Webwriting: como agregar valor a minha redação digital?

Jancler Capellete

Jancler Capellete

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Para aqueles que pensam que a redação e a criação de conteúdos para o meio digital é igual aos conteúdos para o meio impresso, está muito enganado. Afinal, para ter sucesso na internet e nos buscadores em geral, é necessário considerar um conjunto de técnicas e boas práticas, o webwriting

Assim, a redação digital, como também é conhecida, une diversas estratégias existentes atualmente para engajar ainda mais o conteúdo e conseguir um número maior de leitores para o seu site. 

Ou seja, não se trata apenas de criar textos para a internet, é também sobre pensar em formas de oferecer um conteúdo relevante para o seu público e para o algorítimo dos buscadores

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Portanto, para te ajudar a agregar mais valor a sua redação digital e potencializá-la, separamos tudo sobre o assunto neste artigo, incluindo seus benefícios, seu uso no jornalismo e como fazer um webwriting eficiente. Acompanhe: 

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O que é webwriting?

Como você já sabe, o webwriting é usado para criar conteúdos digitais de fácil acesso e que considere alguns aspectos específicos para conseguir os resultados esperados.

Afinal, a concorrência online é de grande peso e, para se destacar neste meio, é necessário conquistar uma certa presença online. O que afeta diretamente a escrita na web, já que vender produtos e serviços a qualquer custo não funciona mais. 

Nos dias de hoje, os usuários buscam respostas para suas dúvidas, soluções para seus problemas ou informações que agreguem valor em suas vidas, ajudando-os a suprirem suas dores.

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Portanto, entregar esse tipo de conteúdo para seus leitores é fundamental, pois, acima de tudo, o algoritmo do Google leva cada vez mais em consideração conteúdos feitos de pessoas para pessoas

Porém, de nada adianta criar conteúdos perfeitos se ninguém vai lê-los, não é? É aí que entram as técnicas e outros aspectos do webwriting, que além de tornar a experiência do usuário melhor, também consideram os algoritmos dos buscadores.

Dessa maneira, você aumenta as probabilidades de ter um conteúdo bem ranqueado já nas primeiras páginas dos resultados de busca, tornando mais fácil para que novos usuários conheçam seu site e aumentando sua autoridade digital.

Além disso, essas técnicas também ajudam que os leitores passem mais tempo no site e realizem ações dentro dele, garantindo mais leads em suas estratégias de marketing e um maior número de vendas. 

Quais os benefícios do webwriting?

Webwriting: como agregar valor a minha redação digital? | Aspin

A técnica de escrita feita especialmente para o meio digital agrega diversos benefícios para as empresas que a adotam, afinal, o webriting possui como principal objetivo tornar os textos mais atrativos e eficazes na comunicação com seu público. 

Dito isso, entre as principais vantagens da redação digital, destacamos: 

  • Melhor usabilidade: textos criados com webwriting são estruturados para facilitarem a leitura e compreensão dos usuários, contribuindo também para a usabilidade do site ou da plataforma em questão.
  • Mais visibilidade no conteúdo: a redação digital considera palavras-chave e outras técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para maximizar a visibilidade do conteúdo nos resultados de busca.
  • Geração de mais leads e conversões: o webwriting também torna seus textos mais persuasivos, o que tende a aumentar o número de leads e o de conversões, já que são mais atrativos e eficazes na comunicação com o público.
  • Experiência do usuário: não só os algoritmos, o webwriting também considera a experiência do usuário ao oferecer conteúdos relevantes e que agreguem valor ao leitor.
  • Mais conexão com o público: por fim, a redação digital também aproxima mais sua empresa do seu público-alvo, já que adequa sua comunicação com o perfil dos usuários que você deseja atrair para o seu site.

É possível usar o webwriting no jornalismo digital?

Webwriting: como agregar valor a minha redação digital? | Aspin

Não somente é possível como deve-se usar o webwriting no jornalismo digital. Afinal, isso garante também melhores resultados para os portais de notícia e conteúdo que aderem à técnica, como um melhor posicionamento dos artigos nas ferramentas de pesquisa.

