Por que os leitores estão pagando por conteúdo?

Rafael Petermann

Rafael Petermann

Cada vez mais a tendência de pagar por notícias está se confirmando no mercado de comunicação. Alguns dos motivos que estão levando o leitor a pagar para por conteúdo é o aumento da preocupação do leitor em consumir informações verídicas, reforçado pelo Facebook que agora está mais rígido em relação às publicações, além de estar trabalhando ao lado de grandes empresas para entregar informação responsável e de qualidade nas redes sociais. Outra percepção importante é o aumento do número de portais que estão usando Paywall para monetizar conteúdo. Os editores também estão mais envolvidos na entrega de conteúdo, disponibilizando reportagens detalhadas e de alta qualidade gerando ainda mais valor para portais de notícias.

Confira alguns motivos que estão levando os leitores a pagarem por conteúdo:

Reportagens detalhadas e de alta qualidade

A preocupação dos editores em investigar as informações, ir atrás de detalhes, fotos e reportagens exclusivas estão fazendo a diferença. Quanto melhor o nível de entrega de conteúdo e credibilidade mais o leitor investe e se envolve. Jornais que estão entregando conteúdo nesse formato estão atraindo mais assinaturas e investimento em publicidade. “O caminho é investir na exclusividade do conteúdo e na credibilidade” — afirmou Louis Dreyfus, diretor-executivo do “Le Monde” no seminário “O Futuro dos Jornais” promovido pelo jornal “La Stampa”, em comemoração aos 150 anos de sua fundação na semana passada.

Publicações independentes

Portais de conteúdo independentes estão surgindo no ambiente digital entregando informações sem censura e em todos os canais. Um exemplo recente é de Cuba, onde apenas cerca de um quarto da população tem acesso à internet. O El Diario de Cuba, planejado e desenvolvido na Espanha pelo consultor de mídia espanhol Prodigioso Volcán. A estratégia de negócio é atender tanto à população da ilha, quanto os cubanos que vivem no exterior, com a esperança de que, no futuro, a informação flua mais livremente.

Credibilidade

Você já percebeu quantas notícias falsas surgem na internet? O leitor, principalmente o público jovem está preocupado com a verdade e a transparência das informações, alguns portais de conteúdo como o G1 por exemplo, já estão alertando a população com seções de fact-checking (checagem de fatos) tendo como objetivo conferir informações e dados políticos, de personalidades públicas e atestar a veracidade dos fatos e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Quanto mais transparência e veracidade nas informações mais o leitor se compromete, se envolve e investe nesses veículos.

Material segmentado de acordo com o perfil da audiência

Leitores com um nível de aquisição alta, que levam uma vida corrida e precisam estar antenados aos acontecimentos de um determinado mercado ou nicho estão mais propensos a pagar por notícias pois precisam de conteúdo especializado e de alta qualidade por motivos profissionais.

A tendência é que cada vez mais a população pague por conteúdo, porém apenas os que oferecem credibilidade e conteúdo de qualidade irão se manter no mercado.

Se você está precisando monetizar o conteúdo do seu portal, entre em contato conosco. Além de ferramentas para monetização oferecemos consultoria que envolve o estudo de sua audiência atual e do seu portal.

Saiba mais sobre monetização de conteúdo em nossos artigos:

Paywall flexível retém mais usuários

Paywall: o futuro da sua publicação passa por aqui

7 dicas para aumentar a rentabilidade do seu conteúdo

Fontes consultadas: Jornal O Globo e portal Monetização.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mercado de comunicação brasileiro