Como Engajar Audiência: o Poder do Conteúdo de Qualidade

Jancler Capellete

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Engajar Audiência

Engajar audiência é um desafio constante para quem tem um site de notícias ou portal de conteúdo. Afinal de contas, não se trata apenas de entender das técnicas e tecnologias para atrair leads qualificados para o seu portal, mas de encantar e gerar identificação também.

Pois são esses fatores que vão fazer o leitor acessar o seu site novamente e nas futuras oportunidades que estiver à procura de um conteúdo atraente, informativo e que resolva as suas dúvidas.

Para ajudar, neste post vamos explorar algumas boas práticas que podem fazer toda a diferença para engajar a audiência. Acompanhe-nos e inspire-se nas nossas ideias!

Analise o perfil do seu público-alvo

Desde antes da internet, essa dica era difundida e implementada em qualquer ambiente que ganhasse — ou não — dinheiro com notícias. Pois é fundamental a importância em saber quem está lendo as palavras escritas por você e pelos seus colaboradores.

Isso gera interesse, familiaridade, identificação e tem o poder de retenção. E ao conhecer a fundo esse perfil médio de leitores, o seu conteúdo é melhor direcionado tanto para responder às dúvidas do seu público quanto para construir uma relação.

Imagine o quanto isso é valioso para a construção da sua marca? Que alguém leia um conteúdo compartilhado na internet e esse leitor perceba, de imediato, que é de autoria da sua empresa? Engajar audiência tem muito disso: saber quem é o seu leitor.

Faça um experimento e procure investigar:

  • Dados demográficos do seu público, como gênero, idade, profissão e informações relativas ao estilo de vida dele;
  • Comportamento on-line, como o horário em que mais acessa a internet, o dispositivo usado e o tipo de conteúdo que atualmente consome e que deseja consumir;
  • Problemas que fazem a sua audiência em potencial procurar pelo seu portal de conteúdo.

Um conteúdo de qualidade, somado ao conhecimento do público-alvo, vai aumentar os números de engajamento exponencialmente.

Foque sempre em relevância

Já se deparou com um assunto de interesse público, a princípio, mas que é tão explorado midiaticamente que chega a perder a relevância para muita gente?

Pois é, o seu leitor já deve ter passado por isso. E ele não tem tempo a perder. Se o seu portal de conteúdo compreende isso, vai engajar audiência somente com a produção de artigos relevantes.

E o que seria relevância? Artigos de interesse do seu leitor, com uma abordagem completa e atrativa do assunto e capaz de gerar debate e compartilhamentos na internet.

Fazer o “mais do mesmo” até pode atrair leitores, mas dificilmente vai engajar audiência em médio e longo prazo.

Produza conteúdo segmentado

Uma das maneiras mais impactantes e precisas para engajar audiência e ter relevância é a segmentação de conteúdo. Trata-se da especialização em um assunto específico, saindo do lugar-comum de ser um portal de conteúdo que fala um pouco a respeito de tudo.

Ao falar bastante sobre um tema em particular, a sua marca constrói uma reputação — autoridade no assunto — de especialista. Isso atrai e retém um público que, de fato, demonstra interesse no assunto em questão.

E, a partir daí, basta seguir a cartilha de conhecer cada vez mais a sua audiência para estar sempre atendendo a demanda versátil e exigente dos leitores atuais.

Quer saber por onde começar a revolucionar a sua marca? Entre em contato, fale com um de nossos especialistas e conheça todas as soluções da Aspin!

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