Mídia Programática para Jornais Digitais

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Mídia Programática

Espaços publicitários nas mídias — impressa, televisiva, em rádio ou na internet — sempre existiram. E a mídia programática é mais uma possibilidade, mostrando que é possível gerar renda para o seu site de notícias ou blog sem interferir na experiência dos usuários.

Em 2018, por exemplo, a movimentação financeira em mídia programática chegou a R$ 16 bilhões.

Vamos ver, então, os motivos pelos quais você deveria conhecer e implementar a mídia programática no seu portal de conteúdo? Basta acompanhar a leitura deste artigo!

O que é a Mídia Programática?

A mídia programática é uma forma de compra de mídia, onde toda a operação é automatizada e o grande trunfo desse modelo de negócios é seu elevado poder de personalização. Esse processo é realizado por duas plataformas integradas que realizam leilões em tempo real, conectando quem quer publicar o anúncio com portais que tem espaços disponíveis.

Um grande diferencial desse modelo é a personalização. Isso porque, o anúncio mostrado ao usuário não é, necessariamente, o mesmo apresentado para outro. A mídia programática é um sistema adaptável aos hábitos de consumo de cada indivíduo. Daí a sua eficácia.

Para as marcas — e para o seu site de notícias —, isso se reflete em uma experiência mais agradável para os consumidores. E com esse poder de segmentação, você aumenta as chances de encaminhar o anúncio certo, para a pessoa certa e na hora certa.

Quais são as Boas Práticas para Valorizar o Uso de Mídia Programática?

Além de montar uma relação de confiança com a sua audiência, a mídia programática é uma boa forma de gerar dinheiro com notícias para o seu empreendimento.

Contudo, esses benefícios só podem ser alcançados — e continuamente aprimorados — por meio de algumas boas práticas. Veja, a seguir, quais são!

Posicionamento Estratégico dos Banners

A mídia programática atua como um meio de anúncios espalhados pelo seu site. Contudo, é importante priorizar a experiência do usuário para que toda a publicidade não prejudique a experiência de navegação e leitura dos seus assinantes, principalmente.

Do contrário, o efeito desejado pode ser o oposto, espantando os seus leitores por conta da má distribuição (ou do excesso) de anúncios em suas páginas.

Formato dos Anúncios em seu Site

Explore a diversidade de formato nos anúncios. Afinal de contas, não existem apenas os banners para inspirar os cliques dos seus leitores na publicidade gerada pela mídia programática.

Testes são fundamentais, nesse sentido, para entender os hábitos e preferências do seu público-alvo. Sempre monitore os resultados para compreender como foi o engajamento com cada tipo de anúncio e modifique conforme necessário. Isso contribui com bons resultados para a sua empresa e para sua audiência.

Conteúdo de Qualidade

Lembre-se que o DNA da sua marca é a produção de um conteúdo de qualidade. Isso significa que o protagonismo de suas páginas deve permanecer conforme a entrega de valor para o seu público-alvo.

É isso que vai atrair mais leitores e fidelizá-los. O clique nos seus anúncios deve ser secundário, e naturalmente maior à medida que a sua audiência cresce em decorrência dos seus conteúdos de qualidade.

Estratégia de SEO

Vale mencionar a importância do SEO, tanto para atrair novos usuários até as suas páginas, quanto por conta do aumento de cliques nos anúncios de mídia programática. Isso pode ser um diferencial e tanto que vai, gradualmente, explorar os diferenciais de sua marca e também distanciá-la da concorrência que ainda pode estar longe de começar a investir nesse tipo de solução.Experimente, inclusive, contar com o auxílio de soluções tecnológicas que entendem de mídia programática e podem qualificar e profissionalizar ainda mais o seu negócio. Como é o caso da plataforma AspinNews, um conjunto de soluções de software com foco em publicação digital, conteúdo e monetização. Entre em contato conosco!

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