Canais do WhatsApp: como funciona? Vale a pena para empresas de comunicação?

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Como criar canais do WhatsApp? Vale a pena? | Aspin

A Meta, empresa detentora do WhatsApp desde 2014, anunciou finalmente o lançamento dos Canais do WhatsApp, um recurso que já era esperado há algum tempo pelos usuários. 

O WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil em 2023. Dados da We Are Social Meltwater mostram que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, isso equivale a 169 milhões de usuários.

A cada atualização o WhatsApp dá fortes indícios que trilha um caminho tecnológico visando se tornar um superapp.

Superapps são modelos de aplicativos que oferecem aos seus usuários diversas funções em um único lugar. O WhatsApp possui muitas semelhanças com o primeiro superapp já criado, o WeChat, disponível na China e sucesso total por lá.

Seu constante desenvolvimento indica que será possível realizar cada vez mais ações pelo app e o número de usuários tende a aumentar todos os anos.

Esse uso massivo do WhatsApp também significa uma alta demanda por novas funções, especialmente aquelas que já existem em outros apps, como é o caso dos canais WhatsApp.

A nova função do WhatsApp não é tão nova assim, ela se assemelha muito aos canais do Telegram e aos canais de transmissão do Instagram.

Os canais do Telegram existem há algum tempo e, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, em fevereiro deste ano, 61% dos usuários ativos mensais do Telegram participavam de algum canal.

Em resumo, a nova função do WhatsApp une um recurso de sucesso ao app mais usado do Brasil. Dessa forma, fica claro o potencial que os Canais do WhatsApp possuem, não é mesmo?

Por isso, desenvolvi este material para responder às principais dúvidas e ajudar na sua decisão de aderir ou não aos canais do WhatsApp. Confira:

CTA

O que são os canais do WhatsApp?

Na prática, funciona assim:

  • Os canais WhatsApp ficam na aba “Atualizações” do app e não aparecem na aba de mensagens.
  • É possível pesquisar canais do seu interesse e compartilhar links de convite para eles.
  • Os canais compartilham mensagens com seus participantes através do mesmo layout das conversas privadas e grupos. As mensagens podem ser em formato de texto, link, foto ou vídeo. Por enquanto não é possível enviar mensagens de áudio.
  • O conteúdo fica disponível no Canal por 30 dias.
  • A participação e interação através das reações é privada, ninguém tem acesso a nomes, fotos de perfil e números de telefone dos participantes.

A nova função do WhatsApp possibilita resolver alguns problemas comuns às empresas que usavam grupos e listas de transmissão para se comunicarem e informarem seus clientes. Acompanhe:

Os canais do WhatsApp criam uma espécie de “sala virtual” ou “feed de conteúdos” para a comunicação, que é unilateral, apenas o criador do canal pode enviar mensagens. Mas o participante pode respondê-las através do recurso de reação sem ser identificado.

A proposta absoluta da rede social para a nova função do WhatsApp é a privacidade. Conforme publicado no site do app: “O objetivo é criar o serviço de transmissão com o maior nível de privacidade.” 

Os canais WhatsApp ficam separados das conversas, a lista de Canais seguidos não é visível para outras pessoas e as informações pessoais tanto dos seguidores quanto dos administradores são protegidas. 

Diferença entre os canais WhatsApp e grupos

A vantagem perante os grupos são, principalmente, os recursos de segurança e privacidade supracitados. Nos grupos, dados como o número de telefone, nome e foto dos participantes ficam visíveis a todos. Além disso, grupos limitam o número de participantes, nos canais não há um limite quanto a isso.

Diferença entre os canais WhatsApp e listas de transmissão

Diferente das listas, que enviam as mensagens numa conversa privada e para apenas 256 números por transmissão, nos canais não há limite e os conteúdos não são “intrusos” para os usuários. Pois, se o usuário entrou em um canal, realmente deseja receber conteúdos e não há risco do emissor ser alvo de denúncias por spam, por exemplo.

Leia também: Conheça a jornada do consumidor e potencialize a experiência do leitor para transformá-lo em assinante

Como criar um Canal no WhatsApp?

