Guia de SEO para jornalistas: como ranquear seu portal de notícias no Google

Jancler Capellete

Jancler Capellete

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Quando falamos em jornalismo digital, é importante ter em mente que muitos aspectos diferenciam-se do jornalismo tradicional, o que leva a inclusão das técnicas de SEO para jornalistas na produção de conteúdo web, por exemplo. 

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Isso, pois além de preocupar-se se a matéria jornalística será bem escrita ou produzida, o jornalista também deve garantir que ela seja encontrada pelos leitores

Assim, o SEO e outras técnicas de webwriting foram introduzidas ao jornalismo digital, permitindo um melhor resultado para os portais de conteúdo e facilitando a atração de leitores para os respectivos sites e, consequentemente, tornando-os mais atrativos para anunciantes. 

Ou seja, o SEO e outras técnicas usadas no webjornalismo, são fatores que agregam valor às notícias e afetam diretamente o sucesso e a monetização do portal

Portanto, para poder te ajudar a levar sucesso para o seu portal de notícias, separamos ao longo deste artigo as principais informações sobre o SEO para jornalistas. Acompanhe: 

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O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou SEO, é a sigla inglesa para Otimização para Motores de Busca, ou seja, é um conjunto de técnicas e boas práticas para ranquear suas notícias e conteúdos o mais alto possível na página de resultados, preferencialmente nas primeiras posições. 

Isso, pois dificilmente as pessoas que pesquisam vão passar da segunda página, visto que as primeiras posições são tidas como as melhores opções para o que foi pesquisado, aumentando também a autoridade do site.

Dito isso, as técnicas de SEO podem ser divididas em 4, vejamos cada um deles e o que deve ser priorizado pelos jornalistas: 

SEO TécnicoSEO mais direcionado para a estrutura do site, ou seja, recebe mais a atenção de desenvolvedores e programadores. 
Porém, softwares CMS como o AspinNews e sistemas como o Google Search Console ajudam a auxiliar profissionais que não são desenvolvedores nesse meio. 
SEO On PageEste é o SEO mais direcionado para os jornalistas, visto que é nele que você se preocupa com elementos como texto, imagens e códigos. É aqui que, por exemplo, são aplicadas as técnicas de SEO na escrita da notícia, como o acréscimo de palavras-chave. 
SEO Off Page Refere-se a um conjunto de estratégias e técnicas que visam aumentar a autoridade do seu site na internet, melhorando sua reputação, gerando menções e conquistando mais backlinks para o seu site e seus conteúdos. Assim, também é um SEO de grande importância para a classe jornalista. 
SEO LocalPor fim, o SEO Local prioriza a localização geográfica para montar seu ranking de resultados nos buscadores. Ou seja, ele apresenta nas primeiras posições, resultados que estejam próximos ao lugar onde o usuário fez a pesquisa. Por conta disso, manter sua empresa cadastrada no Google My Business é fundamental. 

Para que serve o SEO no jornalismo digital?

Guia SEO para jornalistas: ranqueie seu portal de notícias | Aspin

As técnicas de SEO para jornalistas são as maiores aliadas na produção de conteúdo digital. Isso, pois quando são aplicadas com expertise, aumentam a visibilidade de notícias nos mecanismos de pesquisa e até mesmo a qualidade dos textos. Afinal, o SEO segue muito dos princípios básicos do webwriting para a criação de textos escaneáveis, relevantes e indexáveis

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Sem falar que atrai ainda mais leitores para o seu portal de notícias, o que é fundamental em textos jornalísticos que buscam alcançar o maior número de pessoas possível

Além de tudo isso, alguns outros pontos também reiteram a importância do SEO no jornalismo digital. Veja só: 

  • Escrita de notícias otimizadas para buscadores e mais atraente para leitores;
  • Melhora nas habilidades de escrita a redação com os fundamentos do webwriting;
  • Geração de oportunidades para comercializar ou monetizar o trabalho jornalístico na internet;
  • Obtenção de mais leitores nas notícias e mais visitantes nos sites;
  • Oportunidade de recebimento de renda passiva enquanto jornalista;
  • Construção de autoridade dentro de uma temática específica;
  • Aumentar as possibilidades de carreira no jornalismo;
  • Alcance global de audiência e combate a desinformação.

Como o SEO funciona?

