Portais de conteúdo podem enfrentar desafios constantes para reduzir custos e aumentar as vendas de suas publicações. Dito isso, na era digital, a competição é acirrada e os consumidores esperam cada vez mais qualidade, variedade e personalização de conteúdo.
Ou seja, os portais e produtores de conteúdo precisam constantemente encontrar maneiras de melhorar sua eficiência e eficácia, ao mesmo tempo em que atendem a demanda de seus leitores e geram mais receita.
A redução de custos é, definitivamente, algo difícil de alcançar, especialmente quando não há investimentos em infraestrutura, qualificação e tecnologia. No entanto, a eficiência operacional pode ser melhorada por meio da automação de processos, da terceirização de serviços e da adoção de tecnologias mais avançadas.
Além disso, otimização de recursos, como tempo e esforço, pode ajudar a reduzir os custos sem comprometer a qualidade do conteúdo.
Por outro lado, o aumento de vendas pode ser obtido por meio da adoção de estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas, bem como com análise de dados para entender melhor o comportamento do consumidor. A oferta de conteúdo exclusivo e pacotes de assinatura também aumentam a receita.
Neste artigo, exploraremos algumas dessas principais estratégias para reduzir custos e aumentar as vendas do seu portal de conteúdo ou jornal digital. Acompanhe:
1 – Automatize o controle das assinaturas e circulação
2 – Faça a gestão dos seus contatos sejam eles clientes ou prospects
3 – Administre a operação comercial para reduzir custos
4 – Tenha um sistema financeiro integrado
5 – Invista em e-commerce para aumentar as vendas
6 – Use ferramentas de automação a seu favor
7 – Otimize a infraestrutura do seu portal com uma plataforma CMS
8 – Conte com serviços outsourcing
9 – Reduza custos com publicidade tradicional e invista em marketing digital
10 – Use a otimização SEO para aumentar as vendas
1 – Automatize o controle das assinaturas e circulação
Planilhas de Excel podem se perder no caso de uma pane no computador e também não são confiáveis pois podem conter erros de digitação, além disso, não é possível controlar de forma clara a venda avulsa e o estoque.
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Sendo assim, é importante automatizar a gestão de assinaturas e gerenciar informações importantes como: prorrogação de assinaturas, suspensão e cancelamentos, controle de assinaturas impressas e online, controle de múltiplos estoques, controle da distribuição e acompanhamento das rotas de entrega.
- Vantagens do controle de assinaturas e circulação:
- Controle da carteira de clientes ativos, inativos e inadimplentes;
- Controle e gerenciamento dos estoques;
- Renovações automáticas através do método recorrente;
- Acompanhamentos de abrangência, roteiros e rotas de entrega.
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2 – Faça a gestão dos seus contatos sejam eles clientes ou prospects
Uma lista de contatos sem gerenciamento não é nada, sejam eles clientes ou prospects, por isso, hoje em dia, quase todas as empresas investem na gestão de contatos através de uma plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento), como o HubSpot CRM ou Salesforce.
Acompanhe o atendimento da equipe de telemarketing e o registro de reclamações, elogios e sugestões, essas informações são valiosas para melhorar o seu negócio e aumentar o relacionamento com o cliente.
Vantagens do CRM:
- Maior taxa de conversão em vendas;
- Aumento da satisfação dos clientes e consequentemente a redução de reclamações;
- Melhor registro e acesso às atividades relativas ao atendimento ao cliente;
- Possibilidade de maior fidelização dos clientes;
- Cadastro e manutenção de dados automatizados.
3 – Administre a operação comercial
Cadastros de contratos de anúncios, controle de orçamentos, desempenho de edições, ranking de clientes anunciantes, controle de permutas e comissões precisam estar registrados em um ambiente seguro pois são informações importantes sobre o que foi acordado com o cliente.
Analisar a concorrência é outro ponto importante e estratégico que precisa estar ligado ao setor comercial. Dito isso, o alinhamento entre suas equipes e operações de marketing, vendas e serviço também é uma excelente oportunidade para aumentar suas vendas e reduzir custos com a Revenue Operations.
Vantagens da gestão comercial:
- Análise do desempenho de edições;
- Controle de saldos de permutas;
- Melhor planejamento de ações comerciais e de marketing;
- Análise estratégica dos concorrentes para melhorar ainda mais o seu negócio.
4 – Tenha um sistema financeiro integrado
O centro da empresa é o setor financeiro, se as informações estiverem erradas, desconectadas ou não forem gerenciadas corretamente sua empresa pode entrar em dificuldades financeiras, por isso a gestão deve ser a mais automatizada possível para evitar erros humanos e a perda de dados.
Facilite suas cobranças e recebimentos através de pagamento por cartão de débito ou crédito, boleto bancário ou débito em conta. Com uma plataforma de gestão também fica bem mais fácil controlar a inadimplência e provisionar os lucros.
O AspinPay, por exemplo, é uma excelente ferramenta financeira feita especialmente para portais de conteúdo, jornais digitais ou até mesmo impressos.
Ler mais: Produção de conteúdo digital: 9 dicas para ter mais leitores
Vantagens de um sistema financeiro automatizado:
- Redução de erros de digitação e operacionais;
- Redução da inadimplência;
- Redução de impressão de documentos como notas fiscais;
- Segurança no processo de cadastros;
- Menos trabalho e mais agilidade através da automatização de cobranças.
