Jornalismo digital e impresso: conquiste leitores nos dois canais

Jancler Capellete

Jancler Capellete

CAPA

O público lê cada vez mais no jornalismo digital. Por isso, muitas vezes você se pergunta se o jornal impresso estaria com os dias contados. Mas, não é bem assim, neste artigo explicaremos como é importante ter os dois. 

Antes de tudo, compreenda o cenário que circula o jornal digital online: o estudo do Reuters Institute Digital News Report, apresentou em 2021 que mais de 83% dos brasileiros se informam por canais digitais. 

Neste sentido, você deve acompanhar a evolução dos meios de comunicação, embora, precise lembrar que uma parte dos leitores prefere consumir suas informações no jornal impresso. 

Sendo assim, é importante manter os dois veículos de notícias para atrair todo o seu público. 

Além disso, conheça a história do jornalismo para entender o comportamento do consumo de conteúdo das pessoas ao longo do tempo. 

Depois, leia mais sobre esses tópicos: 

  • Amplie o alcance do seu conteúdo com a qualidade da escrita. 
  • Conheça as técnicas de produção de textos no jornalismo impresso e digital.
  • Identifique as vantagens de produzir no digital e compare com o jornalismo impresso. 

Estes assuntos serão desdobrados ao longo deste artigo, para que você não tenha mais dúvidas de como é importante estar presente em todos os canais de comunicação a fim de conquistar seu público. 

Continue lendo. 

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O jornalismo digital substitui o jornal impresso? 

Em primeiro lugar, essa sensação de que “o jornal impresso é coisa do passado” é falsa. Assim como, não podemos mais apenas replicar o conteúdo impresso no formato online. 

Afinal, até a década de 1990, o jornalismo digital, em sua grande maioria, nada mais era do que a digitalização das notícias que saiam nas edições impressas. 

Já atualmente, a distribuição de conteúdo na web precisa ser desenhada para abrigar múltiplos recursos (como imagens, vídeos, materiais em listas, entre outros) necessários para dinamizar a leitura do público. 

Em contrapartida, as notícias do jornal impresso não precisam deixar de existir em decorrência das inovações do jornalismo digital. 

As novas tecnologias e comunicações precisam ser vistas como mudanças para o próprio modelo de negócio de diversas empresas, essencial para se destacar, adaptar-se e distribuir conteúdo tanto no papel como nas telas.

Jornalismo digital ou impresso: por que escolher ambos? | Aspin

Evolução dos meios de comunicação 

O mundo acompanhou a expansão do jornalismo que começou no século XIX com a transformação da imprensa. 

E você deve perceber como no século XX surgiram novos meios de comunicação, como o rádio e a televisão. 

Da mesma forma, as mudanças continuam até o momento atual em que presenciamos a Era da Informação e do Conhecimento, que exigem reinvenções dos antigos veículos de comunicação. 

Contudo, há algumas maneiras de comunicar-se que dificilmente deixarão de existir. Sendo que, o jornalismo impresso é uma delas. 

As tendências surgem com as inovações, porém, nenhuma comunicação substitui a outra. 

Um exemplo disso foi quando inventaram o rádio, que fez com que a sociedade questionasse a eficiência da informação veiculada no papel. 

Como resultado, conforme os canais de comunicação são disponibilizados, conquistam leitores, como o jornal impresso, o rádio, a televisão, o portal de notícias online, entre outros. 

Além disso, evoluiu também a maneira de se fazer jornalismo. Sendo que, não foram só os veículos de transmissão da informação que foram revolucionados. 

Nos primórdios as informações tinham como fonte as estórias que as pessoas contavam. 

Assim, com o avanço do jornalismo, inúmeras questões surgiram para interferir na definição do que pode ou não ser considerado notícia.  

Com a evolução da concepção do que é considerado notícia, as informações foram enriquecidas com conteúdos sobre diversos assuntos que conhecemos hoje, como a política, os acontecimentos pelo mundo e muitos outros. 

