No mundo digital de hoje, empresas de comunicação, como jornais, revistas e portais de notícias, enfrentam uma série de desafios no atendimento ao assinante, como grande volume de consultas, oferecer respostas rápidas e personalizadas, manter a eficiência operacional e reduzir custos são apenas alguns dos obstáculos enfrentados por essas empresas.
No entanto, com o avanço da tecnologia, a automação de atendimento, especialmente por meio dos chatbots, surge como uma solução promissora.
Ler mais: Tudo sobre chatbots: revolucione sua empresa com atendimento inteligente
Afinal, os chatbots podem ser programados para fornecer respostas instantâneas aos assinantes, além de garantirem os principais benefícios da automação de atendimento para seus assinantes e para sua empresa. Acompanhe:
Quais os benefícios da automação de atendimento em empresas de comunicação?
Respostas rápidas 24/7
Personalização e engajamento
Redução de erros
Redução de custos
Análise de dados
Como é feito o atendimento automatizado?
O atendimento automatizado é uma abordagem que utiliza tecnologias como chatbots e sistemas de inteligência artificial para lidar com as interações dos assinantes e até não clientes de forma automatizada.
Dessa maneira, os chatbots são programas de computador que simulam conversas humanas, sendo capazes de entender perguntas e fornecer respostas apropriadas.
Assim, no processo de atendimento automatizado, quando algum usuário inicia uma interação, o chatbot coleta informações básicas para compreender a consulta e o contexto dela.
Com base nessas informações, ele ainda analisa a solicitação do cliente e determina a melhor resposta ou ação a ser tomada, podendo consultar uma base de conhecimento ou outros sistemas da empresa.
Então, o chatbot fornece uma resposta personalizada ao cliente, que pode ser uma informação direta, uma recomendação ou até mesmo uma sugestão de ação. Com isso, a interação continua, com o chatbot respondendo perguntas adicionais ou fornecendo o suporte necessário.
Mas, ainda é importante ressaltar que nem todas as consultas podem ser resolvidas exclusivamente pelos chatbots. Entretanto, a automação do atendimento dá a oportunidade da sua equipe humana focar estrategicamente nas consultas que exigem interação humana.
Quais os benefícios da automação de atendimento em empresas de comunicação?
Eficiência operacional
A automação de atendimento em empresas de comunicação impulsiona a eficiência operacional de forma significativa. Isso, pois ao lidar com um grande volume de consultas e solicitações dos assinantes de maneira ágil, libera-se tempo para que os funcionários se concentrem em tarefas mais complexas.
Além disso, a automação garante uma maior consistência nos fluxos de trabalho automatizados, reduzindo erros humanos, aprimorando a qualidade das respostas fornecidas e agilizando o acesso às informações dos assinantes por meio de integrações com outros sistemas.
Respostas rápidas 24/7
O atendimento automatizado em empresas de comunicação também desempenha um papel crucial ao fornecer respostas rápidas e disponibilidade 24/7 aos assinantes.
Por meio de chatbots e sistemas de automatizados, as consultas dos assinantes são atendidas instantaneamente, independente do horário.
Dessa maneira, elimina-se a espera por atendentes humanos e oferece conveniência aos assinantes, melhorando sua experiência, bem como a satisfação e o relacionamento com a empresa.
Por fim, a disponibilidade contínua também permite que assinantes de diferentes fusos horários obtenham suporte imediato, melhorando a qualidade do serviço e a própria imagem da empresa.
Personalização e engajamento
A personalização e o engajamento também é algo impulsionado pela automação do atendimento em empresas de comunicação.
Por meio de chatbots, as interações são adaptadas aos interesses individuais dos assinantes, fornecendo respostas e recomendações personalizadas, o que gera um senso de valorização e aumenta o engajamento dos assinantes, mantendo-os envolvidos com o conteúdo oferecido.
Ler mais: Portal de notícias: checklist de tudo o que você precisa
Além disso, a automação do atendimento permite o envio de notificações personalizadas, mantendo os assinantes informados sobre tópicos de seus interesses.
Redução de erros
A quantidade de erros no atendimento também diminui significativamente. Afinal, chatbots e sistemas automatizados entregam respostas consistentes e precisas, evitando equívocos humanos.
Com fluxos de trabalho automatizados e aprendizado contínuo, os chatbots otimizam cada vez mais suas respostas para diminuir a ocorrência de erros.
Além disso, a integração com banco de dados agiliza o acesso a informações corretas, garantindo uma experiência confiável e de alta qualidade.
Redução de custos
Ao implementar chatbots, é possível reduzir a dependência de recursos humanos e os custos associados. A automação permite lidar com um maior volume de consultas sem a necessidade de contratações adicionais, o que gera economias significativas.
Ler mais: 10 dicas para reduzir custos e aumentar as vendas da sua publicação
Além disso, a redução rápida e eficiente das consultas diminui o tempo de atendimento e aumenta a produtividade da equipe. Com suporte 24/7 aos assinantes, a empresa evita a contratação de atendentes noturnos.
Análise de dados
Chatbots e sistemas automatizados coletam informações sobre consultas, preferências e comportamento dos assinantes. Isso permite tomadas de decisões embasadas, personalização de recomendações e direcionamento de campanhas de marketing.
Assim, a análise de dados fornece insights sobre as necessidades e interesses dos assinantes, resultando em maior engajamento e satisfação.
Ler mais: Jornalismo de Dados e a Qualidade da Notícia
Na AspinBots, por exemplo, você conta com os melhores chatbots do mercado feitos especialmente conforme as necessidades e interesses da sua empresa. Confira: