Mídia kit: entenda como esse documento atrai mais clientes e parceiros para o seu portal

Jancler Capellete

Jancler Capellete

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A apresentação comercial por mídia kit atrai mais vendas com anunciantes para o seu portal. Esta ferramenta funciona como aliada para você ter mais autoridade no nicho em que atua e destaca o seu negócio da concorrência.

Primeiramente, saiba que este material é até mesmo utilizado por grandes emissoras de televisão, como a Globo, para aumentar os anúncios em seus programas como o Big Brother Brasil. 

Sendo que, na 22ª edição, as marcas chegaram a pagar R$ 92 milhões, 17% a mais do que no ano anterior para aparecer no programa em ações dentro da casa ou durante os intervalos. 

Uma pesquisadora de Comunicação da Instituição ESPM de São Paulo, revelou que o mídia kit oferecido pela emissora, ou seja, os planos comerciais, exploram propostas cada vez mais altas de cotas de investimento. 

Dessa forma, o documento atrai os anunciantes para direcionar a verba de comunicação para contratos milionários. 

Este é um exemplo de monetização de publicidade em tempo real. 

Porém, você pode criar estratégias com o mídia kit para atrair anunciantes dentro do seu portal conteúdo. 

Nesse sentido, apresente seus serviços, demonstre a influência do seu site e os bons resultados que a sua marca proporciona na internet. 

Para te ajudar a detalhar as informações, preparamos este material completo com estratégias certeiras para construir seu mídia kit. 

Continue a leitura. 

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O mídia kit é sua porta da frente para anunciantes e parcerias 

Este material é um documento curto, porém completo, que apresenta todos os dados essenciais sobre a sua marca. O mídia kit pode ser feito de diferentes formas, mas, o ideal é que seja uma seção de visibilidade dentro do seu portal. 

Primordialmente, o mídia kit não pode ser um portfólio comum ou uma apresentação genérica da empresa, se o seu desejo é aumentar suas vendas com a monetização do portal. 

Neste sentido, isso só prova como o mídia kit precisa ser atrativo para os visitantes do seu portal, com os dados certos:

  • Fale sobre os seus dados gerais e de contato. 
  • Coloque seu público-alvo. 
  • Detalhe os tipos de conteúdos que veicula. 
  • Mostre alguns números sobre sua audiência e desempenho. 
  • Oferte possibilidades de parceria, como os tempos e formatos de anúncio. 

Ou seja, com tantos concorrentes na internet, é imprescindível utilizar todas as informações que você possui para se destacar. 

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre a real importância de ter um mídia kit, ao longo deste artigo mostraremos os benefícios deste material. 

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para vender espaços para anúncios em seu jornal digital. 

Mídia kit: uma ferramenta poderosa para monetizar seu site | Aspin

Potencial da ferramenta na publicidade digital 

Em primeiro lugar, quando você cria um portal de conteúdo, é necessário provar para o seu público a eficiência do seu trabalho. Além disso, um mídia kit bem feito consegue transformar a sua presença digital. 

Um pesquisador de Comunicação Social da PUC-Rio, confirmou em seu estudo que o Mídia Kit de 2018 da Revista Capricho, por exemplo, moldou o seu público, sendo que o site foi considerado o maior entre os que produzem conteúdo para jovens na América Latina. 

Além disso, a partir dessa ferramenta a Capricho alcançou mais de 4 milhões e meio de visitantes únicos e a página do Facebook coleciona mais de 7 milhões de fãs. 

Nesse sentido, a consolidação da sua marca, as publicações de qualidade, a mídia kit e outros fatores contribuem para a sua empresa ser reconhecida.

Além disso, esta apresentação ajuda a fazer uma proposta a um cliente, ou a fechar uma parceria, pois facilita a dinâmica e entendimento sobre os seus dados e atrai o público por meio do seu posicionamento de mercado. 

Outro fator importante, é que já não é segredo para ninguém como o marketing e publicidade têm se tornado instrumentos indispensáveis, sobretudo, na esfera digital. 

A E-marketer ainda reforça que, globalmente, estima-se um aumento de 61,9% no investimento com publicidade digital até 2024. 

Isso também quer dizer que, o seu portal precisa acompanhar os esforços daqueles que buscam pela presença digital e o mídia kit é considerado uma estratégia poderosa no ambiente da publicidade. 

Bem como, ter um documento de forma simples, visual e criativa que apresente os seus serviços é a melhor maneira de divulgar sua proposta de valor. 

