Chegou a Hora do Jornalismo Empreendedor

Jancler Capellete

Jancler Capellete

Jornalismo Empreendedor

Hoje em dia, o jornalista não corre apenas atrás de furos, de fatos bombásticos para veicular. Ele está em busca do seu próprio espaço, de oportunidades para mostrar o seu trabalho. E graças às novas tecnologias e a relação do consumidor com diversos canais de comunicação simultâneos, o jornalismo empreender é uma realidade possível.

É cada vez mais comum encontrar profissionais individuais aprendendo como ganhar dinheiro com notícias.

Quer ver como desenvolver essa cultura de oportunidades comerciais por meio do jornalismo empreendedor? Siga com a leitura deste post!

O Mercado está se Adaptando

Ao mesmo tempo em que a tecnologia iniciou uma migração do impresso para o digital, provocando uma crise nas grandes corporações de mídia e redações tradicionais, ela oportunizou que vozes independentes pudessem ser ouvidas, que jornais e revistas nichados tivessem vez no mercado. Essa partição do “bolo monetário” democratiza o jornalismo e dá chance para que pequenos veículos de comunicação consigam se viabilizar através das muitas formas de monetização existentes no digital.

O público, ao contrário do que se acreditava no início do século, não está consumindo menos conteúdo, mas sim buscando a informação que mais o interessa, acessando informações segmentadas, lendo e ouvindo quem fala sobre suas preferências.

E as instituições de ensino já estão atentas ao jornalismo empreendedor. Prova disso são as adequações dos currículos acadêmicos nos cursos de Jornalismo, para atender a essa demanda crescente.

Se o jornalismo empreendedor é uma realidade acessível para os profissionais do setor, é hora de entender como colocar essa tendência na prática em sua carreira. Confira nossas dicas, a seguir!

Entenda seu Público

Desenvolva um site, um blog, uma página no Facebook ou um canal no Youtube, abordando os assuntos de seu interesse, e a partir disso aprenda a atrair e nutrir consumidores interessados no seu conteúdo.

Lembrando que você precisa entender o seu público, seja através de um recorte social, demográfico ou de interesse, é preciso conversar com o leitor, entregar o que ele quer consumir.

Procure por Fontes de Receitas Diversificadas

Nossa experiência no mercado do jornalismo empreendedor mostra que é possível tornar seu negócio rentável de muitas formas, por exemplo:

  • Através de assinaturas, com pagamento recorrente;
  • Por meio do Paywall, dando uma demonstração de seu conteúdo e cobrando pelo acesso completo;
  • Através de investidores privados;
  • Com doações dos seus leitores, em plataformas de crowdfunding;
  • Conteúdo patrocinado, onde empresas pagam para você produzir conteúdo específico;
  • Mídia programática, com venda de espaço em seu portal para plataformas de automação de anúncios;
  • Inventário Digital, onde você comercializa em sua cidade e região com parceiros estratégicos.

Essas são formas de viabilizar o trabalho do jornalismo empreendedor, além de construir uma base fiel de usuários para o serviço que você está prestando.

Crie Conteúdos Originais e em Diferentes Formatos

Por fim, experimente diversificar os meios de dialogar com o seu público-alvo.

Vídeos estão em alta, por exemplo, assim como podcasts, newsletter e as redes sociais, que continuam sendo ferramentas poderosas para alcançar um público maior e interessado nos assuntos que você aborda.

É fundamental, contudo, que você entenda profundamente o perfil dos seus leitores. Não adianta focar naquilo que seu leitor-alvo não acessa e não enxerga valor.

Se você, jornalista, está pensando em empreender, conheça nossa solução AspinNews. Nós podemos colocar em prática o seu jornalismo empreendedor, aliando tecnologia de ponta e profundo conhecimento do mercado.

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