Tudo sobre cobrança recorrente e como levar esse método para sua empresa

Jancler Capellete

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Cobrança recorrente

A cobrança recorrente já é uma solução popular e conveniente — tanto para as empresas quanto para os consumidores — porque facilita a gestão de contas das pessoas e minimiza os riscos de inadimplência para as organizações.

Mais do que isso! Existem outras vantagens em adotar esse modelo de pagamento que a Netflix, o Spotify ou até mesmo o NY Times e outras marcas do meio jornalístico e de informação já implementaram com sucesso, e tem tudo para fazer o mesmo pelo seu negócio.

Confira:

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O que é cobrança recorrente?

É bem possível que você já utilize algum serviço com o modelo de cobrança recorrente.

Vamos explicar como isso funciona de maneira mais detalhada: inicialmente, você tem a oportunidade de experimentar essa solução gratuitamente por um mês. 

Ler mais: 6 modelos de pagamento recorrente para impulsionar seu portal de notícias ou jornal digital 

Após esse período de teste, o serviço passa a ser cobrado automaticamente – seja por meio de débito em sua conta bancária, no seu cartão de crédito, ou em outros meios de pagamento. 

Desse modo, essa estratégia apresenta diversos benefícios tanto para as empresas que oferecem o serviço quanto para seus consumidores e potenciais clientes. 

Primeiramente, os usuários têm a chance de explorar a solução de forma gratuita, usufruindo de todos os seus recursos, o que proporciona uma experiência inicial sem custos e permite que eles avaliem a relevância do serviço para suas necessidades.

Posteriormente, ao adotar a cobrança automática, as empresas garantem maior comodidade para os clientes, uma vez que não precisam se preocupar com datas de vencimento e, assim, evitam atrasos ou a interrupção dos serviços

Essa automatização também beneficia as próprias empresas, que contam com maior previsibilidade de receitas e uma gestão financeira mais eficiente.

Essa prática tem se mostrado cada vez mais popular em diversos setores, impulsionando a fidelização de clientes e otimizando o processo de pagamento, contribuindo, assim, para a satisfação geral dos usuários e o crescimento do negócio.

Quais as vantagens da cobrança recorrente?

Cobrança recorrente: passo a passo para montar operação | Aspin

A cobrança recorrente é a oportunidade perfeita para transformar seu modelo de pagamento em um diferencial para seu negócio. Por meio dessa abordagem, elimina-se a necessidade de ação dos clientes para desfrutar de seu serviço.  

A cobrança recorrente tornou o serviço contínuo, o que significa que os consumidores não precisam mais acessar o site do seu banco ou ir a uma agência física para efetuar o pagamento. Tudo ocorre automaticamente, simplificando a vida dos usuários.

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Os benefícios desse sistema são significativos e impactam tanto a experiência dos usuários quanto o desempenho da própria empresa. Alguns desses benefícios são:

  • Diminuição do Risco de Inadimplência: com a cobrança automática na data de vencimento previamente estipulada durante a contratação do serviço, o risco de inadimplência é consideravelmente reduzido. 
  • Previsibilidade Financeira: ao evitar a inadimplência recorrente, a empresa consegue um planejamento financeiro mais seguro e eficiente. A estabilidade nas receitas facilita a tomada de decisões estratégicas e investimentos futuros.
  • Retenção e Atração de Clientes: o modelo de cobrança recorrente, aliado à excelência na experiência do usuário, contribui para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Uma vez que os usuários têm uma experiência positiva com o serviço e o pagamento é facilitado, eles tendem a permanecer clientes por mais tempo.
  • Transparência: a abordagem da cobrança recorrente se destaca pela transparência. Não há taxas ocultas ou custos imprevistos para o consumidor. Isso cria uma relação de confiança entre a empresa e seus clientes, fortalecendo a reputação da marca.

A adoção da cobrança recorrente não só aprimora a experiência do usuário, mas também beneficia a empresa ao garantir maior estabilidade financeira, fidelizar clientes e construir uma relação transparente com o público.

Como funciona a cobrança recorrente?

O meio de pagamento por cobrança recorrente é simplificado para os usuários e tem se mostrado uma das formas mais eficientes de cobrança. É prático, rápido e seguro.

