Dicas profissionais para migrar seu jornal impresso para o digital e otimizar sua estratégia de mídia

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Dicas essenciais para migrar o jornal impresso para o digital | Aspin

Com o surgimento do fotojornalismo no início do século XX na Alemanha, a busca por veículos de comunicação que incluíssem a fotografia em suas impressões foi tão grande nos centro urbanos, que diversos jornais se viram obrigados a adotar o recurso para não fecharem as portas. 

Dito isso, com o mundo digital a todo vapor no século XXI, é de se esperar que o mundo se transforme novamente no campo do jornalismo, o que nos leva a uma verdadeira revolução nos modelos de produção e distribuição de conteúdos.

Ou seja, nos dias de hoje, de acordo com uma pesquisa do Instituto Reuters, da Universidade de Oxford, 91% dos brasileiros disseram usar a internet para se informar, o que mostra, principalmente, uma mudança de comportamento do consumidor que deve ser considerada pelos veículos de imprensa. 

Mas, não se precipite com isso. É importante ter em mente que, por mais que esteja em declínio, o público que prefere o jornal impresso ainda existe e continuará existindo, apenas em menor número. 

Portanto, é importante estar situado nos dois tipos de mídia, tanto no impresso quanto no digital e, para te ajudar com isso, elaboramos este artigo com dicas profissionais para incrementar seus serviços com conteúdo digital. Acompanhe: 

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Por que migrar do jornalismo impresso para o digital? 

Conforme uma reportagem divulgada pelo veículo Poder 360, entre 2016 e 2021, os maiores jornais do Brasil, como O Globo e Folha, perderam mais da metade do seu número de assinantes no jornal impresso

Mas, de modo contrário, os jornais digitais desses mesmos veículos apresentaram um crescimento enorme nos mesmos anos. O jornal O Globo, por exemplo, possuía 151.032 assinantes digitais em 2016, tendo esse número quase dobrado em 2021 com 301.779 assinantes

Porém, diferente do que uma certa parcela dos jornais impressos pensam, o jornalismo digital e a criação de conteúdo para web não vieram para substituir outras formas de se fazer jornalismo, mas sim para se complementarem, aumentando a acessibilidade à sociedade, ajudando com um desenvolvimento sustentável pela diminuição de impressões e potencializando o lucro no setor

Além disso, também é importante destacar a comodidade de acessar notícias e informações em qualquer lugar e a qualquer momento, sem precisar ir até uma banca comprar um jornal.

Outra vantagem, é que os portais de notícias ou jornais digitais, podem oferecer conteúdos mais interativos e ricos em conteúdo, incluindo diversos formatos como vídeos, imagens, áudios, infográficos e links para complementação de informações. Sem contar que também podem ser atualizados em tempo real, fornecendo notícias de forma muito mais rápida.

Dicas para migrar seu jornal impresso para o conteúdo digital

Dicas essenciais para migrar o jornal impresso para o digital | Aspin

Para ajudar seu veículo de comunicação a adequar-se a transformação digital, elaboramos algumas dicas profissionais para ajudar a guiar a migração do seu jornal impresso para um portal de notícias. Acompanhe:

Adapte sua equipe

Em um primeiro momento, é preciso descartar a ideia de que o jornalismo digital é feito da mesma maneira que o jornalismo impresso. Um exemplo, é que na produção de conteúdo digital, dificilmente um profissional conseguirá dar conta de todas as funções, como apurar, redigir e editar

Ou seja, essas atribuições devem ser divididas entre uma equipe diversificada. Além disso, também é de grande importância adaptar as jornadas de trabalho para cobrirem todos os turnos, já que as notícias no jornalismo digital são publicadas em tempo real logo após os acontecimentos. 

Sem contar que, além dessas mudanças, outras contratações precisarão serem feitas, como a de desenvolvedores para a criação, monitoramento e otimização do seu site de notícias. 

