Planos de assinatura: conheça os tipos e saiba como montar os seus

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Imagine a possibilidade de garantir as vendas e a lucratividade do seu negócio, fazendo dinheiro entrar no caixa de forma recorrente e descomplicada. Se sua empresa trabalha com a venda de produtos, imagine ter tudo isso e ainda não ficar com estoque parado.

Foi pensando em transformar esse sonho em realidade que muitas empresas começaram a adotar o modelo de plano de assinatura para oferecer aos seus clientes uma melhor experiência de consumo e assegurar as vendas.

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Neste artigo vamos explicar sobre os planos de assinatura e ensinar como planejar e montar um bom serviço desse tipo para fidelizar seu público. Acompanhe:

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O que são planos de assinatura?

Planos de assinatura são modelos de venda de produtos ou serviços que utilizam como base o pagamento recorrente para validar o acesso do cliente ao que a empresa está oferecendo.

Esse modelo é muito utilizado em negócios de prestação de serviços, como streamings e academias. Mas, sua presença já é notada em nichos de mercado diversificados, como livros, vinhos, cosméticos, entre outros.

Para o cliente, as assinaturas são muito mais proveitosas que a eventual compra isolada do produto ou serviço, pois o plano compreende também uma série de vantagens que o consumidor não teria acesso se fosse de outra forma, além de ter um valor muito mais em conta.

Aos que não estão familiarizados com o plano de assinatura, pode parecer contraditório oferecer uma gama de produtos maiores ou mais serviços por um preço menor do que a soma dos mesmos separadamente. Porém, há que se salientar que é justamente esse fator que chama a atenção do consumidor.

Além disso, os ganhos financeiros com os planos se dão com a quantidade de assinaturas. Ou seja, para quem está começando diretamente nesse negócio, tende a ser um rendimento a médio e longo prazo.

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Quais são os benefícios de oferecer planos de assinatura?

Planos de assinatura: conheça os tipos e saiba como montá-los | Aspin

Garantia de fluxo de caixa

É comum que os ganhos de uma empresa variem conforme a demanda dos consumidores. Dessa maneira, os planos de assinatura surgem como uma ferramenta para driblar essa instabilidade.

O maior benefício dos planos de assinatura para as empresas é justamente este: a garantia de que periodicamente o negócio vai receber dos seus assinantes, gerando fluxo de caixa seguro.

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Ter a certeza de que a empresa vai receber assegura os lucros e também possibilita a projeção financeira do negócio e o planejamento de investimento em melhorias no serviço oferecido e nas condições das assinaturas, fidelizando assim ainda mais clientes.

Maior comodidade para o financeiro da empresa

Manter o controle sobre as cobranças é um ponto que demanda muito tempo do departamento financeiro. Afinal, são vários clientes pedindo serviços diferentes. A organização precisa ser impecável, pois qualquer deslize pode se tornar um inconveniente para a empresa, ou até para o consumidor.

Atualmente é possível contar com plataformas que permitem gerenciar com facilidade os planos de assinatura da sua empresa, tirando a burocracia do caminho. A plataforma Aspin Easy é uma delas, que conta também com diversas outras funções para facilitar o controle das assinaturas do seu negócio.

Fidelização dos clientes

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Manter o público fiel à empresa é sempre um desafio para o gestor. Os planos de assinatura são uma excelente estratégia para ajudar a atingir esse objetivo.

Como os planos são geralmente cobrados de forma recorrente no cartão de crédito, o assinante não precisa se preocupar em realizar o pagamento, uma vez que ele é feito de forma automática.

Para a empresa, isso significa uma chance menor do cliente se desvincular do serviço, já que para isso ele precisa ser ativo e efetivamente entrar em contato e cancelar a assinatura.

Contudo, se o plano oferecer vantagens boas o suficientes, naturalmente o público perceberá que manter a assinatura é bem mais proveitoso e, consequentemente, se fidelizará.

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Controle de produção, distribuição e estoque

Para muitos negócios esse é um tópico que exige muito planejamento, afinal nenhum gestor deseja ficar com estoque encalhado. Com as assinaturas fica muito mais fácil controlar a produção, compra de insumos e a distribuição dos produtos, evitando desperdício de recursos e dinheiro.

Imagine o quanto um jornal que trabalha com modelo impresso, por exemplo, poderia economizar ao oferecer planos de assinatura.

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Quais são os principais tipos de assinatura?

Agora que já explicamos o que é e quais as principais vantagens de utilizar o plano de assinatura, está na hora de entrarmos na parte prática.

Planos de assinatura não são todos iguais. De fato, essa modalidade é tão flexível que a empresa pode basicamente montar e oferecer os planos que considera mais vantajosos para a sua realidade.

Geralmente alguns padrões se repetem, especialmente em relação à periodicidade do serviço e da cobrança. Isto é, de quanto em quanto tempo os clientes receberão o que estão comprando e de quanto em quanto tempo será cobrado deles pela assinatura.

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Plano anual

Os planos de assinatura anual são bem comuns no exterior. O pagamento é feito uma única vez e o cliente pode ter acesso ao serviço o ano todo. A principal vantagem desse tipo de plano é que a empresa recebe o montante de um ano todo de serviço de uma única vez.

Plano semestral

Este é o meio-termo entre o plano anual e o mensal. Geralmente é preferido por clientes que desejam garantir o acesso ao serviço por mais tempo, sem necessariamente se comprometer com um ano todo de fidelidade.

Plano mensal

O plano mensal é o que mais se adaptou ao mercado brasileiro, talvez porque o público já estivesse acostumado com a ideia de “mensalidade”. Nesse tipo de plano é interessante que a assinatura ofereça a entrega de forma recorrente ao longo do mês, caso contrário não valerá a pena para o cliente se tornar assinante para receber o produto uma única vez do mês todo.

