6 modelos de pagamento recorrente para impulsionar seu portal de notícias ou jornal digital

Jancler Capellete

Jancler Capellete

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À medida que o cenário digital continua a evoluir, é importante para portais de notícias e jornais digitais adaptarem seus modelos de negócio de acordo. Com isso, uma maneira eficaz de fazer isso é implementando um modelo de pagamento recorrente para leitores

Isso não apenas fornece uma fonte confiável de renda para o negócio, mas também permite que os leitores acessem conteúdo de alta qualidade que seja confiável. 

O The Digital News Report 2020 destaca a crescente disposição dos leitores em pagar por conteúdo de qualidade. Com tanta desinformação e fake news circulando online, os leitores estão buscando fontes nas quais possam confiar.

Assim, ao oferecer conteúdo especializado e relevante, portais de notícias e jornais digitais podem se estabelecer como fontes confiáveis de informações e, por sua vez, atrair uma base de leitores fiéis. 

Dito isso, os modelos de pagamento recorrente também oferecem vários benefícios do ponto de vista dos negócios. Ao fornecer uma fonte de renda mais previsível, é mais fácil planejar o futuro e fazer investimentos de longo prazo. Isso é particularmente importante em uma indústria que está constantemente evoluindo e enfrentando novos desafios. 

Bom, já deu pra entender que caso você possua um portal de conteúdo ou um jornal digital, adquirir um modelo de pagamento ou cobrança recorrente pode dar mais segurança e previsibilidade para o seu negócio.  Dito isso, para te ajudar a levar o modelo certo para o seu negócio, trouxe neste artigo 6 modelos perfeitos para o mercado de informação e comunicação. Veja só: 

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O que são negócios e serviços recorrentes?

Negócios e serviços recorrentes são modelos de negócios em que os clientes pagam por um produto ou serviço de forma periódica.

Isso pode incluir desde assinaturas de revistas e jornais digitais, como também serviços de streaming de música ou vídeo, clubes de assinatura de produtos e serviços de entrega periódica.  

No contexto dos jornais digitais e portais de conteúdo, o pagamento recorrente pode assumir diferentes formas, como mensalidades, assinaturas anuais, pacotes especiais para determinados tipos de conteúdo ou até mesmo a criação de programa de fidelidade para incentivar a renovação de assinaturas. 

Ler mais: Meios de pagamento digitais: um guia completo sobre como escolher e implementar no seu portal de conteúdo 

6 modelos de pagamento recorrente para seu jornal digital | Aspin

Um exemplo prático de pagamento recorrente em jornais digitais é o The New York Times, que oferece diferentes pacotes de assinatura para seus leitores, que incluem acesso ilimitado a todo o conteúdo digital.

A partir do momento que o cliente se torna assinante, ele é cobrado de forma recorrente, seja mensal ou anualmente, ou até mesmo semanal, como é o caso do The New York Times, que libera acesso a notícias, análises, opiniões e conteúdo exclusivo. 

Quais os benefícios da cobrança recorrente?

Existem muitos benefícios em adotar um modelo de cobrança recorrente em um negócio, seja ele físico ou digital. Um dos principais é a estabilidade financeira proporcionada por uma fonte de renda previsível e constante.

Isso permite que o empreendedor planeje melhor suas finanças e faça investimentos a longo prazo com mais segurança. 

Além disso, a cobrança recorrente pode ajudar a reduzir a inadimplência, já que o pagamento é feito automaticamente, sem que o cliente precise lembrar de pagar manualmente. Isso também leva mais praticidade e comodidade para o consumidor, que deixa de se preocupar com datas de vencimento ou taxas de juro por atraso. 

Outra vantagem é a fidelização de clientes. Por meio do pagamento recorrente, o cliente é estimulado a manter um relacionamento de longo prazo com a empresa, já que se torna mais difícil para ele cancelar a assinatura ou deixar de utilizar o serviço. 

Isso tudo pode gerar uma base de clientes mais engajada e fiel, que pode até mesmo torná-los defensores da marca, recomendando-a para amigos e familiares. 