Características do jornalismo

Primeiramente, foram criadas diversas formas de fazer jornalismo que são facilmente encontradas tanto no jornal digital quanto no impresso: 

  • Jornalismo de comunicação: colecionam ofertas e outras variedades com preferências do público-alvo. 
  • Jornalismo de transmissão: informam com fontes diretamente ao seu público. 
  • Jornalismo de opinião: constroem normalmente posicionamentos de cunho político. 
  • Jornalismo de informação: coletam e veiculam notícias sobre a atualidade. 

Com relação às produções de conteúdo jornalístico, também ocorreram mudanças nos processos de formulação da notícia, como:

  • Aceleração dos fluxos de produção: o público busca cada vez mais consumir rapidamente sobre atualidades. 
  • Alteração na disponibilização da notícia: os leitores querem variedade de canais para consumo de conteúdo, por isso, onde ele estiver, sua informação precisa estar.  
  • Constatação de busca por conteúdo multimídia: a geração atual de leitores, busca constantemente por formatos de conteúdos que possam ser facilmente lidos, como imagens, vídeos, listas, boxes. 
  • Transformação dos processos na coleta de informações: os produtores de conteúdo hoje em dia são amparados (para facilitar o trabalho e garantir a veracidade dos fatos) por dispositivos eletrônicos como vídeo e áudio para coletar dados. 
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Jornal digital 

Primordialmente, o leitor de jornais digitais quer informações que possam ser consumidas em poucos minutos. 

Como resultado, portais de notícia divulgam diariamente conteúdos a fim de prender a atenção do leitor. 

Por isso, muitas vezes alguns jornais digitais deixam de apurar com profundidade a veracidade dos fatos antes de publicar.  

As consequências disso, são as fake news, informações falsas disseminadas na internet que causam muitos prejuízos para os leitores e impactam na credibilidade dos portais. 

No entanto, o jornal digital apresenta uma série de benefícios, entre eles está a facilidade de atualizações que podem ser feitas em materiais já publicados. 

Além disso, a leveza do conteúdo em frases curtas e simples, facilitam a compreensão dos leitores.

O uso de links é mais um recurso muito utilizado, para fazer o público transitar por temas similares ou complementares à notícia que leu no seu jornal. 

Por isso, também o título geralmente é chamativo para prender a atenção das pessoas, mesmo que com poucas palavras. 

Dessa forma, depois, se os leitores quiserem buscar pela mesma notícia em um veículo impresso, provavelmente irão localizar com facilidade mais informações sobre o assunto. 

Leia: FlipBook: as notícias do seu portal em formato jornal e revista

Jornal impresso

No material impresso o conteúdo se apresenta de maneira mais densa, porque são aproveitados os mínimos detalhes da apuração feita. 

O público que se interessa pelo jornalismo impresso, são pessoas que prezam pelo método tradicional de publicação. 

Do mesmo modo, pessoas que acreditam na autoridade e na veracidade do papel são adeptas a este modelo de leitura. 

Além disso, os leitores que por algum motivo não têm acesso às mídias digitais, identificam no jornal impresso, uma forma de se manterem informados. 

Bem como, não podemos esquecer das pessoas que priorizam os sentidos do leitor como a visão, o olfato e o tato durante a experiência de leitura, são aqueles que já criaram laços afetivos com o jornal impresso. 

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Por que ter um jornal digital e outro impresso?

A discussão apresentada pelo Secretário de Comunicação Magno Medeiros, revela vantagens nos dois veículos de comunicação: 

Algumas vantagens do jornal impresso

  • O papel é mais acolhedor. 
  • A experiência da leitura impressa é mais tradicional. 
  • Esse jornalismo conquista o público que não navega nas mídias. 

Algumas vantagens do jornal digital 

  • A difusão de informações pela internet ocorre em tempo real, o que traz ganhos de velocidade para a leitura. 
  • A versão digital permite acesso online às edições passadas. 
  • O jornalismo digital permite a presença de multimídias. 
  • Pode ser acessado em diversos dispositivos desktop e mobile,  o que favorece a acessibilidade e usabilidade. 