É claro, além dos maiores veículos de comunicação digital do mundo usarem o modelo de escrita, como o G1, por exemplo, também é possível comparar notícias publicadas no jornal impresso e no digital de uma mesma empresa. 

Assim, a versão para internet tende a ser mais concisa, com parágrafos e sentenças mais curtas e diretas, o que não quer dizer que as particularidades dos textos tradicionais percam seu valor, apenas que não é o que as pessoas procuram no meio digital. 

Isso acontece, pois o webwriting adapta o texto ao ambiente online, melhorando então a experiência do usuário, sem deixar de lado as características necessárias de uma excelente redação jornalística profissional. 

Como fazer um webwriting eficiente?

Webwriting: como agregar valor a minha redação digital? | Aspin

Como foi possível compreender, o webwriting é uma técnica de redação para o meio digital. Diante disso, é necessário que seja realizado considerando seus elementos e um devido planejamento técnico, permitindo que o texto seja adaptado adequadamente ao ambiente online. 

Assim, para que você possa realizar um webwriting eficiente, separamos os principais elementos técnicos da redação digital. Acompanhe:  

Escreva de forma objetiva 

Obviamente, a escrita online deve ser concisa e objetiva. Afinal, os leitores da web tendem a procurar rapidamente em suas pesquisas por conteúdos e sites que resolvam seu problema com a maior velocidade possível. 

Além disso, o mundo da web conta com um número imenso de informações e distrações. Portanto, faça do seu texto o mais objetivo possível, passando uma mensagem clara e permitindo uma leitura rápida e precisa.

Por fim, é importante ressaltar que 78% dos leitores não efetuam a leitura completa dos textos, mostrando ainda mais a importância de se escrever com objetividade. 

Estruture seu texto com parágrafos curtos

Nos principais buscadores, a preferência por textos com parágrafos curtos é clara. Isso, pois parágrafos longos, além de desmotivadores da leitura, levam mais tempo para serem lidos e compreendidos.

Por outro lado, parágrafos curtos tendem a facilitar a leitura, pois tornam a leitura menos monótona e cansativa, ou seja, se trata de um texto com mais capacidade atrativa, que transmite suas ideias e informações de uma maneira mais eficiente. 

Conte com a escaneabilidade de leitura

Na prática, a escaneabilidade de leitura é uma forma de simplificar ao máximo a visualização e a compreensão de um texto na web. Assim, o objetivo é permitir que o leitor possa compreender os principais pontos apenas com uma breve olhada. 

Sendo assim, a escaneabilidade envolve o uso de negrito, listas, parágrafos curtos, subtítulos e outros recursos que facilitem o momento de leitura. 

Entre os principais benefícios da técnica, é possível observar uma redução nas taxas de rejeição do texto, além de fazer com que o usuário permaneça mais tempo na página. 

Construa seu texto com encontrabilidade

A encontrabilidade, se refere às técnicas responsáveis por permitirem que seu texto seja encontrado na web. Diante disso, é inevitável que a encontrabilidade considere as regras de SEO

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Portanto, este trabalho conta com o uso de palavras-chave, links internos e externos, e outras técnicas fundamentais na construção de um texto web que almeja o sucesso. 

Afinal, sem considerar a encontrabilidade, o seu texto se tornará apenas mais um perdido nas últimas páginas dos buscadores e que são dificilmente encontrados, acessados e lidos. 

Proporcione uma leitura agradável

Já englobando alguns aspectos da escaneabilidade de leitura, a leiturabilidade diz respeito ao objetivo de tentar fazer com que seu texto possua uma leitura agradável. 

Mas, quando falamos exclusivamente de leiturabilidade, pensa-se também em outros aspectos, como o tempo para ler o texto e o encadeamento de ideias. Portanto, o uso de conjunções e frases de transição se fazem mais do que importantes para este quesito. 

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Por fim, ler o texto em voz alta é outra sugestão que pode potencializá-lo ainda mais, visto que os erros e possíveis melhorias se tornam ainda mais evidentes. 

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