Backlinks: utilize os benefícios desta técnica para alcançar a primeira página do Google

Jancler Capellete

Jancler Capellete

CAPA

Os chamados backlinks podem ser links externos ou internos e são muito importantes para os artigos. Sendo assim, é importante conhecer como esta estratégia oferece uma referência complementar ao leitor, enquanto potencializa o tráfego e a qualidade do seu portal

Para comprovar a importância de fazer links, o CEO da Backlinko especializada em treinamento de estratégias para SEO, revelou em uma pesquisa que os 3 primeiros resultados do Google recebem 75,1% de todos os cliques. 

Além disso, o estudo ainda aponta que o 1º colocado na página de buscas tem até 10 vezes mais chances de receber cliques do que quem está na 10ª posição. 

De maneira geral, o objetivo dos links internos e externos é de melhorar a experiência dos leitores, tornando-a completa e rica.

O insight valioso da Perficient Digital afirma que para o Google, os links têm praticamente a mesma importância que tinham em 2016, época em que eram fundamentais para o bom ranqueamento de sites. 

Mas, você sabe qual é a principal função e como fazer backlinks dentro do seu portal de conteúdo? 

Para te ajudar nisso, construímos este material pensando em estratégias certeiras de planejamento e construção para você fazer os melhores links no seu site. 

Continue a leitura para conferir. 

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O que é backlink: benefícios além de um simples link 

Pense nesta estratégia como uma conexão que interliga várias páginas, seja para o seu próprio portal ou páginas de pessoas e empresas distintas. 

Desta forma, os backlinks funcionam como uma indicação do seu conteúdo de qualidade para outro

Isso ocorre quando, dentro de um determinado assunto, aquela referência é essencial para enriquecer o tópico em questão. 

Confira mais alguns benefícios dos backlinks: 

  • Melhora a notoriedade da marca (Brand Awareness). 
  • Entrega a possibilidade de linkar mais informações atuais. 
  • Facilita a construção de relacionamentos. 
  • Qualifica e aumenta a referência do domínio. 
  • Aumenta as visitas do site. 
  • Potencializa as conversões para mais vendas. 

Bem como, os links também ajudam o Google a classificar as páginas do seu site na web para serem exibidas nos primeiros resultados. 

Nesta página do Google, há detalhes sobre o algoritmo desenvolvido por Larry Page e Serjey Brin que estrutura links na web, por meio do PageRank com otimização para buscadores e usuários conseguirem informações rapidamente. 

Um pesquisador da Universidade do Sul de Santa Catarina, também enfatiza como o algoritmo analisa os links: 

“O Google usa o PageRank para examinar todos os links disponíveis na web, em seguida, explora a correspondência de hipertexto, para determinar quais páginas são mais relevantes para a pesquisa específica que está sendo conduzida.” 

Ou seja, o algoritmo combina a importância geral e o valor específico para a consulta, colocando os melhores e mais confiáveis resultados em primeiro lugar. 

Ler também: Ferramentas para seu Portal de Conteúdo: tudo o que você precisa para potencializar seu negócio

Como usar links que aumentam o seu tráfego e autoridade? 

Backlinks posicionam seu portal na primeira página do Google | Aspin

Sobretudo com a intenção de estar nas primeiras posições do Google, os backlinks são posicionados como métodos imprescindíveis para dar início às táticas de otimização SEO. 

Nesse sentido, compreenda que o algoritmo inicial de buscas, passou por muitas atualizações até chegar aos fatores de ranqueamento atuais. 

