Jornalismo Multimídia: a Reinvenção da Notícia

Foto de Jancler Capellete

Jancler Capellete

Jornalismo Multimídia

Portais de notícias estão, hoje em dia, diante de uma nova revolução na maneira de se comunicar com sua audiência. É o impacto direto da transformação digital, que fortaleceu ainda mais o jornalismo multimídia.

Afinal de contas, usamos soluções digitais muito mais do que a mídia impressa tradicional. E isso impacta diretamente na forma com a qual os veículos de comunicação se relacionam com o seu público-alvo.

Veja aqui, então, o que é a nova cara do jornalismo e como você deve implementar essa revolução na sua marca!

O que é o Jornalismo Multimídia?

Esse tempo já foi áureo, e ainda existe, mas se tornou menos conveniente desde o advento tecnológico e digital: a época em que as pessoas acessavam diferentes mídias para obter acesso a diferentes tipos de conteúdo.

As qualidades do rádio, os diferenciais da televisão, a mídia impressa e a sua abrangência de particularidades… Com o jornalismo multimídia, contudo, foi possível reunir isso tudo em um só lugar.

Hoje, portais de notícias têm a opinião dos colunistas, a voz dos radialistas em podcasts, vídeos de qualidade, mídias ilustrativas (e interativas) e ainda pode se expressar e dialogar com outros visitantes do portal — basta ir às redes sociais desse veículo de comunicação.

Não é à toa que a mídia precisou se reinventar no contexto da Era Digital. O jornalismo multimídia é uma resposta à altura, inclusive.

Qual é a Importância do Jornalismo Multimídia?

O mundo inteiro está conectado, atualmente. Isso, por si só, já deveria inspirar os empreendedores a fazerem essa transição para o jornalismo multimídia.

Mas existem outros motivos para isso, e que podem causar impactos significativos no crescimento de um portal de notícias.

Por exemplo: os espaços publicitários são personalizáveis para que cada empresa anunciante receba a visita de verdadeiros clientes em potencial. Ou seja, o perfil médio de cada anunciante tem mais chances de ver um anúncio do seu interesse ao acessar um portal de notícias.

Complementarmente, cabe a esse portal estar inteiramente alinhado às melhores práticas do jornalismo multimídia. Entre elas, podemos destacar:

  • Adaptação a um estilo de conteúdo pensado para as mídias digitais;
  • Alinhamento com a forma de consumir conteúdo da sua audiência;
  • Procura por profissionais que entendam as mudanças do mercado, e saibam aplicá-las à sua própria bagagem profissional;
  • Ter tecnologias responsivas e que auxiliem, continuamente, no desenvolvimento do seu portal e jornalismo multimídia.

A transição para esse modelo que chegou para ficar é necessária. As mídias convencionais não “morreram”, é verdade, mas é visível o quanto a presença digital assumiu o protagonismo na sociedade do século 21.

E para você que está em busca de uma orientação próxima e completa para transformar em jornalismo multimídia o seu negócio, conheça a AspinNews — a plataforma da Aspin —, que proporciona toda a estrutura para que um portal de notícias necessita para produzir um conteúdo qualificado e em constante evolução com o que é (e ainda será) o jornalismo multimídia.

Quer saber mais a respeito? Fale com um de nossos especialistas!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mercado de comunicação brasileiro