Os desafios do profissional de mídia

Rafael Petermann

Rafael Petermann

Já passou o tempo em que o profissional de mídia planejava estrategicamente inserções em tv, rádio e mídia impressa hoje em dia, a realidade é outra, o profissional de mídia precisa analisar também estratégias com foco no digital. Em recente pesquisa realizada pela empresa Emarketer especializada em pesquisas sobre o mercado digital foi apontado que os os investimentos em TV nos EUA serão de US$ 77,37 bilhões (35,8% de todo o investimento em mídia disponível para o ano). Enquanto isso, a verba destinada ao digital será de US$ 72 bilhões (38,4% do investimento de mídia disponível para o ano). O que percebemos é uma projeção mundial para nos próximos anos o investimento no meio digital será muito maior do que em outras mídias como TV por exemplo. O profissional de mídia que não estiver preparado para desenvolver estratégias online certamente perderá espaço no mercado.

Selecionamos os principais desafios para esses profissionais, confira:

Mídia programática

A mídia programática é uma maneira programada de comprar e vender mídia através de uma ferramenta. O processo automatizado elimina alguns fatores que dão morosidade ao negócio, como negociação humana entre anunciante e publisher, inclusões manuais de anúncios e outros. A principal forma de compra e venda do inventário se dá por meio de um sistema de leilão, em que o anunciante que der o maior lance conseguirá o espaço. Nesse caso cabe ao profissional de mídia dar o direcionamento correto sobre target, consumo, perfil do cliente e demais informações que estejam de acordo com o que o cliente quer atingir.

Análise de dados

O modelo de mídia kit está mudando e hoje informações sobre audiência de portais, acessos, perfis e comportamentos dos usuários online são muito dados essenciais para executar uma campanha no ambiente digital. O profissional terá que entender de Big Data e de plataformas consolidadas no mercado para entregar um resultado eficiente e com credibilidade de dados.

Atualizações do Facebook

A plataforma Facebook está em constante atualizações e onde boa parte das marcas investem publicidade, o profissional de mídia precisa estar atento às funcionalidades e novidades do Facebook. Ter conhecimento sobre a plataforma de anúncios e oferecer campanhas rentáveis aos clientes demonstrando o alcance, perfil e segmentações assertivas assim como saber analisar relatórios já fazem parte da rotina da rotina de um profissional atento e atualizado.

Serviços de streaming 

Serviços de streaming como como Spotify já possuem modelos de anúncios, seja com spots ou playlists exclusivas, estar atento a esses novos formatos de anúncios e saber valores é necessário.

Esses são apenas alguns desafios desse profissional que está sempre presente na rotina de quem trabalha na área de comunicação.

 

 

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