Transformando seu blog de notícias em um portal de conteúdo

Jancler Capellete

Jancler Capellete

CAPA

O blog de notícias não morreu. Ele passa bem, obrigado, mas isso não significa que seu formato, modelo e alcance devam permanecer iguais nos últimos anos, concorda? A internet está em constante evolução, tentando acompanhar seu público e mantê-lo interessado.

Hoje em dia, é preciso entregar informação com valor agregado. Conteúdo com utilidade é sempre mais apreciado e tende a gerar engajamento maior

Assim, migrar de blog ou site de notícias para um portal de conteúdo acaba sendo um movimento natural para quem quer crescer e se manter relevante.

Inclusive, manter um desenvolvimento constante do seu projeto, além de melhorar o desempenho e qualidade dos seus materiais, ajudará você a ganhar mais dinheiro com ele. Para isso, basta pegar o que você já tem e transformá-lo em um portal de conteúdo.

Neste artigo vamos te dar várias dicas de como fazer isso e ainda vamos falar de ferramentas que vão te auxiliar no processo de rentabilizar seus conteúdos. Acompanhe!

O que é um portal de conteúdo?
Qual a diferença entre blog de notícias e portal de conteúdo?
Como montar seu portal de conteúdo a partir de um blog de notícias?
Como garantir boa performance de um portal de conteúdos?

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O que é um portal de conteúdo?

Um portal de conteúdo é um site informativo, capaz de concentrar em um só lugar mídias de assuntos variados, ou ainda produzir materiais especializados. As editorias podem variar muito, dependendo de cada caso, como: política, economia, cultura, meio ambiente, esportes, moda, gastronomia, entre outros. É possível falar sobre um desses assuntos ou todos eles!

Ler mais: Checklist do portal de notícias: tudo o que você precisa para virar destaque no mercado da comunicação 

A partir disso é possível perceber que um portal de conteúdo e o seu blog de notícias tem muito a ver com o outro, não é mesmo? Mas, na prática, eles podem ser um pouco diferentes. Confira:

Qual a diferença entre blog de notícias e portal de conteúdo?

Transformando seu blog de notícias em um portal de conteúdo | Aspin

A principal diferença é que um portal de conteúdo traz mais assuntos do que as notícias do dia. Ele pega temas que não necessariamente estão nos jornais, mas que são relevantes para as pessoas e produz, a partir deles, materiais aprofundados, compartilhando conhecimento sobre o tópico em questão.

O portal de conteúdo também pode oferecer mais recursos, possibilidades e oportunidades de crescimento para a sua marca, que vem sendo tão bem desenvolvida com o blog de notícias, mas que pode dar um salto de evolução com essa transformação.

Ler mais: Como monetizar sites, blogs e portais de conteúdo para ganhar dinheiro? 

Com essa mudança de formato, seu negócio tem a possibilidade de ampliar a autoridade de marca no seu nicho de atuação. Isso é essencial para conquistar e fidelizar mais pessoas.

Como criar seu portal de conteúdo a partir de um blog de notícias?

Para girar essa chave e colocar o seu blog de notícias em um novo patamar de conteúdos, apontamos um passo a passo que pode servir de orientação.

1. Planejamento

Transformando seu blog de notícias em um portal de conteúdo | Aspin

O primeiro passo para transformar o seu blog de notícias em um negócio é oferecer nele um produto capaz de agregar valor ao público-alvo, levando em conta qualidade na identidade visual e, claro, no conteúdo.

Com esse objetivo em mente, é importante se atentar a algumas questões-chave para todo o processo. Elas irão guiar suas ações na evolução do seu blog para portal de conteúdos:

Ler mais: 10 tipos de conteúdo para potencializar seu engajamento e alavancar resultados 

Perfil de público-alvo

Tendo um blog de notícia, imagina-se que você já tenha seu público. Mas você já se preocupou em conhecê-lo a fundo? Saber como é o perfil de quem te acompanha é essencial para que você possa produzir conteúdo que seja do interesse e se comunique com essas pessoas.

Busque saber dados demográficos básicos, como: faixa etária e de onde são. Também é muito interessante ter em mãos informações sobre os hábitos de consumo do seu público na internet. Por exemplo: são heavy users das redes sociais? Quais formatos de conteúdo gostam mais (texto, vídeo, áudio, etc.)?

Construção de marca

Transformando seu blog de notícias em um portal de conteúdo | Aspin

É importante também construir e consolidar a sua marca entre outros portais de conteúdo. Afinal de contas, as pessoas têm que criar uma identificação e lembrar do seu site ao considerar um portal para se atualizar.

Lembre-se que você pode oferecer o mesmo que muitos concorrentes — como abordar o mesmo assunto —, mas é importante construir o seu diferencial para que saibam quem é você e o que propõe o seu negócio.

Caso esteja começando do zero, vale a pena considerar uma segmentação para começar seu portal de conteúdo. Ao focar na especialização, seu projeto tem, inicialmente, um público específico para atrair, impactar e criar um relacionamento de qualidade.

No trabalho de construção de marca inclui-se a criação de uma logomarca e outros elementos de identidade visual, bem como definição do tom de voz da sua marca e dos canais de comunicação usados para interagir com o público.

