8 estratégias para aumentar o engajamento do seu conteúdo pós mudança de algoritmo do Facebook

Rafael Petermann

Rafael Petermann

Desde janeiro de 2018 o Facebook formalizou a mudança de algoritmo da rede, que passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal diminuindo assim a visibilidade do jornalismo profissional na timeline dos usuários.

Com a queda do alcance das páginas, em janeiro o volume total de interações (compartilhamentos, comentário e curtidas) obtido pelas 10 maiores páginas de mídia brasileiras no Facebook caiu 32% em comparação com o mesmo mês no ano de 2017. Com essa queda, a rede social também perdeu espaço, de acordo com a empresa de pesquisa e análise de audiência digital Parse.ly, a participação da rede social nos acessos externos caiu 39% em janeiro do ano passado para 24% em dezembro. Esse espaço está sendo ocupado pelos buscadores, principalmente o Google que neste mesmo período avançou de 34% para 45%.

Esse novo cenário, pode ser transformado em oportunidades realmente eficazes para as empresas de mídia. Com os diversos posicionamentos do Facebook e o esforço dos publishers em distribuir o conteúdo na rede social o posicionamento de marca do Facebook acabou ficando enfraquecido e chama a atenção dos publishers para o fato de que não é possível construir um negócio baseado em um algoritmo que está em constantes mudanças e atualizações e que os mesmos não podem ficar à mercê das mudanças da rede social.

“As notícias transformaram-se em um pesadelo de relações públicas para o Facebook”, afirmou o jornalista Frederic Filloux, editor do site Monday Note.

Ao mesmo tempo, o Facebook, depois de apostar no envolvimento da mídia, mostrou-se desinteressado pois as notícias, nem sempre positivas, não seguem a política da rede social, demonstrando-se assim inapto para lidar com a distribuição de conteúdo jornalístico e talvez, isso esteja nas mãos dos publishers a partir de agora, mostrar que o um conteúdo de qualidade e desenvolvido em equipe, não perderá a sua relevância diante da demonstração de vulnerabilidade da rede.

Segundo a interpretação do CEO da Bloomberg Media, Justin Smith, ao contrário da mídia, uma indústria mais saudável que recompensa lealdade, marcas fortes e modelos de negócios sólidos, “Este movimento pode ser interpretado como uma das primeiras fissuras na fachada do duopólio [Facebook-Google]” a ainda acrescentou que “Este desenvolvimento é muito bom para toda a mídia a longo prazo”.

A verba, equipe e custos que antes eram destinados ao Facebook podem agora se concentrar no desenvolvimento daquilo que afeta diretamente a atividade das empresas de comunicação: encontrar, reter e converter leitores.

Analisando esse novo movimento do mercado, selecionamos 8 estratégias focadas na distribuição e engajamento de conteúdo para que sua empresa possa colocar em prática. Veja abaixo:

1 –  Melhore sua newsletter – Segundo a plataforma de envio de e-mail mailchimp a indústria de mídia tem uma taxa de abertura de 22% média mundial considerada razoável tanto em empresas de grande até pequeno porte ou seja, é um canal direto com assinantes e usuários que fazem login social através do Facebook no seu site por exemplo (degustação do modelo Paywall poroso). Veja mais sobre newsletter neste artigo do nosso blog: Newsletter: a nova aposta para portais de conteúdo.

2 – Insira Landing Pages no seu portal– Insira uma página de conversão no seu site perguntando se ele deseja receber as notícias no seu e-mail, você deve ter um Call to Action (chamada para ação) chamativo e colorido, como por exemplo: “Quer tal receber as últimas notícias da região diretamente no seu e-mail? ”. Colete os principais dados de contato do usuário como nome, e-mail e celular/whatsapp para converter esses dados em novos clientes;

3 – Ative o Push de notificações – Através de notificações push sua empresa terá uma interação mais direta, fidelizando clientes, podendo lembrar os mesmos sobre seus produtos, últimas notícias e matérias em destaque sempre que for conveniente;

4 – Invista em Aplicativo – O aplicativo e aumenta a distribuição da sua publicação atraindo um maior volume de usuários para que consumam o conteúdo em qualquer lugar do mundo com facilidade. Além disso, facilita o acesso ao conteúdo para os assinantes e também possibilita o compartilhamento nas redes socais, aumentando considerável de audiência e engajamento online do seu negócio;

5 – Invista em Chatbots – implante no seu portal, messenger ou via whatsapp essa ferramenta de inteligência artificial, o chatbot (robô de conversação) pode auxiliar sua empresa oferecendo conteúdo aos leitores para que eles possam definir o que querem ler, é uma plataforma que se adapta de acordo com a interação com os usuários.

6 – Incentive o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais – insira a opção de compartilhamento de conteúdo no seu portal e aplicativo para uma distribuição orgânica. Algumas chamadas podem ser usadas para incentivar o compartilhamento, por exemplo: “Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais”, “Compartilhe com seus amigos essa novidade/matéria nas suas redes sociais”…

7 – Diversifique os produtos – crie editoriais segmentados focados nos interesses da sua audiência ou para uma data comemorativa específica como por exemplo, Dia da Mulher, guias especializadas, eventos, palestras, prêmios, anuários, oferecendo uma variedade de formatos de conteúdo patrocinados.

8 – Teste novos canais para engajar leitores –  invista no Twitter para distribuir conteúdo, crie conteúdos voltados ao estilo de vida dos seus leitores para um compartilhamento orgânico, redesenhe a estratégia publicitária de distribuição,  utilizando banners, anúncios comerciais fixos, faça permutas com seus clientes trocando um determinado valor por espaços publicitários no site deles, peça sua equipe de reportagem perguntar nas ruas o que os leitores desejam ler no seu jornal, esteja presente de forma institucional em eventos locais pois são uma ótima oportunidade de networking e de criar ações de marketing impactantes.

Chegou o momento da indústria de mídia seja grande, pequena ou média olhar com outros olhos para os problemas, pensar e executar novas formas de aumentar seu público de leitores.

Precisando de ajuda para enfrentar esse desafio? Nossas plataformas podem ajudar sua empresa nesse momento, conheça melhor algumas abaixo:

Aspin News

Chatbots

Curadoria da Audiência

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se no nosso blog e receba diretamente no seu e-mail os próximos posts:

[contact-form-7 id=”681″ title=”Receba os posts do blog em seu email”]

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mercado de comunicação brasileiro