Como criar canais do WhatsApp? Vale a pena? | Aspin

  1. Vá ao WhatsApp Web e clique no ícone dos canais (normalmente o terceiro ícone ao lado da foto).
  2. Clique nele, clique no ícone de “+” e, em seguida, “Criar canal”.
  3. Confirme “Continuar” e siga as instruções exibidas na tela.
  4. Defina um nome para terminar de criar o canal, ele pode ser alterado depois, caso necessário.
  5. É possível adicionar uma descrição e uma imagem para personalizar o canal no momento da criação e alterá-las sempre que necessário.
  6. Após inserir as informações, clique em “Criar canal”.

Para criar um canal via Android ou IOS, a diferença é que o primeiro passo é acessar a aba “Atualizações” da tela inicial.

Quem pode criar um Canal no WhatsApp?

Qualquer pessoa que tenha uma conta pessoal ou Business pode criar um canal, contudo, a nova função do WhatsApp ainda não foi disponibilizada para todos os seus usuários. 

Como empresas de comunicação podem se beneficiar dos canais WhatsApp?

Como criar canais do WhatsApp? Vale a pena? | Aspin

A nova função do WhatsApp pode atuar como uma ferramenta poderosa para empresas, pois proporciona uma relação mais direta e precisa com o seu público. Ela conecta o público de forma mais íntima ao seu conteúdo.

É quase como um feed de qualquer outra rede social. Só que nele, os usuários têm menos distrações, não há propagandas de concorrentes ou opções de links de saída a não ser os compartilhados pela empresa. 

Leia também: Guia SEO para jornalistas: ranqueie seu portal de notícias | Aspin

Isso pode ser especialmente benéfico para empresas de comunicação. Analise:

A CNN, por exemplo, conquistou um milhão de seguidores em alguns dias após o lançamento da função. O veículo compartilha as principais notícias do dia, avisos sobre coberturas ao vivo e os breaking news

Essa conquista se dá, principalmente, pelo fato de que as pessoas usam o WhatsApp o tempo todo, faz sentido para elas simplesmente trocarem de aba no próprio app para ler notícias, ao invés de abrir o navegador e acessar a página dos jornais. Surpreendente, não é?

Além dessa oportunidade dos canais WhatsApp, também é possível atrair novos seguidores utilizando as seguintes estratégias:

Link externo: é possível compartilhar o link do canal em outros sites e apps. Muitos veículos de notícias e outras empresas de comunicação já têm investido nessa estratégia. Com uma breve pesquisa, é possível analisar o que funciona e o que é dispensável para obter sucesso nesta ação.

Compartilhamento no próprio app: as pessoas podem compartilhar os conteúdos dos canais de forma privada com seus contatos ou em grupos, focando em conteúdos compartilháveis — ou simplesmente notícias relevantes — é possível obter um bom número de envios. Em cada envio, o link do canal é inserido automaticamente, quase como uma divulgação “boca a boca”.

Métricas: os canais do WhatsApp também possuem métricas importantes. Para os administradores dos canais, é possível acessar métricas sobre como as pessoas interagem com o conteúdo, como:

  • Quantas pessoas visualizaram as atualizações.
  • Como as pessoas respondem às atualizações com base nas reações enviadas.
  • Acessar o número de seguidores do canal e quantos estão na lista de contatos.

Ações de marketing: além de tudo isso, também é possível considerar o canal em ações de marketing, de forma que mensurem sua efetividade, como: oferecer uma promoção exclusiva no canal, levar a uma página de captura de lead, levar a uma página específica do seu site e analisar o aumento de visitas, etc.

Como utilizar outras funções do WhatsApp a seu favor?

Interagir com seus clientes por meio da plataforma é uma ótima maneira de estreitar e humanizar o relacionamento. Esta ação pode ser desafiadora, mas não precisa ser difícil.

A Aspin pode ajudar nessa importante missão ao integrar o SCAP ao WhatsApp. O SCAP é reconhecido como o ERP ideal para empresas de comunicação por possuir mais de 40 módulos integrados que permitem centralizar grande parte da gestão e comunicação da empresa.

É possível manter um atendimento de alto nível através da automatização de diversas demandas e ações pelo WhatsApp, como atendimento, engajamento, entrega de serviços e outras atividades. Tudo isso com disponibilidade 24/7 para o cliente, sem a necessidade de um operador. 

Leia mais: SCAP e integração WhatsApp: otimize a UX do seu cliente | Aspin 

As integrações disponíveis incluem assinantes, bancas, clube/cartão assinante e cobrança de clientes.

Conheça tudo que a Aspin pode fazer pela sua empresa, solicite uma demonstração e explore as diversas oportunidades que ele oferece:

CTA

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mercado de comunicação brasileiro