No contexto de jornais digitais e portais de conteúdo, a cobrança recorrente também permite a criação de um fluxo constante de receita, o que permite investir em conteúdos de alta qualidade e recursos tecnológicos para oferecer uma melhor experiência ao leitor

Ler mais: 13 Dicas para criar conteúdo relevante e conquistar leitores

Por fim, o pagamento recorrente também pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a dependência de publicidade e aumentar a autonomia editorial do jornal. 

6 modelos de pagamento recorrente para portais de conteúdo e jornais digitais

6 modelos de pagamento recorrente para seu jornal digital | Aspin

A seguir, confira 5 modelos de pagamentos recorrentes que você pode estar oferecendo em seu portal de conteúdo, jornal digital ou blog: 

1. Pacotes de assinatura

Os pacotes de assinatura são uma forma popular de pagamento recorrente que pode ser ofertada em jornais digitais, portais de conteúdo, blogs, etc. Esse modelo de negócio oferece ao leitor a oportunidade de ter acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade em troca de uma taxa mensal ou anual. 

Ler mais: Planos de assinatura: conheça os tipos e saiba como montar os seus 

Assim, os pacotes de assinatura são a opção ideal para empresas que querem construir uma base de clientes fiéis e recorrentes. Ao oferecer conteúdo de qualidade, as empresas podem atrair leitores que estão dispostos a pagar uma taxa para ter acesso a ele.

Para jornais digitais e portais de conteúdo, os pacotes de assinatura podem ser uma forma de se diferenciar da concorrência e oferecer um valor adicional aos leitores. 

Dica: 

Se você busca levar pacotes de assinatura para seu jornal digital, portal de conteúdo ou blog, o SCAP oferece essa possibilidade, além de contar com outros 40 módulos integrados que contemplam publicidade, planejamento, estatísticas e muitos mais. 

2. Conteúdo nichado para assinantes

6 modelos de pagamento recorrente para seu jornal digital | Aspin

Os conteúdos nichados para assinantes são outra forma de pagamento recorrente feita especialmente para jornais e portais de conteúdo. Nesse modelo de negócio, a empresa oferece conteúdo especializado e específico para um determinado público, em troca de uma taxa recorrente.

Ao oferecer conteúdo nichado, as empresas podem se concentrar em um público específico que está disposto a pagar pela especialização e exclusividade. Esse modelo de negócio pode ser particularmente atraente para empresas que têm uma base de leitores fiéis e engajados em um nicho específico, como tecnologia, finanças ou modas. 

Ler mais: Como monetizar sites, blogs e portais de conteúdo para ganhar dinheiro? 

Além disso, a oferta de conteúdo nichado também ajuda a aumentar a retenção de assinantes, visto que oferecer conteúdo exclusivo e especializado faz com que crie-se uma comunidade em torno do seu produto

Dica: 

Para este modelo de cobrança recorrente, você pode contar com o AspinEasy, que realiza cobrança recorrente com um sistema automatizado de renovação e relacionamento com o cliente. Tudo isso com e-commerce integrado

3. Pay Per View

Nesse modelo, os leitores pagam apenas pelo conteúdo específico que desejam acessar, ao invés de pagar por uma assinatura mensal ou anual. 

Portanto, essa opção de pagamento recorrente é especialmente interessante para leitores que não desejam se comprometer com uma assinatura de longo prazo e preferem pagar apenas pelo conteúdo que lhes interessa. Além disso, para empresas que oferecem conteúdo premium o “pay per view” pode ser uma forma eficaz de monetizar esse conteúdo sem prejudicar a experiência do usuário. 

No entanto, é importante lembrar que esse modelo de cobrança recorrente é menos previsível em termos de receita para a empresa, já que o fluxo de receita depende da demanda pelo conteúdo específico. 

Portanto, esse modelo pode exigir um esforço maior de marketing para promover cada conteúdo e aumentar a visibilidade dos pagamentos por visualizações. 

Dica:

Para este modelo de cobrança, o AspinPay é mais eficiente pelo seu checkout transparente, ou seja, aqui o cliente não precisa sair da página para efetuar a compra do conteúdo, o que diminui as chances de abandono de carrinho e torna a experiência do leitor ainda melhor.   

