Conheça a jornada do consumidor e potencialize a experiência do leitor para transformá-lo em assinante

Jancler Capellete

Jancler Capellete

A jornada do consumidor em jornais e portais de conteúdo | Aspin

Você é um(a) leitor(a) fiel de algum portal de notícias? Imagine que, todas as manhãs, você acessa esse portal ou jornal digital para se atualizar sobre as notícias do mundo. Passando um determinado tempo lendo artigos interessantes, assistindo vídeos educativos e até mesmo interagindo com outros leitores nos comentários. 

Em um determinado momento, enquanto você navega por esse portal, se depara com um artigo exclusivo, contendo informações detalhadas sobre tópicos que você sempre quis se aprofundar. 

Ao clicar neste artigo, é direcionado(a) para uma página de assinatura, onde lhe é ofertado um plano premium com acesso ilimitado a todos os conteúdos do portal

A princípio, você hesita em fazer a assinatura, afinal, já está acostumado(a) a consumir o conteúdo gratuito do portal. Mas, ao ler mais sobre os benefícios de ser um assinante, como obter acesso a esses conteúdos exclusivos, receber newsletter diárias e descontos em eventos, você passa a se convencer de que vale a pena!

Ler mais: Portal de notícias: checklist de tudo o que você precisa

A partir desse momento, você está na jornada de compra do consumidor do portal, passando por diversas etapas até tornar-se um assinante. Em um primeiro momento, você se conscientizou da necessidade de ter acesso a conteúdos exclusivos, depois, quis saber mais dos planos disponíveis e os benefícios de cada um, por fim, decidiu que o plano premium era o mais adequado para suas necessidades, realizando a assinatura. 

Essa é a representação de uma jornada do cliente mapeada em um portal de conteúdo ou jornal digital, que mostra a importância de saber cada passo do leitor até ele se tornar um assinante, a fim de escolher as estratégias certas para motivá-lo a tomar essa decisão. 

Quer saber mais sobre isso? Acompanhe:  

O que é a jornada do consumidor ou jornada de compra? 
Para que serve o mapeamento da jornada de compra? 
Quais são as etapas da jornada do consumidor em um jornal digital ou portal de notícias?
Como mapear a jornada de compra do seu leitor para transformá-lo em assinante 

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O que é a jornada do consumidor ou jornada de compra? 

Quando o marketing convencional ainda era febre, a orientação era que o “convencimento” do cliente ocorresse principalmente por insistência, o que na verdade apenas diminuía as chances de se fechar negócios, já que o vendedor aparecia diante do consumidor tantas vezes que ele se sentia impelido a adquirir o produto ou serviço ofertado. 

Mas, graças à transformação digital esse cenário mudou. Agora, o comprador é protagonista do seu caminho até a decisão de compra. Assim, ao conjunto de etapas que ele trilha ao longo do caminho, dá-se o nome de “jornada de compra” ou “jornada do consumidor”.

Essa jornada é formada por diferentes etapas, que podem variar de acordo com o público alvo, com os canais e pontos de comunicação e muitos outros fatores, fazendo com que, muitas vezes, a jornada de compra seja diferente em diversos públicos-alvos. 

Além disso, conforme a pesquisa Anatomia da Jornada de Compra, realizada pela Globosat:

65% dos brasileiros consideram “indivíduos” mais confiáveis do que “instituições”, que possuem 35% da preferência

Diante disso, mostra-se ainda mais necessário fornecer experiências positivas para o seu leitor durante a jornada de compra, principalmente para conduzir o cliente até a compra e possibilitar uma experiência memorável, digna de avaliações positivas que influenciarão positivamente a percepção da sua marca

Para que serve o mapeamento da jornada de compra?

A jornada do consumidor em jornais e portais de conteúdo | Aspin

O mapeamento da jornada de compra é uma ferramenta essencial para que empresas entendam como seus leitores interagem com seu portal de notícias ou jornal em cada etapa do processo de compra. Assim, é possível identificar os pontos de contato mais importantes e as necessidades dos clientes em cada uma das fases.

Dessa maneira, é possível construir uma estratégia mais eficaz que aprimore a experiência do cliente e procure sanar suas dúvidas e solucionar as dores e necessidades

Portanto, ao mapear a jornada de compra, os jornais digitais e portais de conteúdo podem identificar os momentos críticos que afetam a decisão de compra do cliente. Além de poderem usar essas informações para criar soluções e ofertas personalizadas para melhorar a experiência do cliente e aumentar as chances de conversão. 

Sem contar que o mapeamento da jornada de compra pode ajudar a entender melhor as expectativas dos seus leitores em cada etapa do processo de compra. Dessa maneira, é possível criar conteúdo mais relevante e direcionado para o seu público, comunicando e informando de maneira ressonante em momentos-chave. 

Ler mais: 13 Dicas para criar conteúdo relevante e conquistar leitores

Por fim, o mapeamento da jornada de compra também vai te ajudar a alinhar seus esforços de marketing e vendas em torno da necessidade do seu público, ao invés de abordar seus próprios interesses. 

Quais são as etapas da jornada do consumidor em um jornal digital ou portal de notícias? 

