Conforme havíamos divulgado anteriormente, o Facebook lançou o programa de Auxílio Covid-19 aos Jornais latino-americanos, com o apoio do ICFJ (INTERNATIONAL CENTER FOR JOURNALISTS – https://www.icfj.org). Com o objetivo de conceder um total de até U$ 1.500.000 em bolas, o programa visa oferecer assistência financeira na forma de um pagamento único que varia de U$ 10.000 a U$ 40.000 para empresas de notícias selecionadas e que cumpram um papel crítico para as comunidades afetadas pela COVID-19.
O Facebook aceitou inscrições para o programa no período de 5 de maio de 2020 e 26 de maio de 2020. A relação dos selecionados foi divulgada hoje, dia 2 de julho de 2020. Conforme comunicado, o Facebook informa:
“Os projetos são de veículos nacionais, nativos digitais e também veículos de comunidades. O fundo os apoiará no desenvolvimento de novos formatos multimídia, investimentos em equipamentos e aprimoramento de produtos digitais para desenvolver modelos de negócios focado em receita de leitores. Em um momento em que as pessoas buscam informações de qualidade sobre a pandemia, o objetivo do programa é apoiar organizações de notícias da América Latina a investir em tecnologia, em conteúdos inovadores e em uma transformação digital de seus negócios de longo prazo.”
Abaixo, a relação das organizações brasileiras selecionadas.
- Agência Pública
- Alma Preta
- Empresa Jornalística O Povo S/A
- Folha de S.Paulo
- Gazeta do Povo
- Metro Jornal S.A.
- NSC Total
- Nexo Jornal
- Nós, mulheres da periferia (We, women from outskirts)
- Rede Gazeta
- S.A. O Estado de S. Paulo
- S/A Estado de Minas
- TV e Rádio Jornal do Commercio Ltda
- UOL