10 tipos de conteúdo para potencializar seu engajamento e alavancar resultados

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Como você já sabe, empresas que estão envolvidas com produção de conteúdo, seja como prestação de serviços ou como estratégia de Inbound Marketing, precisam recorrer a mais de um dos tipos de conteúdos disponíveis para abranger todos os canais e formatos preferidos pelo seu público.

Ou seja, é necessário ofertar os tipos de conteúdos, sejam eles digitais ou impressos, conforme o que seu público consome. Um exemplo é com a Geração Z e Y que, segundo o centro de pesquisas VidMob, passam 40% do seu tempo na internet consumindo vídeos

Portanto, esse é um dos tipos de conteúdos preferidos da geração e, consequentemente, tem maiores chances de ser consumido por eles, aumentando as probabilidades de engajamento de conversão para sua empresa. 

Para te ajudar a oferecer os melhores conteúdos ao seu público, separamos ao longo deste artigo os principais tipos e quando utilizá-los. Acompanhe:

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Tipos de conteúdo em texto 

Para os produtores de conteúdo digitais, o texto ainda é um formato indispensável, seja em blogs, jornais digitais, revistas, etc. Afinal, a partir dele é possível dar forma a outros diversos formatos, como os post blogs, eBooks, checklists, e-mails, etc. 

Esse tipo de conteúdo ainda é o mais utilizado, principalmente por conta dos buscadores, como o Google, que apresentam-no como o principal. 

Dito isso, entre os principais tipos de conteúdo em texto, temos: 

Post blogs

10 tipos de conteúdo para potencializar seu engajamento | Aspin

Um dos tipos favoritos de conteúdo adotado no mundo, o formato de um post blog abrange desde empresas com estratégias de Marketing de Conteúdo até mesmo jornais digitais, afinal, este tipo de texto é principalmente informativo.

Porém, para se obter sucesso com esse tipo de conteúdo — conseguir um bom ranqueamento — é necessário levar em conta as práticas de SEO e de legibilidade de leitura, a fim de aumentar a autoridade no assunto e o tráfego orgânico do site

Ler mais: Otimização SEO: dicas para jogar o seu conteúdo no topo dos mecanismos de busca 

Entre alguns desses cuidados, podemos encontrar: 

  • Inclusão de informações relevantes
  • Organização dos intertítulos 
  • Escaneabilidade de leitura
  • Criação de chamadas para ação (CTAs)
  • Inclusão de imagens atraentes 
  • Entre outros

Além disso, também existem diversas ferramentas que podem ajudar na criação, publicação e no planejamento do seu post blog, como é o caso do SEMrush na consulta por palavras-chave ou do Yoast SEO na análise de práticas de SEO do seu texto. 

Outra solução ideal para este formato de conteúdo são os softwares de CMS (Content Management System), como a AspinNews, por exemplo. 

Ler mais: Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS): por que potencializar sua produção de conteúdo digital? 

eBooks

Já os eBooks são livros digitais desenvolvidos para abordar temas mais aprofundados ou densos, geralmente com guias práticos de como fazer algo em específico.

Sendo assim, é considerado um material rico e deve apresentar informações relevantes e objetivas para que o usuário mantenha o interesse em continuar a leitura. 

Porém, mesmo sendo um tipo de conteúdo textual, também é necessário investir em uma excelente diagramação para deixar o material visualmente atrativo e agradável

Portanto, procure separar em capítulos, dividir em diversas páginas e investir em cores ou imagens que atraiam e contribuam para a leitura dos usuários. 

Nas estratégias de Marketing Digital, é normal que eBooks sejam ofertados gratuitamente enquanto uma ferramenta de aquisição de leads, onde para recebê-lo, o visitante do site precisa preencher os dados em uma página com formulário (Landing Page).

Ler mais: Ferramentas para seu Portal de Conteúdo: tudo o que você precisa para potencializar seu negócio 

Checklists 

Já o checklist é outro tipo de conteúdo de texto definido como Material Rico, sendo uma lista que ajuda a realizar alguma tarefa ou ação específica, por exemplo.

Dessa maneira, checklists também podem ser definidos como um passo a passo com tudo o que é necessário para se realizar tal objetivo e, por conta do seu elevado número de buscas no mundo digital, também é frequentemente usado em estratégias de marketing como uma ferramenta para conversão.

Ler mais: Checklist do portal de notícias: tudo o que você precisa para virar destaque no mercado da comunicação 

Tipos de conteúdo em vídeo 

10 tipos de conteúdo para potencializar seu engajamento | Aspin

Se tem um formato de conteúdo em ascensão no momento, com toda certeza são os conteúdos em vídeo. Afinal, o aumento de interesse se dá, principalmente, pelas gerações mais novas que passaram a utilizar o TikTok como uma ferramenta de pesquisa e não somente rede social, por exemplo. 

Porém, não são apenas os vídeos curtos e stories que adentram essa categoria. Dá só uma olhada:

Webinars

Os webinars podem ser definidos basicamente como palestras ou conferências realizadas ao vivo e dentro de um ambiente online. Assim, podem ser utilizados para aumentar o engajamento com seu público, apresentando temas e assuntos pertinentes para a sua empresa, por exemplo. 