Incentive a visão multimídia 

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Como você já sabe, a capacidade multimídia é uma das grandes vantagens do jornalismo digital, combinando diferentes formatos de conteúdos (imagens, vídeos, áudios, etc.).

Dito isso, o uso dessa visão multimídia deve ser incentivado ao máximo ao longo de todas as etapas de produção, desde o planejamento até o momento de publicação.

Incentive a dedicação e treinamentos 

Não há como migrar do jornal impresso ao digital sem contar com a dedicação dos seus colaboradores e promover treinamentos antes da mudança. 

Um grande exemplo a ser destacado é a própria redação do jornalismo digital, que não deve ser a mesma do impresso. Afinal, a criação de conteúdo digital deve considerar técnicas de webwriting e SEO para garantir um bom ranqueamento das notícias no Google, por exemplo. 

Sem essas técnicas, suas notícias sequer serão encontradas pelos seus leitores ao serem pesquisadas. 

Conte com a ajuda da tecnologia 

Investir em tecnologias de ponta para aprimorar e otimizar seus processos e operações no jornalismo digital é outro ponto essencial para o sucesso do seu negócio. 

Assim, sistemas como um CMS (Content Management System), são fundamentais para levar a automação às suas publicações e diminuir os retrabalhos, por exemplo. Além disso, um sistema ERP focado nas demandas do jornalismo digital também é um excelente impulsionador. 

Ler mais: Sistema de Gestão de Conteúdos: o que você precisa saber

Incorpore um fluxo de notícias constantes 

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Contar com uma rotina de atualizações também é necessário no mundo digital. Assim, seu jornal garante conteúdo próprio e em tempo real ao longo de todas as horas do dia e não apenas quando há hardnews. 

Ler mais: 13 Dicas para criar conteúdo relevante e conquistar leitores

Caso contrário, sua rotina de atualizações tende a se tornar como no impresso, o que não pode acontecer. 

Escolha um tipo de monetização de conteúdo 

Procurar possíveis modelos de rentabilização existentes no mercado é outro passo importante na migração do jornalismo impresso para o digital. Afinal, são esses tipos de rentabilização de conteúdo que levarão lucro ao seu veículo de comunicação e permitirão a continuidade do exercício jornalístico

Assim, avalie serviços como: 

  • Assinaturas
  • Paywall 
  • Espaços para anunciantes
  • Entre outros

Ler mais: Assinatura de jornal digital e impresso: conquiste assinantes para atrair mais anunciantes 

Priorize o fluxo digital  

Mesmo com grupos destacados para a produção e edição de cada uma de suas plataformas (impressa e digital), é fundamental preferenciar seu portal de notícias, visto que sua constante atualização lhe confere maiores chances de atrair o leitor e conquistar novos clientes.

Ou seja, o digital será o grande responsável pela maior parte do lucro da sua empresa. Portanto, deve ser priorizado, o que não significa que o jornalismo impresso deve ser deixado de lado. 

Conte com ajuda profissional para maximizar suas chances de sucesso 

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Como fazer a migração do jornalismo impresso para o digital é uma tarefa complexa, contar com o auxílio de especialistas pode maximizar as chances de sucesso. 

Ler mais: Jornalismo digital e impresso: conquiste leitores nos dois canais 

Assim, a Aspin é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na área, com expertise na criação de plataformas para sistemas de comunicação, tanto no meio digital quanto impresso.

Além disso, contamos com um serviço de consultoria feito especialmente para guiar migrações do jornalismo impresso ao digital, auxiliando principalmente nos seguintes pontos: 

  • Elaboração de mídia kit
  • Estruturação digital do portal de notícias 
  • Treinamentos
  • Implantação de ferramentas
  • Entre outros

Quer garantir os melhores resultados para sua migração do jornal impresso para o digital? Entre em contato conosco agora mesmo, ou conheça o AspinNews, nosso software responsável por facilitar e otimizar processos de migração com assinaturas, CMS, paywall, FlipBook, SEO e muito mais:

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