O SEO off page que são estratégias de otimização fora do seu site faz parte desta constante evolução, portanto, confira o que é agora considerado na avaliação dos backlinks: 

  • Popularidade: os mecanismos de busca apresentam como melhores resultados os links mais populares e com qualidade, que possuem diversos acessos de visitantes. 
  • Diversidade: na refinação do algoritmo, são vistos como referência links citados por pessoas diferentes. Para o Google, é primordial que você conquiste a confiança de todo o público. 
  • Contexto: a rede de links deve estar dentro de um mesmo tema para fazer sentido.
  • Texto-âncora: o texto que o usuário clica para acessar o link, deve ter relação com a página de destino e fazer sentido para o leitor. 
  • Confiabilidade: o ranqueamento baseado na confiança, ou trustrank, é a classificação de sites confiáveis pelo Google por questões de segurança, idade do domínio, qualidade do conteúdo, entre outros fatores. 

Dessa forma, crie links internos e externos que fortalecem a imagem da sua marca e aumentam o número de visitantes em sua página. 

Leia mais: Como engajar audiência: o poder do conteúdo de qualidade

Backlinks internos 

Os links internos ajudam os mecanismos de pesquisa a encontrar e indexar as páginas do seu portal. 

Nesse sentido, algumas páginas do seu negócio já podem ser conhecidas pelo rastreamento do Google. 

No entanto, outras seções do seu site podem ser descobertas quando o algoritmo segue um link de uma página conhecida para uma nova página. 

Confira os principais tipos de links internos:

  • Backlinks para impulsionar materiais novos e estratégicos: faça links de um artigo para o outro, com conteúdos que possuam relação entre si. 

    Podem ser backlinks com leituras complementares ou que sejam interessantes para o momento. 

    Além disso, textos ricos, como os eBooks, as planilhas e os vídeos, são exemplos de como você pode impulsionar o leitor de uma publicação para uma conversão que mantém o visitante por mais tempo no seu site, aumentando as chances de venda. 
  • Backlinks comerciais: mova o seu leitor para uma jornada de compras pelo seu site, quando sentir que ele está preparado para solucionar os próprios problemas. 

    Os links internos facilitam a apresentação de produtos e serviços com textos-âncoras, CTAs e pop-ups.  

    Em outras palavras, os links internos reforçam a presença da sua marca na memória do leitor. Do mesmo modo, faz com que o público queira consumir os seus serviços em decorrência do caminho por várias páginas percorrido dentro do seu site. 

Confira: Produção de conteúdo digital: 9 segredos indispensáveis para produtores de conteúdo

Backlinks externos 

Backlinks posicionam seu portal na primeira página do Google | Aspin

Os conteúdos indexados como de alta qualidade possuem, entre outros aspectos,  links externos que referenciam informações para um determinado público e segmento.

Embora, seja preciso atentar-se para a qualidade dos links para que o seu site não seja penalizado pelo Google. 

Confira as melhores formas de construir links externos: 

  • Escolha as páginas certas de referência: na busca pelos seus links as referências podem ser aprofundadas. Por exemplo, para o segmento de jornalismo, pesquisas sobre esporte, atualidades e comércio são interessantes. 
  • Evidencie fornecedores e parceiros: se a sua marca comercializa produtos ou serviços de terceiros, faça backlinks para o público acessar as páginas de compra. 
  • Cite dados e argumentos comprovados: evite que o seu portal perca credibilidade com fake news, informe a fonte de dados, citações e notícias veiculadas em seu conteúdo original. 

Assim, estes backlinks nos fazem lembrar da importância de colocar o foco das publicações na melhor experiência de leitura com conhecimento rico para o leitor. 

Leia mais: Checklist do portal de notícias: tudo o que você precisa para virar destaque no mercado da comunicação

Inovação para plataformas de conteúdo 

Backlinks posicionam seu portal na primeira página do Google | Aspin

Compreendemos como os backlinks são essenciais na estruturação da otimização SEO. 

Para impulsionar seu negócio com a melhor performance no Google, os links são excelentes ferramentas. 

Engajam e convertem seus visitantes em clientes, aprimoram sua imagem e aumentam a alta qualidade dos seus conteúdos. 

Você percebeu como esta estratégia gera estes múltiplos benefícios tanto com os links internos como externos? 

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