Leia: A Publicidade Digital e os Portais de Notícias. 

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Vantagens do mídia kit no portal de notícias 

A princípio, podem ser utilizados diversos formatos para a construção do media kit, desde que você demonstre a criatividade, a relevância de dados e a personalidade do seu portal de conteúdo por meio do material. 

Confira algumas vantagens do mídia kit:

  • Garanta praticidade: transmita de maneira rápida a essência do seu portal em uma única seção, com objetivos claros dos seus serviços para parceiros e clientes.
  • Tenha mais profissionalismo: encurte longas reuniões e evite que as pessoas precisem procurar pelos seus dados. Com somente uma apresentação, você demonstra que é profissional e respeita o tempo valioso de todos. 
  • Melhore o custo-benefício das pessoas: como já citamos, o mídia kit poupa o tempo de todos, por meio de uma leitura dinâmica e simples sobre os serviços que você oferece. 
  • Promova divulgação espontânea: essa é uma das melhores vantagens, pois a partir da sua dedicação em criar uma apresentação no portal, o próprio material representa um trabalho contínuo de divulgação sobre a marca. 

Dessa forma, a apresentação vai muito além do que um simples portfólio. O material é resultado de uma pesquisa minuciosa sobre o seu negócio, a performance do seu site e os seus dados de atuação. 

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Produção do material no seu site 

Na sua apresentação, todas as informações precisam ser relevantes para os clientes e parceiros. 

Assim, como primeiro passo, realize um levantamento sobre os dados da sua marca. Entre as pesquisas que devem ser consideradas estão: 

  • Surgimento da marca: conte um breve relato sobre a sua empresa. 
  • Missão, Visão e Valores: tenha os seus objetivos claros e definidos. 
  • Cobertura: fale sobre a localidade que o seu portal atua com suas atividades. 
  • Formato: reforce o valor dos materiais que o seu portal produz. 
  • Estatísticas sobre o alcance: colete e mostre dados que comprovem os seus resultados digitais. 
  • Hábitos do público: cite as características específicas de consumo dos seus leitores. 
  • Disponibilidade de pontos: mostre os espaços disponíveis para veicular os anúncios do cliente. 

Além disso, as métricas e análises recentes, como o tempo que um visitante fica na sua tela, a localização demográfica dele, grade de horários e níveis de engajamento, são dados que diferenciam ainda mais o seu mídia kit. 

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Construção do mídia kit 

Conforme compreendemos, uma excelente apresentação precisa de elementos estratégicos para persuadir um cliente ou parceiro em potencial. 

Desse modo, para construir o seu modelo de mídia kit, comece por este check-list de boas práticas sobre o conteúdo: 

  • Fale sobre a sua área de atuação: atraia mais anunciantes e clientes, com abordagens de como funciona o mercado digital dos portais e quais são os resultados que a sua marca pode gerar. 
  • Evidencie sempre o seu público-alvo: os dados sobre o seu público leitor são muito importantes, por isso, faça uma descrição detalhada com a procedência dos visitantes nas suas páginas, o gênero, a média de idade, a localização e os interesses da sua persona. 
  • Exponha os seus diferenciais: enfatize as suas conquistas, as capacidades e ferramentas que diferenciam a sua marca. Dessa forma, outras pessoas podem enxergar o seu portal com um valor único. 
  • Tenha o melhor visual na sua mídia kit: lembre-se que o visual é tão importante quanto as informações. Portanto, estabeleça um padrão, além disso, evite elementos destoantes que prejudiquem a experiência do usuário. 
  • Revise o documento: verifique a organização dos dados ao finalizar a apresentação. Esta última boa prática é essencial para observar se os assuntos estão agrupados de maneira coesa e de fácil compreensão para quem lê. 
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Conte com tecnologia especializada

Por fim, entende-se que o mídia kit é necessário no seu portal para gerar mais rentabilidade por meio da facilidade de comunicação. 

Com todas as informações apresentadas, você percebeu como é importante ter os dados do seu negócio dessa forma para divulgação? 

Analise seu público e conquiste com as informações certas dentro de um material chamativo, para colher frutos como o aumento das suas vendas. 

Para te ajudar com esta estratégia de mídia kit conte com a Aspin. 

Temos uma solução completa para controlar a sua publicidade digital, conteúdo pago e parcerias estratégicas para rentabilizar sua operação online. 

A Aspin News proporciona essas ferramentas e muitas outras que transformam o seu site em um portal de notícias de destaque. 

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