blog de notícias

Transformando seu Blog de Notícias em um Portal de Conteúdo

O blog de notícias não morreu. Ele passa bem, obrigado, mas isso não significa que seu formato, modelo e alcance devam permanecer iguais nos últimos anos, concorda?

Manter um desenvolvimento constante do seu projeto pode agregar mais valor aos seus leitores e, até mesmo, fazer com que você ganhe mais dinheiro com ele.

Então, que tal seguir com esta leitura e aprender conosco os meios para transformar seu blog de notícias em um portal de conteúdo?

O que é um portal de conteúdo?

Um site informativo, capaz de concentrar em um só lugar notícias de assuntos variados ou, ainda, especializado em um tipo específico de conteúdo. Isso pode variar entre muitos segmentos, como aqueles com abordagens religiosas, étnicas, culturais e por nichos — esportes, política, artes etc..

Deve ter dado para perceber, inclusive, que um portal de conteúdo e o seu blog de notícias tem muito a ver com o outro, não é mesmo?

Isso é bastante verdade. Mas não toda, é claro. Afinal, o portal de conteúdo pode oferecer mais recursos, possibilidades e oportunidades de crescimento para a sua marca que vem sendo tão bem desenvolvida, com o blog de notícias, e que pode dar um salto de evolução e desenvolvimento com essa transformação.

Como montar o seu portal de conteúdo a partir do blog de notícias?

Para girar essa chave e colocar o seu blog de notícias em um novo patamar de qualidade em conteúdo, apontamos um passo a passo que pode servir de orientação. Confira!

Planejamento

Saiba o que você precisa para transformar o seu blog de notícias em um negócio. Isso significa transformá-lo em um produto capaz de agregar valor a um público-alvo, com qualidade na identidade visual e, claro, no conteúdo. Que estabeleça e mantenha um grau elevado de confiança com seus leitores.

Tenha algumas questões em mente que podem ser respondidas ao transformar seu blog de notícias:

  • Quem é o público e como é o perfil médio desse consumidor de notícias?
  • O que o seu negócio pode fazer para entregar valor agregado aos seus conteúdos?
  • Quais são os diferenciais do seu portal de conteúdo?
  • Quais são os meios de conteúdo consumidos pelo seu público ideal— áudio, texto, vídeo ou tudo misturado?

Marca

É importante também construir e consolidar a sua marca entre outros portais de conteúdo e sites de notícias. Afinal de contas, as pessoas têm que criar uma identificação e lembrar da sua marca ao considerar um portal para se atualizar.

Esse trabalho vai desde a criação de uma logomarca e outros elementos de identidade visual ao tom de voz da sua marca e os canais de comunicação usados para interagir com o público.

Nicho de mercado

Lembre-se que você pode oferecer o mesmo que muitos concorrentes —como abordar o mesmo assunto —, mas é importante construir o seu diferencial para que saibam quem é você e o que propõe o seu negócio.

Vale a pena considerar, contudo, uma segmentação para  começar seu portal de notícias. Ao focar na especialização, seu projeto tem, inicialmente, um enfoque específico para atrair, impactar e criar um relacionamento de qualidade com o seu público.

Foco na transição do blog de notícias para o portal de conteúdo

Por fim, atenção às exigências tecnológicas e nos recursos que um portal de conteúdo tem para oferecer. Isso contempla o design responsivo (para ser acessado não somente no computador, mas também em dispositivos móveis), a velocidade de carregamento das suas páginas, as ações de SEO e de marketing digital para permitir um ranqueamento melhor de suas páginas nos mecanismos de busca na internet (como o Google).

Podemos, inclusive, fazer parte dessa transição de sucesso para o seu negócio! A Aspin Tecnologia investe pesado em soluções para quem deseja colocar em prática os conceitos de jornalismo empreendedor, oferecendo apoio tecnológico, conhecimento de mercado e diversas soluções tecnológicas !

Quer saber mais a respeito? Fale conosco, e conheça cada um de nossos produtos para agilizar e tornar mais eficiente a transformação do seu blog de notícias em um portal de conteúdo profissional!

Share this Post

Deixe uma resposta