10 dicas para reduzir custos e aumentar as vendas da sua publicação

Rafael Petermann

Rafael Petermann

CAPA

Portais de conteúdo podem enfrentar desafios constantes para reduzir custos e aumentar as vendas de suas publicações. Dito isso, na era digital, a competição é acirrada e os consumidores esperam cada vez mais qualidade, variedade e personalização de conteúdo.

Ou seja, os portais e produtores de conteúdo precisam constantemente encontrar maneiras de melhorar sua eficiência e eficácia, ao mesmo tempo em que atendem a demanda de seus leitores e geram mais receita. 

A redução de custos é, definitivamente, algo difícil de alcançar, especialmente quando não há investimentos em infraestrutura, qualificação e tecnologia. No entanto, a eficiência operacional pode ser melhorada por meio da automação de processos, da terceirização de serviços e da adoção de tecnologias mais avançadas.

Além disso, otimização de recursos, como tempo e esforço, pode ajudar a reduzir os custos sem comprometer a qualidade do conteúdo. 

Por outro lado, o aumento de vendas pode ser obtido por meio da adoção de estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas, bem como com análise de dados para entender melhor o comportamento do consumidor. A oferta de conteúdo exclusivo e pacotes de assinatura também aumentam a receita.

Neste artigo, exploraremos algumas dessas principais estratégias para reduzir custos e aumentar as vendas do seu portal de conteúdo ou jornal digital. Acompanhe: 

1 – Automatize o controle das assinaturas e circulação
2 – Faça a gestão dos seus contatos sejam eles clientes ou prospects
3 – Administre a operação comercial para reduzir custos
4 – Tenha um sistema financeiro integrado
5 – Invista em e-commerce para aumentar as vendas
6 – Use ferramentas de automação a seu favor
7 – Otimize a infraestrutura do seu portal com uma plataforma CMS
8 – Conte com serviços outsourcing
9 – Reduza custos com publicidade tradicional e invista em marketing digital
10 – Use a otimização SEO para aumentar as vendas

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1 – Automatize o controle das assinaturas e circulação

Planilhas de Excel podem se perder no caso de uma pane no computador e também não são confiáveis pois podem conter erros de digitação, além disso, não é possível controlar de forma clara a venda avulsa e o estoque

Ler mais: Planos de assinatura: conheça os tipos e saiba como montar os seus 

Sendo assim, é importante automatizar a gestão de assinaturas e gerenciar informações importantes como: prorrogação de assinaturas, suspensão e cancelamentos, controle de assinaturas impressas e online, controle de múltiplos estoques, controle da distribuição e acompanhamento das rotas de entrega.

  • Vantagens do controle de assinaturas e circulação:
  • Controle da carteira de clientes ativos, inativos e inadimplentes;
  • Controle e gerenciamento dos estoques;
  • Renovações automáticas através do método recorrente;
  • Acompanhamentos de abrangência, roteiros e rotas de entrega.

Ler mais: Paywall: o modelo ideal de monetização de conteúdo

2 – Faça a gestão dos seus contatos sejam eles clientes ou prospects

Uma lista de contatos sem gerenciamento não é nada, sejam eles clientes ou prospects, por isso, hoje em dia, quase todas as empresas investem na gestão de contatos através de uma plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento), como o HubSpot CRM ou Salesforce.

Acompanhe o atendimento da equipe de telemarketing e o registro de reclamações, elogios e sugestões, essas informações são valiosas para melhorar o seu negócio e aumentar o relacionamento com o cliente.

Vantagens do CRM:

  • Maior taxa de conversão em vendas;
  • Aumento da satisfação dos clientes e consequentemente a redução de reclamações;
  • Melhor registro e acesso às atividades relativas ao atendimento ao cliente;
  • Possibilidade de maior fidelização dos clientes;
  • Cadastro e manutenção de dados automatizados.

3 – Administre a operação comercial

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Cadastros de contratos de anúncios, controle de orçamentos, desempenho de edições, ranking de clientes anunciantes, controle de permutas e comissões precisam estar registrados em um ambiente seguro pois são informações importantes sobre o que foi acordado com o cliente. 

Analisar a concorrência é outro ponto importante e estratégico que precisa estar ligado ao setor comercial. Dito isso, o alinhamento entre suas equipes e operações de marketing, vendas e serviço também é uma excelente oportunidade para aumentar suas vendas e reduzir custos com a Revenue Operations

Vantagens da gestão comercial:

  • Análise do desempenho de edições;
  • Controle de saldos de permutas;
  • Melhor planejamento de ações comerciais e de marketing;
  • Análise estratégica dos concorrentes para melhorar ainda mais o seu negócio.

4 – Tenha um sistema financeiro integrado 

O centro da empresa é o setor financeiro, se as informações estiverem erradas, desconectadas ou não forem gerenciadas corretamente sua empresa pode entrar em dificuldades financeiras, por isso a gestão deve ser a mais automatizada possível para evitar erros humanos e a perda de dados.

Facilite suas cobranças e recebimentos através de pagamento por cartão de débito ou crédito, boleto bancário ou débito em conta. Com uma plataforma de gestão também fica bem mais fácil controlar a inadimplência e provisionar os lucros.

O AspinPay, por exemplo, é uma excelente ferramenta financeira feita especialmente para portais de conteúdo, jornais digitais ou até mesmo impressos.

Ler mais: Produção de conteúdo digital: 9 dicas para ter mais leitores

Vantagens de um sistema financeiro automatizado:

  • Redução de erros de digitação e operacionais;
  • Redução da inadimplência;
  • Redução de impressão de documentos como notas fiscais;
  • Segurança no processo de cadastros;
  • Menos trabalho e mais agilidade através da automatização de cobranças.