Para um jornal, por exemplo, oferecer o plano mensal pode ser uma boa alternativa, pois o “produto”, que no caso são as notícias, são publicadas no mínimo uma vez ao dia. Ou seja, há frequência suficiente para que o cliente possa aproveitar dos benefícios da assinatura.

O maior atrativo desse tipo de plano para os assinantes é o valor, que costuma ser menor, diluindo o quanto ele gastaria no plano anual ao longo dos meses. Outra vantagem é a possibilidade de cancelamento rápido sem perder o que foi investido, diferente do que seria em um plano anual.

Leve tudo isso em consideração ao pensar nos planos que deseja oferecer.

Como montar seu serviço de assinatura?

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Estude seu público-alvo

O primeiro passo para montar planos de assinatura que cumpram de fato seu objetivo é estudar a fundo o público da sua empresa. Quem consome seu produto ou serviço? Qual a faixa etária? Quanto ganham, em média? Que tipo de conteúdo consomem?

Todas essas perguntas são fundamentais, pois nortearão a elaboração dos planos, que inclui quais serviços serão oferecidos, vantagens adicionais, preços, entre outros pontos.

Elabore os tipos de planos que serão oferecidos

Conhecendo bem seu público-alvo, pense em planos de assinatura que sejam possíveis para sua empresa, enquanto sejam vantajosos para os clientes.

Calcule quanto será o custo de produção, envio e ainda a margem de lucro. Não se esqueça de embutir no custo do serviço o quanto será gasto com necessidades adicionais do seu negócio, como marketing, contabilidade, impostos, etc.

Já falamos a respeito dos tipos de plano baseados em periodicidade, como anuais, semestrais e mensais. Fora esses, é possível explorar outras modalidades de assinatura, como os planos básico e premium, por exemplo.

A vantagem dessa forma de trabalhar as assinaturas é o aumento de opções para os clientes, que podem escolher o plano que se ajuste melhor às suas possibilidades.

Todas as pessoas estão sujeitas a flutuações em seus gastos particulares.

Oferecendo opções com diferentes preços, sua empresa permite que o assinante continue sendo um cliente migrando para o plano mais básico, evitando perdê-lo no caso dele enfrentar alguma necessidade de ajuste em suas contas pessoais.

É importante salientar que, nesse caso, o plano de valor mais elevado precisa apresentar vantagens relevantes para o público. Sejam brindes, conteúdos adicionais, acesso ilimitado a uma plataforma, entre outros. Vai depender do nicho que sua empresa trabalha e do que é possível ofertar.

Ofereça opções de pagamento

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Este é outro ponto importante. Trabalhar com diferentes formas de pagamento é essencial para que você possa conquistar mais assinantes, tendo em vista que as preferências sobre o tipo de pagamento variam bastante.

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Uma das grandes vantagens do plano de assinaturas para quem oferta é o pagamento recorrente. Felizmente hoje existem diversas formas de trabalhá-lo de forma prática e segura para quem compra e para quem vende. Os destaques são:

  • Pix: simples e rápido, o Pix garante segurança e agilidade para que o assinante possa aproveitar os benefícios assim que fizer seu cadastro.
  • Cartão de crédito: também é um método rápido e muitas vezes o preferido pelo público. A renovação é feita automaticamente, garantindo praticidade para o cliente e a segurança de pagamento para a empresa.
  • Boleto bancário: atualmente poucos preferem esse modo de pagamento, mas vale a pena oferecê-lo para garantir opções e a comodidade do assinante.

    Apenas se atente às taxas referentes à geração do boleto. É interessante deixar esse valor explícito no fechamento da assinatura para que o cliente saiba que a quantia a mais que está sendo paga é relativa a essa taxa.

Planeje a logística

Caso seu serviço precise de entrega física, pensar na logística também é um passo fundamental. Se sua empresa não pode contar com uma frota própria, faça um orçamento com transportadoras de confiança e certifique-se de que elas ofereçam garantias. Uma entrega não realizada dentro do prazo prometido pode lhe custar um assinante.

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Pense na comunicação

Para atrair assinantes, o segredo está no marketing. Planeje sua comunicação tendo em mente aquelas informações coletadas do seu público-alvo para garantir que ele seja impactado da forma correta.

Ao se comunicar, destaque os benefícios para os assinantes e foque nos pontos fortes do produto, bem como seus diferenciais em relação ao mercado.

Lembre-se também de que uma comunicação efetiva, além de qualidade, requer frequência e paciência. Então um planejamento de médio prazo seria o mais indicado para quem está começando agora.

Facilite a gestão das assinaturas

Gerenciar os pagamentos, o acesso dos assinantes, as entregas, entre tantas outras coisas, pode facilmente sobrecarregar uma equipe. Por isso, busque plataformas que auxiliem na gestão. Elas são um investimento que definitivamente vale a pena.

A Aspin Easy é um software completo para gerenciar assinaturas, contando inclusive com relatórios estratégicos para o seu negócio, como evolução de vendas, por exemplo.

A solução da Aspin Tecnologia também abrange a comunicação com os assinantes, auxilia na administração dos pagamentos, controle de estoque e muito mais.

Tudo isso em uma interface intuitiva e fácil de mexer. A Aspin Easy conta com um layout responsivo que permite que o gestor trabalhe no computador, tablet e até mesmo no celular.

A segurança da empresa e dos clientes também é uma prioridade. As informações ficam armazenadas no sistema de nuvens, que permite acessibilidade ao mesmo tempo que assegura a integridade dos dados.

Saiba mais sobre a Aspin Easy veja como ela vai ajudar sua empresa:

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