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De forma breve, o SEO funciona mais ou menos nesta ordem: 

  1. O jornalista escreve um texto e publica em seu portal de notícias conforme as boas práticas de SEO, incluindo a palavra-chave principal do conteúdo e outras formas de otimização.
  2. Por meio do Googlebot, o Google varre a internet, encontra seu texto, analisa a qualidade e a estrutura, realizando então a indexação no banco de dados das pesquisas.
  3. Um usuário realiza uma pesquisa envolvendo sua palavra-chave no campo de busca do Google.
  4. Os algorítimos do Google analisam o banco de dados de sites e procuram por páginas que mais se adéquem e respondam ao conteúdo pesquisado.
  5. Por fim, o Google então forma uma SERP — página de resultados de pesquisa — com uma lista completa dos sites encontrados que são postos em um ranking de relevância.

Para compreender melhor como essas etapas funcionam, separamos a seguir como alguns de seus aspectos são realizados: 

Análise do Google (rastreamento)

É fato que a visibilidade do seu site está diretamente ligada ao ranqueamento de suas páginas nos mecanismos de pesquisa. Mas, como funciona este ranking?

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Bom, o Google usa algorítimos complexos que determinam qual conteúdo é mais relevante e valioso para os usuários da internet. Isso tudo por meio de muitos fatores envolvendo todos os 4 tipos de SEO, ou seja, se o conteúdo está escrito adequadamente, se seu site é bem desenvolvido, se sua empresa está próxima do usuário, entre outros. 

Por fim, para entregar esses resultados, o Google rastreará seu site, lerá as informações dispostas e exibirá elas de modo que correspondam da melhor maneira possível a intenção de busca do usuário. 

Indexação

Após o Google realizar sua análise, ou rastreamento, o Googlebot processa as páginas em um índice com todas as palavras encontradas e sua localização em cada uma delas. 

Aqui, também são processadas outras informações relevantes como os atributos e tags de conteúdo. Mas, há também conteúdos que não podem ser processados pelo Google, como os conteúdos em flash.

SERP (publicação dos resultados)

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Por fim, assim que um usuário do Google faz uma pesquisa que envolva as palavras-chave do seu texto, o cluster de máquinas do buscador procura em seu índice de páginas e entrega as que são relacionadas com a pesquisa do seu usuário. 

Assim, os resultados entregues são os que o algoritmo julga serem mais relevantes para a pesquisa do usuário, o que é determinado por mais de 200 fatores e elencado na SERP, a famosa página de resultados do Google. 

SEO para jornalistas: como fazer?

É preciso investimento de tempo e estudo para dominar as técnicas e boas práticas de SEO, de modo a colocá-las em uso eficientemente para garantir bons resultados. Mas, pare te ajudar, listamos a seguir as principais recomendações de SEO para jornalistas, acompanhe: 

Inclua palavras-chave em suas manchetes

Inclua em sua manchete ou título (H1) a palavra-chave destaque do texto, afinal, ela é a primeira coisa que as pessoas notarão ao encontrarem seu artigo, portanto, certifique-se que chame a atenção e inclua a palavra-chave principal.

Afinal, uma manchete excelente fará com que as pessoas cliquem em seu artigo e queiram lê-lo

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Distribua palavras-chave ao longo da notícia 

Outra coisa importante é acrescentar sua palavra-chave principal e outras palavras-chave secundárias no corpo do artigo, fazendo com que ele suba na classificação dos resultados de busca. Porém, faça isso naturalmente, do contrário, seu artigo será penalizado no ranqueamento. 

Torne o conteúdo da sua matéria escaneável 

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É um fato que a grande maioria dos conteúdos da internet não são lidos, mas sim escaneados, ou seja, os usuários costumam passar os olhos rapidamente para absorver as principais informações ou apenas a resposta para aquilo que procuram.

Assim, distribua seu conteúdo entre subtítulos (H2, H3 e H4) e entre listas e bullets, facilitando a leitura do usuário para permitir que encontre as informações que procura com rapidez. 

Escreva conteúdos interessantes e convincentes 

Mesmo com uma redação altamente otimizada, ela não terá sucesso caso o conteúdo seja “chato” ou “difícil de ler”. Portanto, procure escrever conteúdos e notícias interessantes e de forma convincente, que atraia o leitor a continuar e aumentar o tempo de permanência na página. 

Ler mais: 10 tipos de conteúdo para potencializar seu engajamento e alavancar resultados 

Aplique técnicas de webwriting em sua redação  

Por fim, ao escrever no jornalismo digital, escreva de acordo com suas técnicas. Ou seja, procure entender o que compõe o webwriting para aplicar em seu texto, como frases curtas, linguagem fácil de entender e com foco nas necessidades do leitor. 

Ou seja, é o oposto encontrado em escritas acadêmicas e muitas vezes no jornalismo tradicional. 

Mas, para otimizar ainda mais o SEO do seu portal de notícias e das suas matérias, você também pode contar com ferramentas, como os sistemas desenvolvidos pela Aspin especialmente para os meios de comunicação. Confira: 

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