5 – Invista em e-commerce 

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Aumente a presença do seu negócio no ambiente digital e também venda muito mais assinaturas, tanto no impresso como no online, ao investir em um e-commerce. Venda produtos agregados como livros e guias, faça campanhas de marketing e venda produtos como camisetas e kits na web. São muitas as oportunidades que um e-commerce oferece para sua empresa vender.

Vantagens do e-commerce:

  • Aumento considerável das assinaturas;
  • Cobrança automatizadas e seguras que podem ser feitas através de cartão de crédito ou débito em conta;
  • Cadastro fácil e prático para os usuários;
  • Possibilidade de venda de outros materiais.

Já pensou em ter todas essas funcionalidades em uma única plataforma? Facilite o trabalho de todos os setores da sua empresa aumentando a produtividade no que realmente importa e ainda vendendo muito mais. 

O Scap é a plataforma ideal para empresas de comunicação que desejam reduzir custos e aumentar as vendas. Mais de 100 empresas em todo o Brasil já utilizam a plataforma. Entre em contato conosco para maiores informações ou se preferir veja todos os módulos da plataforma clicando aqui.

6 – Use ferramentas de automação a seu favor

Há diversas tarefas rotineiras no dia a dia dos portais de conteúdo, desde a escrita dos conteúdos até tarefas de gestão, embora nem todas precisam ser executadas pelos colaboradores

Afinal, a tecnologia vem avançando cada vez mais, criando softwares e aplicativos capazes de auxiliar em processos internos das mais diversas organizações. 

Assim, o uso de ferramentas de automação contribui não apenas para uma execução mais rápida, mas também para aumentar a produtividade em funções em que a presença de um responsável se faz mais necessária, como nas vendas.

A Aspin é especialista em ferramentas de automação e otimização para jornalistas e portais de conteúdo, levando sempre em consideração as principais dores e problemas enfrentados por esse público no desenvolvimento dos nossos sistemas. 

7 – Otimize a infraestrutura do seu portal com uma plataforma CMS

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A adoção de uma plataforma CMS eficiente pode ser uma das estratégias mais importantes para otimizar a infraestrutura de um portal de conteúdo, reduzir custos e aumentar as vendas das suas publicações. 

O principal motivo disso? A melhora da eficiência da gestão de conteúdo. 

Afinal, com uma plataforma CMS, como a Aspin News, é possível reduzir os custos de desenvolvimento e manutenção do site. Tudo isso por meio de uma grande quantidade de plugins, extensões e funcionalidades que permitem que você adicione novas ações e recursos ao seu site sem a necessidade de uma programação personalizada.

Outro benefício disso é a escalabilidade. Isso, pois uma plataforma CMS escalável pode facilmente lidar com o crescimento do seu site à medida que sua empresa expande, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura ou novas contratações. 

Ler mais: Como escolher o CMS adequado para sua empresa? 

Tudo isso ajuda a reduzir custos operacionais a longo prazo, já que você não precisa investir em hardware ou em uma equipe adicional só para isso. 

Por fim, a otimização do desempenho do seu site também é alcançada com a aquisição de uma plataforma CMS eficiente, além de que, ao otimizar o desempenho do seu site, você melhora a experiência do usuário, aumenta a taxa de conversão e, consequentemente, suas vendas

8 – Conte com serviços outsourcing

O outsourcing ou terceirização de serviços, no português, também pode ajudar portais de conteúdos a reduzirem custos e aumentarem suas vendas

Afinal, a terceirização de tarefas como o gerenciamento de conteúdos, design, desenvolvimento, hospedagem e suporte técnico permite que sua empresa reduza custos com mão de obra e infraestrutura, além de proporcionar flexibilidade e foco no core business. 

Por fim, a terceirização também pode melhorar a qualidade dos serviços e aumentar a fidelidade do cliente, levando a um aumento de vendas significativo. 

9 – Reduza custos com publicidade tradicional e invista em marketing digital 

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Investir em marketing digital ao invés de publicidade tradicional também é um fator determinante para a redução de custos e o aumento das vendas. Isso, pois a publicidade tradicional é cara e, muitas vezes, não traz os resultados desejados. 

Por outro lado, o marketing digital oferece vantagens que tornam seu investimento mais direcionado e com maiores chances de obter um ROI elevado, como a segmentação do público-alvo, a mensuração e a otimização em tempo real das estratégias, sem contar que é mais barato. 

Além de que, com o marketing digital, você melhora a visibilidade e o alcance do seu portal de conteúdo, aumentando a fidelidade do público e gerando mais vendas e receita. 

10 – Use a otimização SEO para aumentar as vendas

Outra ferramenta poderosa, principalmente no aumento das vendas, mas que também faz parte do marketing digital, é a otimização SEO

Ao otimizar o seu site e seus conteúdos para os mecanismos de busca, é possível atrair tráfego orgânico relevante e direcionado, isso te permite reduzir os gastos com publicidades e campanhas de publicidade, direcionando seus gastos em outras estratégias de negócio. 

Ler mais: Guia de SEO para jornalistas — ranqueie seu portal de notícias

Além disso, a otimização SEO também ajuda a aumentar a visibilidade do portal de conteúdo e melhorar sua autoridade online, o que aumenta a fidelidade do público e, consequentemente, valoriza seu Mídia Kit, atraindo ainda mais anunciantes para o seu site e aumentando sua receita. 

Por fim, saliento que todas essas opções são possíveis com a Aspin. Que tal conhecer mais a fundo nossos serviços e produtos?

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