esses perfis, como no Twitter, Facebook e Instagram, para que estejam sempre informados sobre o que acontece na sua região, estado ou até mesmo no mundo.

Logo, procurar fazer publicações nessas redes sociais com anúncios das marcas parceiras é uma outra alternativa para aumentar a lucratividade em seu jornal. 

Afinal, você também pode estar impulsionando os posts com uma verba pequena para conseguir alcançar mais pessoas

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Quanto cobrar pelos anúncios do seu jornal digital?

Bom, para negociar e vender anúncios e espaços publicitários de forma justa em seu portal de notícias ou jornal digital, é possível adotar a mesma metodologia e estratégia da venda de anúncios em jornais impressos.

Portanto, além de ter um time de vendas bem equiparado e que saiba lidar com diferentes situações específicas, você vai precisar de:

  • Mostrar o valor dos anúncios: procure iniciar mostrando os valores individuais de cada formato ou crie uma tabela acessível que mostre os valores para cada tipo, tamanho, posição e localização de anúncios no seu site.
  • Oferecer pacotes de anúncios com descontos: para anunciantes que querem mais de uma opção, os pacotes definitivamente são uma excelente estratégia comercial, principalmente se acompanhados de descontos.

    Além disso, você também pode oferecer pacotes de anúncios que contemplem tanto seu site de notícias quanto seu jornal impresso, disponibilizando espaços por valores menores nos dois canais de comunicação e lucrando mais com isso. 
  • Ter um kit de mídia atualizado: o mídia kit é o famoso material informativo que mostra os diferentes valores de anúncios que serão comercializados, mas não somente isso, também inclui dados sobre o alcance dos seus materiais.


Diante disso, essa também é uma excelente estratégia para convencer mais anunciantes a “locar” um espaço para anúncio em seu portal de notícias. 

Ler mais: Checklist do portal de notícias: tudo o que você precisa para virar destaque no mercado da comunicação

Portanto, procure apresentar dados como o perfil do seu público leitor por sexo, idade, classe social, localização geográfica, entre outros.

Isso tudo ajuda a dar ainda mais valor em suas propostas e ajudar no quesito persuasivo de suas estratégias de vendas, aumentando as chances de venda de espaços publicitários no seu jornal digital. 

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Como preparar seu jornal digital para conquistar mais acessos a fim de aumentar o valor dos seus anúncios? 

Outro ponto importante para verdadeiramente ganhar dinheiro com anúncios em seu jornal digital ou portal de conteúdo, consistem em garantir um alto volume de visitas em seu site. 

Ler mais: Ferramentas para seu Portal de Conteúdo

Afinal, você precisa garantir resultados satisfatórios para que seus anunciantes continuem pagando pelo espaço. Diante disso, é necessário contar com uma quantidade alta de visitantes para que eles cliquem no anúncio e realizem as ações desejadas

Portanto, é preciso realizar algumas ações para garantir que seu portal de notícias receba um alto volume de tráfego orgânico e seus conteúdos sejam visualizados por mais pessoas. 

Conte com um design limpo

Contar com um design limpo em seu site de notícias é de grande importância. Ou seja, é necessário ter um fundo claro, preferencialmente na cor branca, para que assim os anúncios sejam entendidos com maior facilidade. 

Ler mais: 8 Dicas de Como Criar um Site de Notícias de Sucesso

E acredite, esse fator também é bastante levado em conta por anunciantes que desejam que seus anúncios chamem a atenção em meio a um ambiente mais neutro. 

Garanta um layout responsivo em seu site

Outro ponto importante é a necessidade da adoção de um layout responsivo para seu jornal digital. Isso pois nem todo mundo vai acessar seu domínio do mesmo dispositivo, seja ele desktop, mobile ou outro. 

Portanto, um layout responsivo é a garantia de que seu leitor terá acesso ao seu conteúdo e aos anúncios de forma plena e no tamanho correto para que sejam compreendidos. 

Ler mais: Seu Portal de Notícias é Responsivo?

Invista em aplicativos 

Como grande parte dos acessos em portais de notícias também são feitos por meio de dispositivos móveis, obter um aplicativo pode ser uma ajuda e tanto. 

Afinal, assim sua empresa facilita o acesso para essas pessoas, disponibilizando um aplicativo para leitura e, tendo como consequência, um aumento no número de leitores.

Adote técnicas de otimização de SEO

É fato que sem SEO o conteúdo provavelmente nunca será encontrado pelos seus leitores. Portanto, adotar essas táticas de otimização do mecanismo de busca do Google é mais do que uma necessidade na aquisição de novos usuários.

Assim, se você deseja uma grande quantidade de leitores para seu jornal digital, é importante aplicar essa otimização para que suas reportagens sejam encontradas logo de cara na primeira página das pesquisas. 

Conte com a ajuda da tecnologia 

Por fim, também é preciso atrair mais visitantes por meio de eficiência e resultado. Por conta disso, contar com a ajuda de softwares e soluções feitas especialmente para suprir as necessidades e curar as dores de empresas de comunicação também é uma excelente medida.

O SCAP, por exemplo, é uma plataforma que atende toda a demanda de jornais digitais ou impressos, possuindo mais de 40 módulos integrados e estando presente em mais de 100 empresas no país. 

Por meio dele, sua empresa pode contar com:

  • Pontos de venda, reparte, encalhe e venda. 
  • Anúncios, banners, edições, agências e representantes. 
  • Venda de assinaturas e materiais agregados.
  • Controle de ocorrências e retorno aos clientes.
  • E muito mais.

Conheça mais da plataforma de gestão para portais de notícia mais completa do mercado: 

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