4. Freemium

6 modelos de pagamento recorrente para seu jornal digital | Aspin

A junção de “free” e “premium”, o freemium é outro modelo de pagamento recorrente adotado por jornais digitais e portais de conteúdo. Com ele, os leitores têm acesso a um conteúdo básico e gratuito, mas podem optar por pagar uma assinatura  para ter acesso ao conteúdo premium adicional. 

Essa estratégia tem a vantagem de atrair leitores para o site, uma vez que o conteúdo básico é gratuito, mas também oferece aos leitores uma opção para ter acesso a conteúdos de maior qualidade, mais exclusivo e mais profundo. 

Ler mais: Pagamento recorrente via Pix em serviços de comunicação

Além disso, esse modelo é uma forma eficaz de apresentar aos leitores a qualidade do conteúdo premium que está disponível e, assim, incentivar mais assinaturas. Essa estratégia também permite que os editores ajustem o conteúdo para melhor atender às necessidades e desejos dos leitores.

No entanto, é importante lembrar que os leitores podem não estar dispostos a pagar pela assinatura se considerarem que o conteúdo gratuito já atende às suas necessidades. Portanto, é essencial que os editores ofereçam um conteúdo básico e com qualidade, mas, que ao mesmo tempo incentive a assinatura. 

Dica: 

Para este modelo de cobrança, o AspinNews é o mais apropriado, visto que com ele você pode potencializar seu conteúdo com um CMS de qualidade, ao mesmo tempo em que oferece planos de assinatura para seus leitores.    

5. Paywall

6 modelos de pagamento recorrente para seu jornal digital | Aspin

Paywall não é exatamente um modelo de pagamento recorrente, mas sim uma estratégia incentivo para que os leitores adquiram a assinatura recorrente de um jornal digital ou portal de conteúdo. 

Ou seja, a ideia por trás do Paywall é que, se o conteúdo for valioso o suficiente, os leitores estarão dispostos a pagar pela assinatura. 

Assim, uma das vantagens do modelo Paywall é que ele oferece uma fonte de receita consistente para os editores. Mas, aqui também é importante oferecer alguns conteúdos gratuitos para não desmotivar novos assinantes a visitarem seu site. 

Dica:

A Aspin conta com uma ferramenta própria para Paywall para assinaturas recorrentes, em que o seu jornal ou portal restringe apenas o que desejar. Ou seja, oferecendo a opção de bloqueio em todos ou alguns editoriais, oferecendo créditos de consumo de artigos por período ou até mesmo criando editoriais totalmente gratuitos e outros exclusivos (freemium). 

6. Micropagamentos

Já os modelos de micropagamentos como pagamentos recorrentes são uma alternativa ao modelo de Paywall e consiste em permitir que os leitores paguem por artigos individuais, ao invés de assinaturas. 

Ou seja, nesse modelo, os leitores podem acessar todo o conteúdo do site, mas precisam pagar por artigos ou matérias específicas. 

Sendo assim, os micropagamentos são ideais para um público de leitores que não querem se comprometer com uma assinatura completa e preferem pagar apenas pelo conteúdo que consideram valioso. 

Já para os editores, os micropagamentos podem ajudar a alcançar uma nova audiência, bem como gerar receita adicional. 

Uma outra vantagem do modelo de micropagamentos é que ele oferece flexibilidade aos leitores, permitindo que eles paguem apenas pelo conteúdo que desejam consumir. Isso também ajuda a aumentar a fidelidade do público, uma vez que os leitores sentem que estão obtendo um valor justo pelo dinheiro investido

Bom, mesmo com as dicas anteriores, tanto o micropagamento como as outras modalidades de pagamento recorrentes podem ocorrer no AspinPay, a plataforma ideal para automação de pagamentos recorrentes em jornais digitais e portais de conteúdo. 

Com  ele, você minimiza a inadimplência, aumenta sua receita e leva muitos outros benefícios para sua empresa. Confira: 

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