Editorias

Quando se constrói um portal de conteúdos, pensar nas editorias é fundamental para organizar tudo que será publicado. Mesmo se o seu portal for focado em um assunto nichado, ainda é possível ordená-los em temas para que os seus assinantes e leitores possam encontrá-los mais facilmente.

Além disso, a organização das editorias vai ajudar bastante na elaboração do cronograma de postagens, que veremos a seguir.

Calendário de postagens

Transformando seu blog de notícias em um portal de conteúdo | Aspin

Quando não se está tratando de um assunto urgente ou notícia, é muito interessante organizar os posts da semana ou do mês previamente. Primeiro, defina a frequência de postagem do seu portal de conteúdos. Isso é crucial para organizar a produção dos materiais.

Evite conteúdos de mesmas editorias sendo publicados no mesmo dia ou muito próximos. Isso traz mais dinamismo ao portal, já que você estará tratando de temas diferentes. Ao mesmo tempo, não demore demais para postar conteúdos de mesma editoria. Constância é um aspecto fundamental de todo bom portal de conteúdos, especialmente para se tornar uma referência.

Um calendário bem definido também ajuda o gestor a visualizar o volume de trabalho necessário para concluir se precisa ou não de mais contratações para ajudar na produção de conteúdo e garantir que tudo saia conforme o planejado.

No mais, existem ferramentas que contribuem muito com o cumprimento do calendário de postagem. Na Aspin Tecnologia, trabalhamos com o SCAP, por exemplo, que possui um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CRM), que possibilita, entre outras coisas, o agendamento de publicações, evitando atrasos nas postagens e permitindo que a equipe foque mais de sua atenção na criação dos conteúdos.

2. Experiência do usuário

Para criar um portal de conteúdos de sucesso, é muito importante pensar na experiência que o seu leitor terá ao frequentar o site. Isso significa pensar no web design e no mapa do site com muito cuidado. Tudo isso impacta no tempo que o seu público passa nas suas páginas.

O conteúdo também merece atenção nesse aspecto. Ele precisa ser pensado e construído de forma que seja de fácil consumo, ao mesmo tempo que entrega informação e valor ao público. Leve isso em consideração ao elaborar o tom de voz que será utilizado.

Convém também construir link buildings para levar o navegante a outras páginas, aumentando o tempo de permanência dele no site.

Ler mais: Backlinks: utilize os benefícios desta técnica para alcançar a primeira página do Google 

3. Monetização do portal de conteúdo

Transformando seu blog de notícias em um portal de conteúdo | Aspin

Um portal precisa gerar receita para se manter ativo. Isto é um fato. Por isso, busque formas de rentabilizar o seu conteúdo para que você possa continuar produzindo e entregando com qualidade.

Na Aspin Tecnologia trabalhamos com diversas ferramentas interessantes para essa função. Podemos citar como exemplo o Paywall e o Aspin Easy.

Paywall é uma ferramenta utilizada em diversas empresas de conteúdo para monetizar seu trabalho. Geralmente está associada a um sistema de assinaturas. Ou seja, o consumidor paga um valor para ter acesso ao conteúdo dentro do período vigente em contrato.

Ler mais: Pagamento recorrente via Pix: quais são as vantagens para seu serviço de comunicação? 

Sim, parece muito complexo administrar esse esquema, mas é por isso que existem ferramentas como o Easy, que é focado em auxiliar na gestão das assinaturas e suas cobranças recorrentes. A plataforma simplifica todo o processo para você, que vai operar tudo de uma interface amigável.

Como garantir boa performance de um portal de conteúdo?

Atenção às exigências tecnológicas e nos recursos que um portal tem para oferecer é crucial para o bom desempenho do seu conteúdo. Isso contempla o design responsivo – que permite que o site seja acessado no computador e em dispositivos móveis – e a velocidade de carregamento das suas páginas.

Tão importante quanto são as ações de SEO e de marketing digital, que impulsionam seu conteúdo e promovem um ranqueamento melhor de suas páginas nos mecanismos de busca na internet (como o Google).

O SEO (Searching Engine Optimization) fará com que seus conteúdos sejam entregues de forma orgânica. Mas caso seja necessário, ainda é possível realizar um investimento financeiro adicional para garantir que seu site apareça mais acima no ranking do Google e mais pessoas o acessem.

Ler mais: Otimização SEO: dicas para jogar o seu conteúdo no topo dos mecanismos de busca 

Para manter o controle sobre tudo isso, a ferramenta News, também da Aspin Tecnologia, é ideal. Apesar do nome, nem de longe suas possibilidades se restringem a jornais e sites de notícias. Ela também é excelente para quem deseja crescer e manter um portal de conteúdo.

O News te ajuda na administração de assinaturas e cobranças, além de possuir outras funções extremamente úteis para o dia a dia de um gestor de conteúdo, como: otimização de editorias, agendamento de postagens, acesso a dados estratégicos e relatórios, e muito mais!

Podemos, inclusive, fazer parte dessa transição de sucesso para o seu negócio! A Aspin Tecnologia investe pesado para oferecer a você e sua empresa o melhor apoio técnico, conhecimento de mercado e soluções tecnológicas!

Quer saber como? Fale conosco e conheça cada um de nossos produtos para agilizar e tornar mais eficiente a transformação do seu blog de notícias em um portal de conteúdo de sucesso!

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