Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS): por que potencializar sua produção de conteúdo digital?

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Conforme a HubSpot, 82% dos profissionais de marketing investem ativamente em marketing de conteúdo. Assim, somando blogs com outros conteúdos web como portais e jornais digitais, dá para imaginar a quantidade de informações, notícias e outras matérias que lotam o ambiente online?

Diante disso, mesmo que o número mude a cada minuto, já passamos o marco de 1 bilhão de sites no mundo, segundo a NetCraft. Ou seja, a concorrência para produtores de conteúdo definitivamente está a todo vapor

Portanto, uma das principais dificuldades em se destacar no mercado está em ir além do básico, fazer mais do que otimização SEO para um bom ranqueamento. Mas como fazer isso? 

Bom, entre as principais coisas que podem acabar afetando a qualidade de sua produção de conteúdo digital está a falta de conhecimento técnico para criar e gerenciar suas páginas e conteúdos

Ler mais: Produção de conteúdo digital: 9 dicas para ter mais leitores

É aí que o Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS) aparece como uma solução definitiva para esse problema. Caso você não saiba o que ele é, não se preocupe, reunimos as principais informações sobre o assunto neste artigo. Acompanhe: 

O que é um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS)?
Quais são os benefícios de um Sistema de Gestão de Conteúdos?
Quais são as principais funcionalidades de um Content Management System?
Como um CMS funciona? 
Por que seu portal de conteúdo deve adotar um Sistema de Gestão de Conteúdos? 

CTA

O que é um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS)?

Do inglês, Content Management System (CMS), o Sistema de Gestão de Conteúdo nada mais é do que um software online feito para colocar um site no ar de forma prática e rápida

Porém, não é apenas isso, seu grande diferencial está em possibilitar o gerenciamento de conteúdo dinâmico de forma fácil e intuitiva. Ou seja, fica ainda mais simples de manter sites com logs, lojas virtuais e outros tipos de sites que precisam ser atualizados de forma constante

Imagina ter de fazer atualizações semanais ou, pior ainda, diárias. Tudo de forma manual. A quantidade de horas perdidas apenas nisso definitivamente afetaria sua produtividade de produção de conteúdo ou de qualquer outra função que você desempenhe

Portanto, o CMS é a solução ideal para todos os produtores de conteúdo que precisam de um site que não seja feito para ficar no ar por pouco tempo e necessite de atualizações periódicas de conteúdos ou produtos

Quais são os benefícios de um Sistema de Gestão de Conteúdos? 

Muitos são os benefícios que um Sistema de Gestão de Conteúdos pode levar para os produtores de conteúdo, principalmente para aqueles que não possuem renda suficiente para contar com um desenvolvedor web. 

Melhor colaboração e organização entre equipes

Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS): o que você precisa saber | Aspin

Com o uso de um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS), vários colaboradores podem ajudar e publicar conteúdos. Afinal, com suas funcionalidades de gerenciamento de fluxo de trabalho, armazenamento de conteúdo e programação, fica muito mais fácil colocar tudo em ordem.

Além disso, os CMSs de navegador podem ser acessados de qualquer lugar, o que permite que pessoas de diferentes lugares possam colaborar em projetos de conteúdo no mesmo site, no mesmo sistema e na versão mais atual. 

Ou seja, não há necessidade de enviar arquivos para cada pessoa.

Programe de forma fácil, intuitiva e automatizada com CMS

Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS): o que você precisa saber | Aspin

Aqui os usuários não precisam saber programar em HTML ou CSS. Portanto, não importa o nível de habilidade, todos os usuários da sua empresa — seja um jornal, revista ou portal de conteúdo — podem acessar a ferramenta e publicar conteúdos sem preocupação. 

Isso, pois o Sistema de Gestão de Conteúdo permite o upload de conteúdos em seu site e atualizá-los por meio do editor.