5 – Invista em e-commerce
Aumente a presença do seu negócio no ambiente digital e também venda muito mais assinaturas, tanto no impresso como no online, ao investir em um e-commerce. Venda produtos agregados como livros e guias, faça campanhas de marketing e venda produtos como camisetas e kits na web. São muitas as oportunidades que um e-commerce oferece para sua empresa vender.
Vantagens do e-commerce:
- Aumento considerável das assinaturas;
- Cobrança automatizadas e seguras que podem ser feitas através de cartão de crédito ou débito em conta;
- Cadastro fácil e prático para os usuários;
- Possibilidade de venda de outros materiais.
Já pensou em ter todas essas funcionalidades em uma única plataforma? Facilite o trabalho de todos os setores da sua empresa aumentando a produtividade no que realmente importa e ainda vendendo muito mais.
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6 – Use ferramentas de automação a seu favor
Há diversas tarefas rotineiras no dia a dia dos portais de conteúdo, desde a escrita dos conteúdos até tarefas de gestão, embora nem todas precisam ser executadas pelos colaboradores.
Afinal, a tecnologia vem avançando cada vez mais, criando softwares e aplicativos capazes de auxiliar em processos internos das mais diversas organizações.
Assim, o uso de ferramentas de automação contribui não apenas para uma execução mais rápida, mas também para aumentar a produtividade em funções em que a presença de um responsável se faz mais necessária, como nas vendas.
A Aspin é especialista em ferramentas de automação e otimização para jornalistas e portais de conteúdo, levando sempre em consideração as principais dores e problemas enfrentados por esse público no desenvolvimento dos nossos sistemas.
7 – Otimize a infraestrutura do seu portal com uma plataforma CMS
A adoção de uma plataforma CMS eficiente pode ser uma das estratégias mais importantes para otimizar a infraestrutura de um portal de conteúdo, reduzir custos e aumentar as vendas das suas publicações.
O principal motivo disso? A melhora da eficiência da gestão de conteúdo.
Afinal, com uma plataforma CMS, como a Aspin News, é possível reduzir os custos de desenvolvimento e manutenção do site. Tudo isso por meio de uma grande quantidade de plugins, extensões e funcionalidades que permitem que você adicione novas ações e recursos ao seu site sem a necessidade de uma programação personalizada.
Outro benefício disso é a escalabilidade. Isso, pois uma plataforma CMS escalável pode facilmente lidar com o crescimento do seu site à medida que sua empresa expande, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura ou novas contratações.
Ler mais: Como escolher o CMS adequado para sua empresa?
Tudo isso ajuda a reduzir custos operacionais a longo prazo, já que você não precisa investir em hardware ou em uma equipe adicional só para isso.
Por fim, a otimização do desempenho do seu site também é alcançada com a aquisição de uma plataforma CMS eficiente, além de que, ao otimizar o desempenho do seu site, você melhora a experiência do usuário, aumenta a taxa de conversão e, consequentemente, suas vendas.
8 – Conte com serviços outsourcing
O outsourcing ou terceirização de serviços, no português, também pode ajudar portais de conteúdos a reduzirem custos e aumentarem suas vendas.
Afinal, a terceirização de tarefas como o gerenciamento de conteúdos, design, desenvolvimento, hospedagem e suporte técnico permite que sua empresa reduza custos com mão de obra e infraestrutura, além de proporcionar flexibilidade e foco no core business.
Por fim, a terceirização também pode melhorar a qualidade dos serviços e aumentar a fidelidade do cliente, levando a um aumento de vendas significativo.
9 – Reduza custos com publicidade tradicional e invista em marketing digital
Investir em marketing digital ao invés de publicidade tradicional também é um fator determinante para a redução de custos e o aumento das vendas. Isso, pois a publicidade tradicional é cara e, muitas vezes, não traz os resultados desejados.
Por outro lado, o marketing digital oferece vantagens que tornam seu investimento mais direcionado e com maiores chances de obter um ROI elevado, como a segmentação do público-alvo, a mensuração e a otimização em tempo real das estratégias, sem contar que é mais barato.
Além de que, com o marketing digital, você melhora a visibilidade e o alcance do seu portal de conteúdo, aumentando a fidelidade do público e gerando mais vendas e receita.
10 – Use a otimização SEO para aumentar as vendas
Outra ferramenta poderosa, principalmente no aumento das vendas, mas que também faz parte do marketing digital, é a otimização SEO.
Ao otimizar o seu site e seus conteúdos para os mecanismos de busca, é possível atrair tráfego orgânico relevante e direcionado, isso te permite reduzir os gastos com publicidades e campanhas de publicidade, direcionando seus gastos em outras estratégias de negócio.
Ler mais: Guia de SEO para jornalistas — ranqueie seu portal de notícias.
Além disso, a otimização SEO também ajuda a aumentar a visibilidade do portal de conteúdo e melhorar sua autoridade online, o que aumenta a fidelidade do público e, consequentemente, valoriza seu Mídia Kit, atraindo ainda mais anunciantes para o seu site e aumentando sua receita.
Por fim, saliento que todas essas opções são possíveis com a Aspin. Que tal conhecer mais a fundo nossos serviços e produtos?