Principalmente, o jornal digital é visto com praticidade pelo seu público. Antes, as pessoas precisavam ir até uma banca ou pagar por uma assinatura para ter seu jornal entregue em casa. 

Atualmente, basta ter um jornal no celular para ficar bem informado a qualquer hora, de forma rápida e fácil.

Além disso, embora as vantagens de publicar em jornais digitais sejam grandes, a qualidade e peculiaridades do jornal impresso também não podem ser deixadas de lado. 

Existe boa parte do seu público com fascínio pela publicação impressa. Portanto, esse tipo de mídia ainda é muito próspera para veicular seus conteúdos.  

Sob o mesmo ponto de vista, sabemos que o jornal impresso já sobreviveu à televisão, ao rádio e com certeza vai continuar conquistando leitores ao lado do jornalismo digital. 

Como se deve apurar as notícias 

A necessidade de publicar notícias rapidamente faz com que o processo de apuração jornalístico precise ser otimizado. 

No entanto, há etapas que precisam ser feitas como preparar a pauta, elaborar as perguntas de entrevistas, editar e publicar as matérias. 

Este seria um roteiro, com  base em uma matriz de critérios que um jornalista segue na apuração das notícias: 

  • Consulta em mais de uma fonte os dados referentes ao fato. 
  • Pesquisa além das informações oficiais. 
  • Utiliza da veracidade das informações coletas por meio de entrevistas 
  • Organiza uma pauta própria. 
  • Contextualiza os fatos. 
  • Realiza o cruzamento e confrontamento de dados e pontos de vistas. 
  • Usa elementos de descrição e narração pormenorizados. 
  • Cria insights para fugir dos textos tradicionais. 

Neste sentido, a construção de um “ponto de partida” e essa sequência de atividades que precisam ser realizadas, são determinantes para avaliar o grau de apuração e a qualidade do conteúdo. 

Leia: Jornalismo de dados e a qualidade da notícia 

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A escrita da notícia no impresso e no digital

O Manual de Redação do Jornal Folha de São Paulo (2005) destaca como o conteúdo precisa ser produzido no jornal impresso: 

  • Apresente as notícias inéditas antes das já publicadas. 
  • Tenha conteúdos improváveis porque atrai mais o público do que a notícia esperada. 
  • Afete as pessoas com materiais que interessem a elas. 
  • Instigue o apelo por meio da curiosidade do público. 
  • Gere empatia com textos em que os leitores se identifiquem pelos personagens ou situações. 
  • Priorize fatos da região geográfica do leitor, pois quanto mais próximo da notícia a pessoa está, mais importante será o conteúdo para ela.  

Por outro lado, na escrita do jornal digital o desenvolvimento das produções textuais necessitam agregar mais recursos proporcionados pelas tecnologias:

  • Possibilite conteúdos interativos para aumentar o engajamento do público com as produções. 
  • Escreva de forma não linear, com blocos de informações ligados a palavras, partes de um texto ou, por exemplo, imagens. 
  • Proporcione um conteúdo original e de qualidade, com uso de referências que aprofundam os assuntos com textos adicionais. 
  • Atualize seus conteúdos com periodicidade para criar a ideia do público estar informado instantaneamente. 

Conte com uma plataforma para aumentar sua audiência 

Definitivamente, compreendemos que a tecnologia e a expansão do fluxo de informações transforma a sociedade diariamente. 

Agora, os leitores não precisam mais sair de casa para saber os fatos da sua região, ou mesmo de outros lugares do mundo. 

Mas, é preciso entender que o público quer consumir o jornalismo digital e impresso quando ele quiser. 

Os leitores gostam de ter opções de canais com conteúdos de qualidade, para escolher o que faz mais sentido no momento que estiverem lendo. 

Por isso, conte com a Aspin para te ajudar a expandir suas produções de conteúdo digital e impressa. 

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