A jornada do consumidor em jornais e portais de conteúdo | Aspin

A jornada do consumidor em um jornal digital ou portal de notícias geralmente é dividida em diversas etapas como a descoberta, a exploração, a decisão e a retenção. Vejamos mais um pouco sobre cada uma: 

  • Descoberta: o consumidor pode encontrar o portal de notícias ou jornal digital por meio de uma pesquisa do Google, uma recomendação, um anúncio ou até mesmo pelas redes sociais. Aqui, é de suma importância contar com estratégias fortes em redes sociais e na produção de conteúdo otimizado com técnicas de SEO para aumentar a visibilidade e atrair mais leitores. 

Ler mais: Guia de SEO para jornalistas: como ranquear seu portal de notícias no Google 

  • Exploração: aqui, o leitor começa a desbravar seu jornal ou portal, procurando conteúdos que possam ser interessantes ou relevantes para ele. Aqui, é importante oferecer uma navegação fácil e intuitiva, com categorias claras e uma estrutura de conteúdo organizada, para que assim, seu leitor encontre facilmente o que está procurando. 
  • Decisão: chegou o momento da decisão. Seu leitor escolherá se quer ou não consumir seus conteúdos, ler um artigo em particular, inscrever-se em sua newsletter ou ainda tornar-se um assinante do seu jornal. Aqui, é importante oferecer conteúdos de qualidade e relevância para o leitor, bem como uma experiência agradável e sem interrupções.
  • Retenção: o consumidor se torna um leitor recorrente, voltando ao seu site regularmente para manter-se informado sobre notícias, eventos atuais, etc. Nesta fase, o importante é que o site ofereça um conteúdo atualizado e diversificado, com diversos recursos adicionais como comentários, enquetes e fóruns de discussão a fim de mantê-los engajados e interessados. 

Mas, é importante lembrar que essas etapas não são vias de regra. É necessário realizar o mapeamento em seu portal de notícias ou jornal digital, para garantir que você conheça a jornada de compra certa para seu negócio. 

Como mapear a jornada de compra do seu leitor para transformá-lo em assinante 

A jornada do consumidor em jornais e portais de conteúdo | Aspin

Bom, para que você possa usufruir de todos os benefícios de uma jornada de compra em seu jornal digital ou portal de conteúdo, elaboramos tudo o que você precisa para mapear a sua. Veja só: 

1 – Conheça seu público-alvo

Antes de começar a mapear a jornada de compra do seu leitor, é crucial entender quem é seu público-alvo e quais são suas maiores necessidades e desejos. Portanto, faça pesquisas de mercado, análises de dados e entrevistas com seus leitores para entender o que eles esperam do seu jornal digital ou portal de notícias. 

2 – Identifique as etapas da jornada de compra

Como você viu anteriormente, identificar as etapas da jornada de compra dos seus leitores é fundamental para conseguir atrair, converter e reter mais assinantes para o seu negócio.

3 – Mapeie as ações do leitor em cada etapa

Para cada etapa da jornada de compra, mapeie as ações que seu leitor pode realizar. Por exemplo, na fase de conscientização ou descoberta, ele pode encontrar seu site por meio da pesquisa orgânica ou paga. 

Já na de exploração, ele pode acessar artigos gratuitos ou aproveitar um período de teste gratuito. Na fase de decisão, ele pode escolher qual plano de assinatura é o mais adequado para suas necessidades e forma de pagamento.

Mas, ressaltamos novamente que essas são possibilidades, não regras. 

4 – Identifique pontos de melhoria 

Ao identificar a jornada de compra do seu leitor e mapear as ações em cada uma, é necessário identificar pontos de melhoria. Ou seja, imagine que muitos dos visitantes do seu site abandonam rapidamente após entrarem nos conteúdos gratuitos. Isso é um claro sinal de que eles precisam ser melhorados para que você possa convencer essas pessoas que seu conteúdo pago vale a pena. 

Ler mais: Webwriting: como agregar valor a minha redação digital?

5 – Crie estratégias para cada etapa da jornada de compra

Seguindo adiante, está na hora de criar estratégias para cada etapa da jornada de compra do leitor. Aqui, algumas ações a serem consideradas são a oferta de um período gratuito de teste para a fase de consideração, a simplificação do processo de pagamento para a fase de decisão, entre outras. 

6 – Acompanhe e avalie os resultados 

Por fim, como qualquer estratégia, acompanhar e avaliar os resultados também se torna essencial. Principalmente para entender se essas alterações estão funcionando e se o que estava dando errado foi consertado. Para isso, use ferramentas de análise de dados para medir a eficácia de cada estratégia e fazer ajustes necessários para otimizar a jornada do leitor e aumentar as chances de conversão em assinantes. 

Para isso, recomendamos os sistemas Aspin, onde você encontra opções para otimizar todas as etapas das diferentes jornadas de compra, seja com um CMS poderoso feito especialmente para portais de conteúdo e jornais digitais, como o AspinNews, ou para facilitar a etapa de decisão com diversas formas de pagamento disponibilizadas pelo AspinPay

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