Meios de pagamento digitais: um guia completo sobre como escolher e implementar no seu portal de conteúdo

Jancler Capellete

Jancler Capellete

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Isso não é novidade para ninguém, mas os meios de pagamentos digitais transformaram o modo que consumimos os serviços, seja pela segurança e velocidade ou pela comodidade das cobranças recorrentes.

Então, não é espanto nenhum que a maioria das pessoas escolham o pagamento online no momento de finalizarem suas compras.

Segundo o New Payments Index 2022, realizado pela Mastercard, 86% das pessoas na América Latina utilizaram pelo menos um meio de pagamento digital nos últimos 12 meses.

Não precisamos ir muito longe para verificar os reflexos da modernidade ou se os dados da pesquisa são verdadeiros, é só pensar na última vez que você fez um pagamento. Tenho certeza que eles envolviam métodos como cartão de crédito, boleto bancário ou transferência por Pix.

Sendo assim, os leitores esperam os mesmos benefícios em sua gestão de assinaturas. Mas, é natural que em meio a essas inúmeras opções você se pergunte quais são os ideais para o seu modelo de negócio.

Pensando nisso, criei um guia completo que aborda desde o que é um pagamento digital até quais são as vantagens e como escolher e implementar na sua empresa.

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Quais são os meios de pagamentos digitais?

De modo simplificado, os pagamentos digitais são transações financeiras que são realizadas em plataformas e dispositivos online, mobile ou não, sem o envolvimento de cédulas de dinheiro.

Para que funcionem da maneira correta, todos os envolvidos devem estar de acordo com o método e a troca de dados. Então, tanto o cliente quanto a empresa precisam cumprir uma série de requisitos.

Como os pagamentos digitais estão presentes em todos os segmentos da indústria, tenho certeza de que você sabe que entre eles os mais comuns são:

  • Cartão de crédito e débito
  • Débito automático
  • Boleto bancário
  • Pix
  • Carteira digital
  • Link de pagamento
  • Transferências bancárias (TED e DOC)
  • QR Code

Não se engane, eu sei que não estou exatamente apresentando os meios de pagamentos digitais. Mas, a verdade é que eles começaram a fazer parte de muitos negócios recentemente, com a transformação digital.

Sendo assim, é necessário que as empresas possuam uma plataforma que aceite essa modalidade e saibam como colocá-la em prática.

Ler mais: Pagamento recorrente via Pix: quais são as vantagens para seu serviço de comunicação?

Quais são as vantagens dos meios de pagamentos digitais?

Meios de pagamentos digitais para portal de conteúdo | Aspin

Conveniência

Oferecer apenas um ou outro método de pagamento não é mais o suficiente para atender as expectativas dos consumidores atuais.

Além disso, receber dinheiro em espécie ou talões de cheque ficou ultrapassado. É inviável pensar em dedicar um tempo do seu dia exclusivamente para fazer um depósito e aguardar o valor ser creditado na sua conta. Do mesmo modo, isso implica que os clientes devem realizar os pagamentos pessoalmente. 

Já o pagamento online pode aumentar as vendas, uma vez que são um fator decisivo para as compras. Como não há elementos físicos atrelados às transações, eles dispensam o uso de maquininhas e são mais econômicos para a sua empresa.

Vale ressaltar que ao efetuar e receber pagamentos de forma simplificada, é possível reduzir despesas contábeis e administrativas e otimizar a produtividade da sua equipe em geral. Além de agilizar seus processos de negócios, o que permite dedicar mais tempo à rentabilidade da sua empresa e verificar novas estratégias e oportunidades de crescimento para atrair mais anunciantes.

Ler mais: Pagamento Recorrente por Boleto: Uma Opção para o seu Cliente

Facilidade de uso

Uma marca deve facilitar ao máximo o ato da compra para o seu público-alvo, o que vai ao encontro da eficácia dos meios de pagamentos digitais e a conveniência das cobranças recorrentes.

Porém, a escolha entre quais são os métodos mais indicados para o seu negócio deve ser discutida e pensada com tempo. Também certifique-se de trabalhar com um provedor confiável e abrangente, que ofereça as melhores soluções para atender às suas necessidades.

