SCAP e integração WhatsApp: oportunidade única para otimizar a experiência do seu cliente

Jancler Capellete

Jancler Capellete

CAPA

A transformação mercadológica dos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, tornou quase impossível a sobrevivência de qualquer empresa que não se relacione com seus clientes por meio da tecnologia. 

Assim, apresentamos a nova integração WhatsApp no SCAP, unindo a evolução da melhor plataforma para empresas de comunicação com um dos aplicativos de chat mais usados no mundo, o WhatsApp. 

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Só em 2021, o app alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos, o que deixa ainda mais claro o potencial da ferramenta para chegar até o seu lead ou cliente. 

Sendo assim, para que você possa compreender realmente a potencialidade desta integração, separei ao longo deste artigo no que ela consiste, quais os principais benefícios e as funcionalidades proporcionadas por esta automação WhatsApp. Acompanhe: 

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O que é automação do WhatsApp?

SCAP e integração WhatsApp: otimize a ux do seu cliente | Aspin

De forma direta, a automação do WhatsApp, ou melhor, a integração do WhatsApp em sistemas ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), é feita para que o mensageiro interaja de forma automática com os clientes da sua empresa por meio do Chatbot.

Assim, o robô é configurado para um determinado comportamento conforme as mensagens dos clientes. Por exemplo, imagine que um cliente entre em contato com um “boa tarde”, o chatbot entrará em ação com uma saudação e oferecerá uma lista de opções para realizar o autoatendimento. 

O que é o SCAP?

SCAP e integração WhatsApp: otimize a ux do seu cliente | Aspin

O SCAP pode ser definido como o ERP ideal para empresas de comunicação, como jornais (impressos ou digitais), revistas, blogs, portais de conteúdo, entre outros. 

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Afinal, esta é a ferramenta ideal para quem quer tomar decisões com agilidade e precisão, contando com mais de 40 módulos integrados para:

Ou seja, por meio do SCAP, você centraliza grande parte da gestão da empresa de comunicação em um só lugar, dando adeus às planilhas e garantindo todos os benefícios da automação de processos. 

Além de sobrar mais tempo para focar em trabalhos mais analíticos, o SCAP também leva uma série de outros benefícios para o seu negócio, veja só: 

Principais benefícios do SCAP com integração WhatsApp

SCAP e integração WhatsApp: otimize a ux do seu cliente | Aspin

Agilidade e escalabilidade no atendimento

Entre as principais vantagens de contar com a automatização, com toda certeza está a agilidade. Afinal, o SCAP se destaca por facilitar a tomada de decisão, portanto, o acesso aos dados fica mais simples.

Sendo assim, o acesso a informações estratégicas e que contribuem para tomadas de decisão certeiras é mais fácil

Além disso, diante da agilidade das informações centralizadas e das mensagens automáticas, o atendimento na sua empresa é ampliado. Assim, é possível atender, promover engajamento, entregar serviços e outras atividades de forma automática e com disponibilidade 24/7, sem a necessidade de um operador. 

Estreitar relacionamentos com o cliente

Cerca de 96,4% dos usuários das redes sociais, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, assim, os brasileiros, quase que em sua totalidade, são habituados a usar o app rotineiramente. 

Ou seja, isso abrange desde conversas pessoais até tomadas de decisões sobre comprar ou não determinados serviços e produtos. Portanto, interagir com seus clientes por meio desta plataforma é uma maneira de estreitar relacionamentos e manter o contato ainda mais familiar e humano. 

Histórico

Contar com histórico de conversas, backups e métricas que tornam o atendimento e suporte ao cliente ainda mais fáceis, rápidos e práticos, além de possibilitar um melhor direcionamento para uma experiência do cliente aperfeiçoada.

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Redução de custos

Pode parecer meio óbvio, mas com a adoção da integração WhatsApp + SCAP, sua empresa passa a reduzir custos, principalmente nos setores de atendimento e suporte.

Afinal, é possível diminuir o quadro de funcionários necessários com a automação, ou ainda, direcioná-los para funções mais estratégicas e analíticas, aumentando a probabilidade de sucesso da empresa. 

Automatização

Pense que seu cliente necessita de acesso à segunda via do boleto, ao contar com o SCAP com integração WhatsApp, basta ele requerer via chatbot, que é enviado por mensagem de forma automática. 

Além disso, com a automação WhatsApp, outras inúmeras funcionalidades também são implementadas, veja a seguir as principais delas: 

O que o SCAP com integração WhatsApp proporciona para sua empresa?

SCAP e integração WhatsApp: otimize a ux do seu cliente | Aspin

Condições

  •  Processo só funciona integrado com Chatbots que utilizam a API Oficial do WhatsApp.

Integrações já disponíveis:

Assinantes

  • Encontrar um cliente e validar se tem assinatura ativa.
  • Registrar reclamação de entrega, validando diversas sub-rotinas (se teve entrega do impresso no dia, se permite ou não reposição devido ao horário, motivos de reclamação permitidos…). Ao final do processo, exibe protocolo ao cliente. Caso tenha reposição, permite disparar SMS ao cliente e também para distribuidor, indicando sobre a falha. Avisa o cliente por SMS quando o distribuidor resolver a pendência de reposição.
  • Permite reenvio de senha para assinaturas digitais.
  • Registrar suspensão de entrega.
  • Permite que o assinante acesse segunda via de boletos e notas fiscais
  • Permite que o cliente pague parcela em aberto com PIX (apenas ASPINPAY).
  • Permite que cliente altere o endereço de entrega.

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Bancas

  • Localiza bancas por CPF.
  • Permite que bancas imprimam segunda via de boleto.
  • Permite que bancas gerem atendimentos para.
    • Suspensão temporária.
    • Pedidos de aumento ou diminuição de reparte.
    • Divergência em cobrança.
    • Avisar/enviar comprovante de regularização de pagamentos em aberto.

Clube/Cartão do Assinante

  • Permite inserir atendimentos relacionados ao clube.
    • Esqueci minha senha.
    • Incluir dependentes.
    • Solicitação de cartão físico.

Cobrança de Clientes

  • Avisos de cobranças
  • Usa o módulo Régua de Processos do SCAP para configurar e parametrizar os disparos/envios de forma automatizada.
  • Mensagens são personalizadas com os dados dos clientes (nome, data de vencimento, código da assinatura, linha digitável).

Conheça o SCAP mais de perto e solicite uma demonstração para compreender as vastas oportunidades e possibilidades que este software oferece: 

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