Nesse modelo, o fornecedor estabelece o valor da assinatura e, posteriormente, o valor é debitado do cliente na data programada

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Se for um plano anual, por exemplo, custando R$1.200, o cliente não precisa ter o valor total disponível em seu limite de cartão de crédito. Ele só precisa ter a quantia de cada mês, no caso do exemplo, de R$100. Isso torna o processo de pagamento mais acessível e conveniente para os clientes, evitando a necessidade de grandes desembolsos de uma só vez.

Agora, vejamos a seguir como montar sua operação de cobrança recorrente e contar com todos os benefícios: 

Passo a passo para montar sua operação de cobrança recorrente

Cobrança recorrente: passo a passo para montar operação | Aspin

1.Defina uma estratégia de cobrança recorrente

Para implementar com sucesso uma operação de cobrança recorrente em sua empresa, é essencial ter uma estratégia bem definida. 

Primeiramente, identifique o modelo de negócio mais adequado para o serviço ou produto oferecido e decida se a cobrança será mensal, trimestral, anual, ou outro formato.

2.Escolha uma plataforma de cobrança recorrente

Para simplificar e automatizar o processo de cobrança, é fundamental escolher uma plataforma de cobrança recorrente confiável. 

A AspinPay oferece automatização de pagamentos via Pix, cartão de crédito, boleto, débito em conta e até mesmo criptomoedas, levando uma série de benefícios para sua empresa, como: 

  • Pagamento recorrente para todos os perfis de assinantes
  • Integração à plataforma que você já utiliza
  • Taxas competitivas de cartão de crédito
  • Uma página só para efetivar a compra com checkout transparente
  • Taxa de boleto registrado só quando o cliente pagar
  • Mínima inadimplência e máxima segurança financeira
  • Automatização do envio e baixa de títulos 

Conheça a plataforma: 

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3.Garanta a segurança das cobranças

A segurança é primordial para a cobrança recorrente. 

Certifique-se de que a plataforma escolhida ofereça medidas robustas de proteção de dados e utilize conexões criptografadas para garantir que as informações dos clientes estejam sempre protegidas.

4.Utilize meios de pagamento adequados

PIX recorrente

Oferecer diferentes meios de pagamento aos clientes é importante para aumentar a adesão à cobrança recorrente. 

Ler mais: Meios de pagamento digitais: um guia completo sobre como escolher e implementar no seu portal de conteúdo 

Além dos cartões de crédito, considere opções como débito em conta ou Pix, para atender às preferências dos consumidores.

5.Esteja em conformidade com as normas de segurança

Assegure-se de que sua empresa esteja em total conformidade com as normas e regulamentos de segurança, como o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento), para proteger os dados sensíveis dos clientes.

Além é claro de estar em conformidade com LGPD

6.Melhore o seu relacionamento com o cliente com a cobrança recorrente

Cobrança recorrente: passo a passo para montar operação | Aspin

A cobrança recorrente pode ser uma oportunidade para aprimorar o relacionamento com os clientes. 

Desse modo, mantenha-os informados sobre as cobranças, ofereça suporte ágil para esclarecimento de dúvidas e facilite o processo de cancelamento, caso necessário.

Ler mais: Conheça a jornada do consumidor e potencialize a experiência do leitor para transformá-lo em assinante 

7.Estabeleça políticas claras de cobrança financeira

Defina políticas de cobrança financeira claras e transparentes, abordando questões como datas de vencimento, possíveis taxas de atraso e condições de cancelamento. 

Isso tudo ajudará a evitar mal-entendidos e conflitos com os clientes.

8.Utilize serviços de recuperação de crédito

Para lidar com casos de inadimplência, considere a utilização de serviços de recuperação de crédito. Uma estratégia eficiente para lidar com clientes em atraso é fundamental para minimizar perdas financeiras e preservar o relacionamento com os consumidores.

Ao seguir essas etapas, você estará preparado para implementar e gerenciar uma operação de cobrança recorrente de forma bem-sucedida em sua empresa.

Quer garantir a cobrança recorrente em sua empresa com total eficiência? Conheça o AspinPay: 

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