Ferramentas de otimização de conteúdo com plug-ins e SEO

Para aqueles que querem melhorar seu SEO e aumentar o tráfego orgânico do seu site, os Content Management System possuem plugins e outras ferramentas de otimização capazes de melhorar seu ranqueamento nas buscas. 

Ler mais: Ferramentas para seu Portal de Conteúdo: tudo o que você precisa para potencializar seu negócio 

Além disso, essas funcionalidades podem incluir recursos para a interface front-end para incluir títulos, tags “meta” e tags “alt” às suas páginas

Maior produtividade em sua produção de conteúdo digital com um Sistema de Gestão de Conteúdo  

Não é novidade que a automação e digitalização de processos diminui o tempo das tarefas e aumenta a produtividade das equipes. Com um CMS não é diferente. Assim, os produtores de conteúdo podem focar mais na qualidade de suas escritas

Quais são as principais funcionalidades de um Content Management System? 

Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS): o que você precisa saber | Aspin

Com a plataforma de conteúdo certa, é possível contar até mesmo com funcionalidades que vão além de um Sistema de Gestão de Conteúdo comum

A AspinNews, por exemplo, é o CMS da Aspin que abrange muito mais do que a produção de conteúdo, ajudando também na rentabilização, entre outras coisas com seus diversos módulos. Veja só: 

  • CMS: abrange toda a produção de conteúdo para matérias, fotos e demais ativos digitais.
  • Portais: consultoria digital para organizar editoriais, espaços publicitários e customizações de layout.
  • Paywall: solução de paywall que utiliza as técnicas mais avançadas globalmente para constar assinantes em seu conteúdo.
  • E-commerce: loja virtual para a comercialização de assinaturas, combos e venda de materiais com Central de Relacionamento integrada.
  • Flip Book: disponibilização de opção de leitura a réplica da edição impressa de forma gratuita ou por meio de assinatura.
  • Inventário digital: controle de publicidade digital, mídia programática, conteúdo pago e parcerias estratégicas para rentabilização.
  • Projetos Google: apoio tecnológico e processual em projetos do Google como Destaques, Local Lab, News, entre outros. 

Ler mais: Como monetizar sites, blogs e portais de conteúdo para ganhar dinheiro? 

Como um CMS funciona?  

Para portais de conteúdo, jornais ou revistas, o público está sempre a espera de novas notícias ou assuntos, levando a uma produção de conteúdo constante e num ritmo maior.

Ler mais: 8 Dicas de Como Criar um Site de Notícias de Sucesso

Porém, esse processo de criação é difícil e, para cada novo conteúdo, seria necessário criar toda a estrutura técnica da página e, para piorar, cada atualização teria de ser feita de forma manual

Portanto, é possível imaginar o quão esse trabalho seria caro e exaustivo para suas equipes. Assim, é aí que surge o CMS, um software livre, criado e divulgado por programadores profissionais para que as pessoas possam criar seus sites, blogs e demais opções de forma fácil e rápida

Ler mais: Google Analytics 4 (GA4): quais as principais mudanças para blogs, sites e portais de conteúdo? 

Dessa maneira, o usuário não precisa se preocupar com a parte técnica da criação de conteúdo. Só é necessário alimentar um banco de dados com as notícias e assuntos que deseja apresentar.

Por fim, todo o conteúdo é gerenciado de forma eficiente e a estruturação é feita para garantir um bom desempenho de cada página, uma boa experiência do usuário e diminuir a possibilidade de erros no futuro. 

Por que seu portal de conteúdo deve adotar um Sistema de Gestão de Conteúdos? 

Como você já sabe, o ambiente virtual também apresenta uma alta concorrência entre as empresas. 

Portanto, empreendedores devem sempre buscar por soluções e novas maneiras de melhorar seus sites, seus conteúdos, e fornecer recursos para manter uma boa gestão.

Assim, tudo isso é facilmente alcançado com um Sistema de Gestão de Conteúdos. O que você pode adquirir agora mesmo com AspinNews. Confira tudo o que nosso CMS vai agregar em seu negócio:  

CTA

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mercado de comunicação brasileiro