Jornalismo Multimídia

Jornalismo Multimídia: a Reinvenção da Notícia

Portais de notícias estão, hoje em dia, diante de uma nova revolução na maneira de se comunicar com sua audiência. É o impacto direto da transformação digital, que fortaleceu ainda mais o jornalismo multimídia.

Afinal de contas, usamos soluções digitais muito mais do que a mídia impressa tradicional. E isso impacta diretamente na forma com a qual os veículos de comunicação se relacionam com o seu público-alvo.

Veja aqui, então, o que é a nova cara do jornalismo e como você deve implementar essa revolução na sua marca!

O que é o Jornalismo Multimídia?

Esse tempo já foi áureo, e ainda existe, mas se tornou menos conveniente desde o advento tecnológico e digital: a época em que as pessoas acessavam diferentes mídias para obter acesso a diferentes tipos de conteúdo.

As qualidades do rádio, os diferenciais da televisão, a mídia impressa e a sua abrangência de particularidades… Com o jornalismo multimídia, contudo, foi possível reunir isso tudo em um só lugar.

Hoje, portais de notícias têm a opinião dos colunistas, a voz dos radialistas em podcasts, vídeos de qualidade, mídias ilustrativas (e interativas) e ainda pode se expressar e dialogar com outros visitantes do portal — basta ir às redes sociais desse veículo de comunicação.

Não é à toa que a mídia precisou se reinventar no contexto da Era Digital. O jornalismo multimídia é uma resposta à altura, inclusive.

Qual é a Importância do Jornalismo Multimídia?

O mundo inteiro está conectado, atualmente. Isso, por si só, já deveria inspirar os empreendedores a fazerem essa transição para o jornalismo multimídia.

Mas existem outros motivos para isso, e que podem causar impactos significativos no crescimento de um portal de notícias.

Por exemplo: os espaços publicitários são personalizáveis para que cada empresa anunciante receba a visita de verdadeiros clientes em potencial. Ou seja, o perfil médio de cada anunciante tem mais chances de ver um anúncio do seu interesse ao acessar um portal de notícias.

Complementarmente, cabe a esse portal estar inteiramente alinhado às melhores práticas do jornalismo multimídia. Entre elas, podemos destacar:

  • Adaptação a um estilo de conteúdo pensado para as mídias digitais;
  • Alinhamento com a forma de consumir conteúdo da sua audiência;
  • Procura por profissionais que entendam as mudanças do mercado, e saibam aplicá-las à sua própria bagagem profissional;
  • Ter tecnologias responsivas e que auxiliem, continuamente, no desenvolvimento do seu portal e jornalismo multimídia.

A transição para esse modelo que chegou para ficar é necessária. As mídias convencionais não “morreram”, é verdade, mas é visível o quanto a presença digital assumiu o protagonismo na sociedade do século 21.

E para você que está em busca de uma orientação próxima e completa para transformar em jornalismo multimídia o seu negócio, conheça a AspinNews — a plataforma da Aspin —, que proporciona toda a estrutura para que um portal de notícias necessita para produzir um conteúdo qualificado e em constante evolução com o que é (e ainda será) o jornalismo multimídia.

Quer saber mais a respeito? Fale com um de nossos especialistas!

Share this Post

Deixe uma resposta