Outro benefício está nas soluções que consideram todos os perfis de assinantes, automatizando o envio e a baixa de títulos e reduzindo o trabalho manual. Desse modo, reduzem os índices de inadimplência de forma considerável.

Ler mais: Planos de assinatura: conheça os tipos e saiba como montar os seus

Segurança

Os meios de pagamentos digitais promovem um ambiente seguro, tanto para os criadores de conteúdo quanto para os assinantes.

Também reduzem o risco de fraude, auxiliam na economia de despesas e proteção da reputação da sua empresa, justamente por serem opções mais confiáveis. Além de acessibilidade e mobilidade, o que garante mais tranquilidade para você e seus clientes.

Tudo isso se mostra ainda mais importante para os veículos de comunicação após a sanção de normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Nesse sentido, sua empresa deve dar a devida atenção para o tratamento de dados dos seus clientes. Isso porque os modelos pagos de assinatura como paywall exigem que os leitores compartilhem suas informações.

Portanto, é primordial que você informe com clareza aos leitores o uso que fazem dos seus dados para a gestão de assinaturas e para os pagamentos recorrentes. 

Gestão de clientes

Um dos benefícios mais significativos é que o atendimento ao cliente e a sua experiência são aprimorados. Com meios de pagamentos mais convenientes e ágeis, é possível observar facilmente as tendências de compra e gerenciar os perfis de consumidores com eficácia.

Em outras palavras, o pagamento online gera um impacto positivo nos índices de satisfação e fidelidade, uma vez que você conhece a fundo o seu público-alvo e sabe como atender ou até mesmo superar as suas expectativas.

Como escolher os meios de pagamentos digitais?

Meios de pagamentos digitais para portal de conteúdo | Aspin

Bom, antes de mais nada, é importante entender o que é um gateway de pagamento: uma plataforma que viabiliza a conexão e transmissão de dados entre uma loja virtual, seus clientes e as instituições financeiras.

Em seguida, também é essencial considerar alguns pontos na hora de escolher os meios de pagamentos digitais para sua empresa:

  • Verifique se a cobertura abrange sua região de atendimento
  • Considere as opções de pagamentos recorrentes
  • Escolha um gateway que siga o sistema Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS)
  • Analise os valores e as taxas para cada transação
  • Ofereça uma variedade de opções de pagamento para os assinantes

Tendo os critérios acima alinhados, é muito mais simples escolher a plataforma e facilitar a gestão de assinaturas e pagamento online do seu negócio.

Ler mais: Tudo o que você precisa saber para vender espaços para anúncios em seu jornal digital

Como implementar os meios de pagamentos digitais?

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O tempo e o esforço dedicados na implementação do pagamento online dependem do sistema criado na sua empresa. Nesse sentido, antes de colocá-los em prática, avalie quais fazem sentido para a sua realidade e se eles se adequam às suas necessidades.

Para isso, faça um planejamento estratégico que leve em consideração questões como a capacidade financeira da sua instituição. Afinal, é um investimento válido para a sua empresa, mas não deixa de ser um investimento.

E como vimos anteriormente, existem as taxas recorrentes, além das taxas extras de configuração, manutenção de conta e estorno, por exemplo.

Para poupar despesas desnecessárias, é válido realizar uma pesquisa com seus clientes sobre os meios de pagamentos digitais que eles mais utilizam ou gostariam que sua empresa oferecesse. Assim, todos saem ganhando.

No mais, a implementação pode acontecer de diversas formas, por meio de soluções que foram idealizadas para facilitar os processos.

Uma plataforma que realiza a automação dos pagamentos e cobranças deve ser flexível, dinâmica e segura, como a AspinPay. Isso porque a solução abraça pagamentos por Pix, cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta e até mesmo criptomoedas.

Na prática, isso significa que a inadimplência dos assinantes é reduzida de forma considerável e a entrada de pagamentos das assinaturas é facilitada. Além da possibilidade de integrar seu ERP ou sistema via API, de modo simplificado, rápido e intuitivo.

Como os pagamentos recorrentes são só um dos aspectos, também contamos com uma ferramenta que abraça e simplifica a gestão de assinaturas. A AspinEasy é ideal para cobrança recorrente, renovação automática e e-commerce integrado.

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre quais são os produtos ideais para a sua empresa, conte com a Aspin e nossa consultoria especializada para definirmos juntos as melhores soluções:

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