Na grande maioria das vezes, os webinars só são disponibilizados para aqueles que se cadastrarem previamente, porém, também é possível gravá-los e oferecê-los como Material Rico, ou seja, também é um tipo de conteúdo com alto potencial de conversão.

Vídeos

Como você já sabe, o formato de vídeo vem crescendo muito nos últimos anos e batalhando para ultrapassar os conteúdos em texto como os mais consumidos. Portanto, investir neste tipo de conteúdo é fundamental para aqueles que querem se destacar e atingir um público maior

Saindo da ideia específica de webinars, conteúdos em vídeo abordam uma grande variedade de possibilidades, como: 

  • Tutoriais
  • Entrevistas 
  • Anúncios
  • Stories
  • Entre outros 

Essa também é uma ótima oportunidade para empresas que trabalham com conteúdos de texto para aumentarem seu alcance, afinal, são perfeitos para que não tem tanto tempo disponível para apreciar uma leitura. 

Ler mais: Tudo o que você precisa saber para vender espaços para anúncios em seu jornal digital 

Tipos de conteúdo em áudio

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Assim como o vídeo, o áudio também é uma possibilidade de consumo enquanto se realiza outras tarefas. Ou seja, é uma excelente forma de levar conteúdo relevante para seus clientes enquanto eles dirigem, se exercitam, andam de ônibus, etc. 

Além disso, outro fator importante para o consumo desse tipo de conteúdo é que ele não gasta tantos dados quanto os conteúdos em vídeo, por exemplo. 

Podcasts

Chamado da rádio da atualidade, o podcast é um conteúdo feito sob demanda que pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser

De acordo com uma pesquisa da Deezer, o consumo de podcast no Brasil cresceu cerca de 69% só em 2019. Ou seja, esse formato também possui tendência de crescimento.

Esse formato possui uma alta potência de comunicação, sendo muito utilizado por veículos de comunicação, inclusive, como jornais e revistas. Afinal, esse conteúdo pode levar informação, educação, entretenimento e muito mais. 

Além disso, podcasts também já estão sendo apresentados em vídeo, principalmente quando se tratam de entrevistas e bate-papos. 

Narração de posts 

A oferta de posts em versão com áudio é uma maneira de diversificar seu conteúdo, já que muitas pessoas preferem ouvir a ler. Assim, com essa nova opção, você atinge a pessoa com o formato que ela deseja.

Dito isso, a narração de posts é mais uma forma alternativa do consumo de post blogs, principalmente para visitantes que já estão realizando alguma tarefa e não podem parar para ler, por exemplo. 

Audiobooks

Assim como a narração de posts, audiobooks também são uma forma alternativa de consumo de conteúdo, porém, agora mais direcionados aos eBooks. Ou seja, são as versões em áudio desses materiais em questão. 

Dito isso, apresentam as mesmas vantagens da narração e podem ser uma estratégia importante no aumento do número de conversões do seu Material Rico, por exemplo. 

Tipos de conteúdo em imagem 

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Peças fundamentais nos dias de hoje, os conteúdos em imagem ou conteúdos gráficos são usados principalmente como apoio de outros formatos, tais como as fotos em post blogs, capas de podcasts, entre outros. 

Porém, também podem ser utilizados de forma isolada, como, por exemplo, os gráficos e infográficos. Abaixo, especificamos mais seu uso: 

Fotos

Um excelente recurso semiótico, as fotos verdadeiramente podem valer mais que mil palavras, sendo um importante recurso para a compreensão dos seus textos blog, eBooks e publicações nas redes sociais, por exemplo

Sem esquecer também dos anúncios, que precisam de imagens impactantes e atrativas para persuadir seus leitores a clicarem neles. 

Infográfico

Por fim, um infográfico consiste em apresentar dados ou informações complexas de forma visual e intuitiva. Portanto, é um tipo de imagem que vem se tornando cada vez mais comum entre as empresas, já que facilita a absorção de informações em usuários que não possuem tempo para consumir conteúdos mais longos. 

Além disso, também possui um grande potencial de viralização, ideal para aqueles que buscam engajamento, por exemplo. 

Tipos de conteúdo em multimídia 

Por fim, conteúdos multimídia consistem em juntar dois ou mais tipos de mídia, combinando formatos estáticos e dinâmicos, atendendo a todas as necessidades dos seus leitores e, consequentemente, seus resultados. 

Além disso, é uma forma de contar com conteúdos mais completos e mais informativos, conseguindo atender a diversas preferências do seu público. 

Por fim, outra questão importante na oferta de diversos tipos de conteúdo é oferecer tanto conteúdos digitais quanto impressos, principalmente nos veículos de comunicação. 

Afinal, mesmo que jornais digitais venham ganhando cada vez mais destaque a cada ano, os jornais impressos não estão sendo extintos, porém, agora apresentam um público mais específico, o que mostra a importância em agradar esse público a garantir esse formato, por exemplo. 

Sendo assim, para atingir todas as demandas do seu veículo de comunicação, conte com o Scap, nossa plataforma de controle de assinaturas, publicidades, planejamento, estatísticas e apoio à tomada de decisão: 

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